Mundo Animal

Animais que voam – 10 bichos que talvez você não conhecia

Ao falar em animais voadores logo pensamos em pássaros, insetos e até mesmo o morcego. Mas existem outros bichos que podem se deslocar pelo ar.

O mundo está cheio de animais incríveis como por exemplo os animais que voam, mas não são propriamente aves. Ou seja, esses animais voadores podem não ter asas como os pássaros, mas suas estruturas aerodinâmicas fornecem a habilidade de voar ou planar.

Para esclarecer, o voo real é quando os animais podem se mover pelo ar sem propulsão e por um longo período de tempo. Por este motivo, para um animal voar, ele precisa ter asas. Portanto, animais que podem voar efetivamente, podem controlar sua direção, velocidade e altura conforme se movimentam no ar.

Por outro lado, há alguns animais que não são dotados de asas, mas ainda podem se deslocar pelo ar. Ou seja, é como voar, mas eles têm menos controle e a maioria não pode ir muito longe. Além disso, eles usam outras partes de seus corpos para ajudá-los a planar. Confira abaixo que animais são esses.

10 animais que voam, mas não têm asas

1. Aranha voadora

10 animais que voam que provavelmente você não conhecia
Fonte: Pinterest

Pode ser o pior pesadelo de todo aracnófobo, mas algumas aranhas são capazes de voar. Ao contrário de outros animais voadores, no entanto, as aranhas têm habilidades aéreas porque as tecem com sua seda. Contudo, uma espécie em particular descoberta na Floresta Amazônica, chamou atenção de pesquisadores. Desse modo, as aranhas da espécie Selenops, também apelidadas de “flatties” por causa de seus corpos planos, usam suas pernas estendidas para “manobrar” sua descida em troncos de árvores sem usar nenhum tipo de apoio, como a seda, por exemplo.

2. Arraias voadoras

Fonte: Pinterest

Mais um habitante do mar que podem dar belos saltos usando o ar a seu favor. Essas arraias voadoras possuem corpos delgados e barbatanas peitorais em forma de asa. Como resultado, podem atingir alturas de mais de dois metros, antes de retornar à água.

3. Cobras planadoras

Fonte: Pinterest

Algumas cobras desenvolveram a capacidade de se achatar, essencialmente transformando seus corpos em uma asa côncava. A aerodinâmica de seu movimento de deslizamento permite que alguns, como a cobra das árvores do paraíso, planem distâncias até 10 metros. Sua habilidade de voar é tão única que atraiu o interesse de cientistas que querem entender o papel da ondulação nas cobras voadoras.

Continua após a publicidade

4. Colugos ou lêmures voadores

10 animais que voam que provavelmente você não conhecia
Fonte: Pinterest

Os colugos às vezes são chamados de lêmures voadores, contudo em vez de voar, eles planam. Portanto, os únicos mamíferos com capacidade de voar são os morcegos. Os colugos podem ser encontrados deslizando por entre as árvores no sudeste da Ásia e no sul das Filipinas. Ademais, eles possuem uma membrana coberta de pele que os permite se deslocar por até 100 m entre as árvores. Eles são noturnos e ficam pendurados de cabeça para baixo após se alimentarem.

5. Esquilo voador

Fonte: Pinterest

Ao menos três espécies de esquilos voadores são encontrados na América do Norte: o esquilo voador do norte, o esquilo voador do sul e o esquilo voador de Humboldt. Todos desenvolveram membranas peludas que se estendem dos pulsos aos tornozelos, permitindo-lhes uma habilidade maior para deslizar no ar.

6. Formigas planadoras

As formigas planadoras são os únicos insetos sem asas conhecidos e foram observadas pela primeira vez no Peru. A equipe de pesquisadores descobriu que, ao contrário dos esquilos voadores que podem planar horizontalmente por longas distâncias, as formigas caem a uma velocidade relativamente alta, cerca de 4 metros por segundo e se aproximam da árvore em um ângulo íngreme.

7. Lagarto dragão voador

Fonte: Pinterest

Lagartos dragão fazem um uso incomum de suas costelas. Em vez de usá-los para proteger seu tronco, esses répteis arbóreos abrem suas costelas como asas. Além disso, estes animais que voam normalmente usam sua habilidade de voar para saltar de árvore em árvore em seu habitat na floresta para caçar alimentos. Todavia, outras espécies de lagartos, incluindo várias espécies de lagartixas, desenvolveram retalhos de pele extras ao longo de suas caudas, cabeças, torsos, dedos dos pés e membros que também permitem que eles deslizem.

8. Lula voadora

Fonte: Pinterest

A Lula-de-humboldt é uma lula gigante que voa. Esta criatura do fundo do mar pode ser encontrada nos oceanos. As Lulas-de-humboldt são conhecidas por se atirarem para fora da água na tentativa de escapar de predadores. Por conseguinte, esse animal tem alguns outros truques: ele pode usar seus tentáculos para se camuflar misturando-se ao ambiente, e ainda para esguichar tinta limitando a visibilidade de outras criaturas.

Continua após a publicidade

9. Peixe

Fonte: Pinterest

Existem mais de 60 espécies de peixes que voam da família Exocoetidae. Aliás, esses peixes incríveis desenvolveram a habilidade de pular fora da água e deslizar pelo ar para fugir de predadores subaquáticos. Surpreendentemente, a distância máxima que um peixe voador pode saltar é de 200 metros.

10. Sapo

10 animais planadores que provavelmente você não conhecia
Fonte: Pinterest

Por fim, algumas espécies de sapos são capazes de fazer manobras aéreas impressionantes, até mesmo como curvas inclinadas. Dessa forma, eles adaptaram essas habilidades graças às membranas dos dedos dos pés alargadas, que podem agir como paraquedas ou asas quando o sapo abre seus membros após um salto.

Então, gostou do artigo? Se quiser conhecer outros animais leia também: Aves que não voam – Características e habilidades das espécies ratitas

Fonte: Perito Animal

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você