Mundo Animal

Ariranha – Características, habitat, reprodução e curiosidades

Muitas das vezes confundidas com lontras a ariranha é uma animal semiaquático típico da América do Sul considerado o maior da sua família.

Muitas das vezes confundida com a lontra, a ariranha é um mamífero que pertence a família dos Musteliadae, que por sua vez também é a família das lontras. Sua classe é a Mammalia e subfamília Lutrinae. Porém as ariranhas são bem maiores e assim conhecidas como onça-água e lontra-gigante.

Seu nome científico é Pteronura brasiliensis. A espécie possui hábitos semiaquáticos, assim como os outros animais que compõem a sua família. Desta forma, elas podem ser encontradas principalmente nas bacias Amazônica, Alta Bacia do Paraguai, do São Francisco e na Bacia do Paraná. Porém, o animal também pode ser avistado em outras regiões da América do Sul.

As ariranhas também são animais muito brincalhões e barulhentos, por isso, sempre vivem em grupos. Contudo, elas são monogâmicas, ou seja, possuem apenas um parceiro ou parceira durante toda a sua vida.

O mamífero também está na lista dos animais em perigo de extinção.

Continua após a publicidade
Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
No Mar Profundo

Assim, as principais ameaças para as ariranhas são a caça, principalmente para a venda como animal de estimação. Outros fatores que também contribuem para isso são destruição do seu habitat, como contaminação das águas e criações de barragens. Desta forma o animal já se encontra em extinção na Mata Atlântica.

Características das ariranhas

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
UFRGS

A ariranha é o maior mamífero da família Mustelidae e assim pode chegar a ter por volta de 1,8 m de comprimento e pesar até 30 kg. Contudo, os seus machos costumam ser maiores que as fêmeas.

Continua após a publicidade

Por serem animais semiaquáticos o seu corpo é bem longilíneo, com uma calda achatada em forma de leme que a auxilia na natação. Além das suas membranas interdigitais por dentre os seus dedos.

O seu corpo é todo coberto por uma pelagem bastante densa de coloração marrom bem escura. Porém, elas possuem algumas machas esbranquiçadas na altura do pescoço que, inclusive, podem ser usadas para a sua diferenciação. Suas orelhas são bem pequenas, em formato arredondado, assim como seus olhos.

Continua após a publicidade

Alimentação

As ariranhas são mamíferos carnívoros, e por serem excelentes nadadoras, elas se alimentam principalmente de peixes. Desta forma, elas caçam o seu alimento durante seus mergulhos, mas os consomem fora d’água.

Contudo, elas também consomem pequenos mamíferos, aves, répteis assim como invertebrados. Como, por exemplo, moluscos e crustáceos. Além de cobras e filhotes de jacarés.

Hábitos

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
O Eco

Com hábitos diurnos, as ariranhas normalmente vivem em grupos entre 9 e 15 membros. Desta forma, elas constroem espécies de tocas às margens dos rios, lugar esse em que o animal também cria os seus filhotes. Já, para fazer as suas necessidades fisiológicas, o mamífero constrói latrinas, que por sua vez também lhe servem como demarcação de território.

Mas, elas também possuem outras formas de demarcação de território como, por exemplo, por odor, vocalização ou construindo campsides em áreas de barrancos. Ou seja, uma espécia de acampamento.

Continua após a publicidade

Esses campsides sempre estão localizados em regiões estratégicas para, então, facilitar a sua alimentação. Além de também serem utilizados como lugar de descanso.

Habitat

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
VamoO Blog

Por ser um mamífero semiaquático, a ariranha pode ser encontrada em águas doce, como por exemplo rios, lagos, córregos e até em florestas inundadas. Contudo, o animal prefere locais com águas calmas, assim como vegetação densa; com muito alimento.

A espécie é nativa da América do Sul, desta forma ocorre em vários países do continente. Como por exemplo Brasil, Bolívia, Equador, Guiana, Colômbia, Argentina dentre outros.

