Mundo Animal

Aranha-golias, a aranha gigante, capaz de devorar pássaros inteiros!

Aranha devoradora de pássaros, isso sim é loucura. Na verdade não. Conheça agora a aranha-golias, a aranha que mede 30 centímetros.

Antes de você começar a ler essa matéria, vale a pena ressaltar ela não é recomendável a quem sofre de aracnofobia. Até porque o nosso assunto será a aranha-golias, um tipo de aranha gigantesco, muito agressivo e muito mais perigoso que muitos outros aracnídeos.

E, se essas informações são suficientes para afastar muitas pessoas, elas funcionam como um chamariz para outras. Isso porque, as aranhas-golias ainda são muito procuradas como animais de estimação. Dá para acreditar nisso?

E o pior de tudo, segundo especialistas, é que ficar com esses animais pode ser bem perigoso. No entanto, não é de um perigo de envenenamento que estamos falando. Na verdade, o maior risco é levar a espécie à extinção.

Abaixo, como você vai ver, selecionamos algumas informações que vão fazer você entender por que a aranha-golias parece tão especial. E porque ela é mesmo bastante excêntrica, frente a grande maioria das aranhas.

Dimensões da aranha-golias

Conheça agora a aranha-golias, a comedora de pássaros

A priori, a aranha-golias é considerada a maior espécie de tarântula do mundo. Aliás, ela é também o maior aracnídeo em massa corporal.

Continua após a publicidade

E ela não é só grandona. Sua fama na natureza também condiz com seu tamanho assuntador: dizem que ela é capaz de devorar até mesmo um pássaro inteiro! E, apesar de seu nome científico Theraphosa blondi, a espécie também é comumente chamada de devoradora de pássaros.

Agora, voltando a falar sobre seu tamanho assustador, fique sabendo que a aranha-golias tem, em média, 30 centímetros. Aliás, ela chega a ser comparada com uma pizza pequena!

Sobre seu peso, também não é nada modesto. Embora possa variar de animal para animal, há quem diga que ela chega a pesar o mesmo que um filhote de cachorro.

E, só a título de informação (bem curioso, inclusive): essa aranha consegue regenerar seus membros, caso eles sejam perdidos.

Habitat natural

Conheça agora a aranha-golias, a comedora de pássaros

Mas, calma, não precisa entrar em pânico. A aranha-golias não é fácil de se encontrar por aí, a não ser na mata. Aliás, ela é nativa do norte da Amazônia brasileira, embora também possa ser encontrada no Suriname,Venezuela e Guiana.

Continua após a publicidade

Elas habitam tocas grandes subterrâneas abandonadas ou escavadas por elas mesmas. E seus hábitos são, na grande maioria, noturnos.

A boa notícia, como já mencionamos, é que a aranha-golias não é fácil de se encontrar por aí. Inclusive, ela raramente se afasta de seu habitat, mesmo na hora da caça.

Reprodução da aranha-golias

As fêmeas da espécie, por exemplo, passam a maior parte de suas vidas em tocas, forradas com seda. A tal seda, aliás, é feita a partir de seus pelos urticantes, que elas depositam encima dos ovos para protegê-los.

Outra curiosidade sobre a aranha-golias é que, de modo geral, ela é solitária. Basicamente, as fêmeas vivem mais de 20 anos e os machos, aproximadamente 6 anos. E, basicamente, eles se encontram apenas para o acasalamento.

Aliás, como uma boa aranha grandona que se prese, ela também cultiva hábitos mórbidos com relação à reprodução. Os machos, por exemplo, precisa fugir imediatamente após a ejaculação para não ser ferido ou até morto pela fêmea.

O que a aranha-golias come?

Conheça agora a aranha-golias, a comedora de pássaros

Continua após a publicidade

Com certeza, ao ler o título da matéria, você se perguntou se realmente seria possível uma aranha comer um pássaro inteiro. Para tirar a sua dúvida, iremos lhe explicar.

De acordo com a história, do século XIX, algumas pessoas disseram avistar esse tipo de aranha se alimentar de um beija-flor. Aliás, reza a lenda que a aranha-golias ainda “cantarolava” enquanto pegava sua presa.

Mesmo que a veracidade dessa história pareça duvidosa, ela tem um fundo de verdade. Aliás, o tal canto mencionado se trata do ruído que a aranha-golias emite com a intenção de afastar os seus predadores.

Sobre o pássaro inteiro, bom… isso também é uma possível verdade. Apesar desse tipo de aranha raramente se alimenta de pássaros, sua dieta é bem variada. Basicamente, fazem parte de seu cardápio insetos, como grilos, baratas, gafanhotos e animais invertebrados.

Contudo, elas também caçam pequenos vertebrados, como sapos e roedores. Pequenos lagartos, morcegos e até cobras também podem ser o prato do dia, dependendo do tamanho da fome e da disposição da aranha em caçar.

Inclusive, uma curiosidade sobre essas aranhas é que elas atacam suas presas através de picadas. Ou seja, as presas morrem paralisadas, quando o veneno atacam o sistema nervoso central. Por isso, elas podem ser consideradas bastante agressivas e perigosas para algumas espécies.

Continua após a publicidade

Aranha-golias pode matar seres humanos?

Conheça agora a aranha-golias, a comedora de pássaros

A priori, você ter medo de morrer essas aranhas aparentemente assustadoras. Primeiramente, elas só atacam os seres humanos quando elas realmente se sentem ameaçadas. Inclusive, se ela se sentir ameaçada, como já dissemos, ela irá emitir o chiado, como um sinal de alerta antes mesmo de picar.

Além disso, o veneno da aranha-golias não é nocivo aos seres humanos. Caso você seja picado, no máximo, vai lhe render uma irritação na pele, inchaço, dores, náuseas e sudorese.

Aliás, você deve ter muito mais cuidado com os pelos presentes no abdômen e nas patas dessa aranha que com seu veneno propriamente dito. Isso porque os pelinhos podem provocar forte irritação cutânea e nas vias respiratórias.

Comportamento agressivo

No final das contas, o comportamento da aranha-golias é considerado agressivo, mas não com os seres humanos. Basicamente, suas picadas letais e seus movimento ligeiros reduzem a praticamente zero as chances de suas vítimas escaparem do ataque.

No vídeo abaixo você consegue ver o momento exato que ela ataca um rato. Com certeza, depois dessas imagens, você vai entender por que ela tem a má fama que tem.

Continua após a publicidade

O mundo animal também têm suas diversidades chocantes, não é mesmo?

Se você gosta de matérias do mundo animal. Confira mais essa: Conheça os animais mais rápidos do mundo no ar, na terra e na água

Fontes: Mega curioso, Ciência Nautas

Imagens: Mega curioso, Ciência Nautas, Batalhas animais, Sobre o ambiente

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você