O tamanduá-bandeira é um mamífero nativo do Brasil, especialmente encontrado no Cerrado, seu habitat natural. Ele chama atenção por várias curiosidades, como sua língua enorme que pode chegar a 60 cm de comprimento, usada para capturar formigas e cupins, que são sua principal fonte de alimento.
Infelizmente, esse animal fascinante está em risco de extinção, principalmente devido à perda de habitat causada pelo desmatamento e incêndios. Hoje, ele já não é mais visto em algumas regiões do Brasil, o que torna sua preservação ainda mais urgente.
E aí, vamos saber algumas curiosidades sobre o tamanduá-bandeira? Boa leitura!
12 fatos e curiosidades impressionantes sobre o tamanduá-bandeira
1- Preferências alimentares
Dentre as curiosidades sobre o tamanduá-bandeira, está a questão que envolve os seus gostos alimentares. Esse bichinho ama formigas e cupins, e usa a sua língua grande, cerca de 60 centímetros, para invadir a casa dos insetos.
2- Mamífero sem dentes
Uma curiosidade bem interessante sobre o tamanduá-bandeira é que, ao contrário da maioria dos mamíferos, ele não tem dentes. Para se alimentar, o tamanduá usa sua longa e pegajosa língua, que pode medir até 60 centímetros.
Durante a refeição, ele impressiona ao colocar e retirar a língua da boca cerca de 160 vezes por minuto. Esse ritmo rápido ajuda o tamanduá a capturar milhares de formigas e cupins em pouco tempo, já que são sua principal fonte de alimento.
3- É um animal grande
O tamanduá-bandeira pode atingir até 2 metros de comprimento, o que dá a ele um porte impressionante para quem o vê de perto. Uma outra curiosidade interessante é que boa parte desse tamanho vem da sua cauda, que sozinha pode medir até 90 centímetros. Essa cauda é super volumosa e é usada tanto para equilíbrio quanto para se proteger do frio.
4- Língua do Tamanduá-bandeira
Uma curiosidade bem legal sobre esse bichinho é que sua língua solta um líquido doce, o que atrai presas como formigas. Essa estratégia facilita a captura, já que o aroma doce chama a atenção desses insetos, que acabam sendo capturados com mais facilidade. É uma habilidade incrível, não acha?
5- Costuma andar bastante
O bichinho não mede esforços quando o assunto é comida. Isso porque ele chega a andar quase 2 quilômetros por dia em busca das suas refeições. E o mais interessante: chega a comer mais de 30 mil insetos por dia!
6- Habitat natural
O tamanduá-bandeira é um animal incrível que vive, principalmente, no cerrado brasileiro, mas também pode ser encontrado em florestas úmidas e até em regiões de campos abertos.
7- É conhecido por ser calmo
Apesar de serem mamíferos de grande porte e geralmente se moverem de forma mais lenta, em situações de ameaça podem surpreender com sua agilidade e força. Suas patas possuem garras extremamente poderosas, e se sentirem que estão em perigo, não hesitam em se defender de maneira feroz.
8- Jeitinho diferente de dormir
Um outro ponto interessante sobre o tamanduá-bandeira é a forma como ele costuma tirar uma bonequinha. Isso porque, segundo biólogos, eles dormem com a cauda sobre a cabeça. Inclusive, a cauda do tamanduá chama atenção também por ser uma forma de camuflagem utilizada e chama bastante atenção por lembrar o formato de uma bandeira.
9- Jeito peculiar de carregar os bebês
As fêmeas de tamanduá, logo após o nascimento dos filhotes, carregam eles nas costas por meses. Essa maneira de transportar os pequenos serve como uma forma de camuflagem, já que o filhote fica tão bem encaixado nas costas da mãe que, à distância, eles se misturam com o corpo dela, parecendo até uma mochila natural. Isso ajuda a proteger os filhotes de predadores.
10- Não tem uma boa visão
Uma curiosidade interessante sobre o tamanduá-bandeira é que ele não enxerga muito bem. Por conta dessa limitação na visão, é possível, com cuidado, se aproximar até cerca de 5 metros do animal sem que ele perceba.
11- Olfato é bem aguçado
Apesar de não enxergar bem, o olfato do tamanduá é extremamente aguçado, além de ter bem garras poderosas que usa tanto para se defender quanto para cavar cupinzeiros e formigueiros, sua principal fonte de alimento. Por isso, muito importante tomar cuidado ao chegar perto desse mamífero.
12- Está ameaçado de extinção
Por fim, infelizmente, em algumas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tamanduá não pode ser mais encontrado. Dentre os motivos, a caça, atropelamentos e incêndios florestais podem ser definidos como as principais causas para esse triste desaparecimento da éspecie.
E aí, o que achou de saber mais sobre os tamanduás? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Mico-leão-dourado: 9 fatos e curiosidades sobre o animal