No Brasil,o animal podia ser visto na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado assim como no Pantanal. Contudo, devido a caça e destruição do seu habitat, atualmente elas são encontradas apenas na Amazônia e no Pantanal.

Continua após a publicidade

Reprodução das ariranhas

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
Biofaces

Como dito anteriormente, a ariranha é uma animal monogâmico e, assim, possui apenas um parceiro ou parceira durante a vida.

Sobre sua maturidade reprodutiva, especialistas apontam que a espécie chega a este período por volta dos dois anos e meio. Aliás, durante o a fase de reprodução, as fêmeas normalmente ficam mais ferozes, portanto não se alimentam nem brincam normalmente.

Cada fêmea pode dar origem à até 6 filhotes por gestação, que duram cerca de 70 dias. E, geralmente, cada grupo produz apenas 1 ninhada por ano.

Ao nascerem, os seus filhotes ficam em suas tocas por duas ou três semanas, período este em que eles são totalmente dependentes de suas mães. Contudo, mesmo depois saírem de suas tocas, eles ainda não se aventuram no ambiente aquático.

Continua após a publicidade

Por volta dos 4 meses de vida, portanto, eles começam a ter autonomia. Porém, eles permanecem com suas mães até os 9 meses. Assim, ao se tornarem adultos, muitos abandonam o seu grupo para então dar origem a novos grupos.

Diferenças entre a ariranha e a lontra

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
Lontra

Muitos confundem ou até acham que lontras e ariranhas são o mesmo animal. Porém, elas possuem algumas diferenças.

Então, por mais que ambas sejam da mesma família, a ariranha geralmente é maior que a lontra, e pode chegar a até 1,8 metro e pesar 30 kg. Já, as lontras, medem por volta de 1,5 metro e pesam 15 kg.

Outra característica física que as diferenciam são as machas esbranquiçada que as ariranhas possuem na região do pescoço. Há também fatores de comportamento, como por exemplo, as lontras normalmente são mais solitárias. Desta forma, elas vivem em casal ou com seus filhotes, já as ariranhas vivem em grupo.

Continua após a publicidade

Contudo, geralmente podemos encontrar as duas espécies de animais vivendo em harmonia em certas regiões. Isso ocorre pois seus interesses são ligeiramente diferentes. Lontras preferem corpos d’água menores, ariranhas rios maiores, assim como a sua alimentação varia por conta de seus tamanhos.

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
Ariranha

Curiosidades

  • As manchas esbranquiçadas que o animal possui na região do pescoço são únicas, ou seja, cada animal possui um padrão diferente;
  • Além de ser o maior mamífero da família Mustelidae, a ariranha também é considerada o maior carnívoro semiaquático da América do sul;
  • Se criado em cativeiro, o animal pode viver em média 20 anos;
  • A sua pele já foi muito comercializada no passado, sendo esse um dos motivos da sua caça;
  • Estima-se que na década de 60 cerca de 50 mil peles de ariranhas foram comercializadas no Brasil. Devido a isso, muitas das populações do animal não conseguiram se recuperar, mesmo com a diminuição do comércio na década de 80.
  • A ariranha está na lista de animais em perigo de extinção, classificada pela Lista de Espécies Ameaçadas da IUCN. A sua principal causa é a destruição do seu habitat;
  • As ariranhas conseguem produzir uma espécie de rugido;
  • Calcula-se que uma ariranha possa consumir cerca de 10% do seu peso por dia em alimentos.

E você, já conhecia esse animal? Ou o confundia com lontras?

E se gostou do nosso post confira também: Animais do cerrado – 20 bichos típicos do bioma brasileiro

Fontes: Biologia Net, Info Escola e Mundo Educação

Continua após a publicidade

Imagem destacada: Mundo Ecologia, VamoO Blog, No Mar Profundo, UFRGS, O eco, Biofaces, Bichos do Pantanal e Info Escola.

Próxima página »

Escolhidas para você