Anosmia é o termo médico para à perda do olfato. Desse modo, as sensações do paladar e do olfato estão relacionadas, e portanto, muitos distúrbios do olfato também estão associados a uma diminuição do paladar.
Além disso, a anosmia pode ser temporária, como ocorre com algumas infecções, ou permanente. Assim, a irritação das membranas mucosas do nariz causada pelo fumo, inalação de poluentes ou toxinas ou por infecções pode afetar a capacidade de perceber odores. Às vezes, ter um resfriado, sinusite ou gripe pode resultar em uma diminuição na capacidade de sentir cheiros.
Ademais, em casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) também foi relatado sintomas associados à perda do olfato.
Diferenças entre anosmia e hiposmia
Anosmia e hiposmia são muito semelhantes pelo fato de ambas afetarem o olfato, todavia elas são um pouco diferentes. Para esclarecer, quem tem anosmia, experimenta uma perda completa do olfato, ao passo que com a hiposmia o paciente experimenta uma redução do olfato.
Então, o olfato reduzido caracteriza hiposmia, não anosmia, mas as causas e os tratamentos são os mesmos.
Causas de perda de olfato
As principais causas de anosmia, incluem:
- Sinusite ou doença nasal
- Trauma na cabeça ou nariz
- Infecções virais
- Condições genéticas
- Doenças do sistema nervoso (Parkinson, Alzheimer)
- Epilepsia
- Diabetes
- Uso de drogas recreativas, como cocaína
- Alergias
- Infecção por SARS -Cov-2 (COVID-19)
- Infecções Sinusais
- Tabagismo
- Procedimentos cirúrgicos na área de cabeça/pescoço, incluindo cirurgia cerebral
Sintomas de Anosmia
Obviamente o principal sintoma é a perda do olfato. No entanto, também é possível experimentar uma mudança no gosto das coisas quando se tem anosmia. Isso acontece porque os nossos sentidos de paladar e olfato estão intimamente ligados, então a perda de um pode causar problemas com o outro, como lido no início.
Tratamento
Para tratar anosmia podem ser prescritos esteroides orais/nasais, sprays nasais ou antibióticos para tratar qualquer infecção. Contudo, se os métodos convencionais não forem bem-sucedidos, o médico pode recomendar uma intervenção cirúrgica, como:
- Polipose Nasal
- Septoplastia
- Cirurgia endoscópica funcional dos seios paranasais
- Sinuplastia com balão
Anosmia e Covid-19
Pesquisadores descobriram que a maioria dos pacientes com Covid-19 apresenta algum nível de anosmia, que geralmente é temporário, de acordo com os estudos.
Desse modo, pacientes infectados pelo coronavírus têm 27 vezes mais probabilidade de ter perda do olfato do que aqueles sem a doença, além de 2,6 vezes mais chances de ter febre, tosse ou dificuldade respiratória, conforme os especialistas.
Alguns estudos também sugeriram que a anosmia em Covid-19 difere de quando a condição é causada por outras infecções virais, incluindo outros tipos de coronavírus. Assim, pacientes com essa doença normalmente recuperam o olfato ao longo de semanas, em vez dos meses que podem levar para se recuperar da anosmia causada por outras infecções virais.
Por conseguinte, outros vírus causam perda temporária do cheiro, desencadeando problemas respiratórios como obstrução nasal. No entanto, alguns pacientes com Covid-19 apresentam anosmia sem qualquer obstrução nasal.
Por fim, equipe médica por trás desses estudos espera que suas descobertas ajudem nos esforços para entender melhor a perda do olfato em pessoas com coronavírus, o que pode levar a novos tratamentos para anosmia.
Se gostou de saber mais sobre a perda de olfato, clique e leia a seguir: Tosse seca – Principais causas, tratamento e medicação
Fontes: Tua Saúde
Fotos: Pixabay