SEM CATEGORIA

Arsenal de museus e 6 coisas bizarras que fazem parte dele

Se você é desses que acha os museus chatos e monótonos, é porque não deve ter conhecido nenhum arsenal de museus diferentões.

Os museus são comuns em todas as partes do mundo. São cruciais para a memória do povo e para mantê-la viva. No entanto, ninguém espera encontrar coisas bizarras nesses locais, mas a verdade é que o arsenal de museus pode ser surpreendente.

O que a maioria espera encontrar em um museu são itens do passado. Como dissemos, itens que recontam a história de um povo ou lugar e por isso são tão importantes. Mas acontece que alguns museus não seguem essa regra a risca.

Os museus não tem função de apenas preservar a história, alguns deles são recreativos e educativos. E por isso é comum que alguns fujam desse padrão e surpreendam com seu arsenal diferenciado.

Conheça algumas coias bizarras do arsenal de museus pelo mundo

1 – Saquinhos de cabelo

6 coisas bizarras que na verdade fazem parte do arsenal de museus

Continua após a publicidade

Já imaginou uma sala cheia de cabelos? Pois saiba que isso já existe no Avanos Hair Museum, que fica na Turquia. A caverna é abarrotada com saquinhos de fios de cabelo. Como isso aconteceu? A história é de que um comerciante estava se despedindo de uma amiga muita querida e a pediu algo de recordação. Ela então cortou uma mecha de cabelo e deixou com ele.

O comerciante contou a história para outras pessoas que conheceu, e elas gostaram tanto que decidiram também deixar seus fios para trás. A exposição acontece desde 1979 e também aceita fios de suas visitantes. Temos que combinar que esse é um tipo arsenal de museu um tanto quanto diferente.

2 – Tritão

6 coisas bizarras que na verdade fazem parte do arsenal de museus

Dessa vez o museu americano Zwaanendael de Lewes é o dono de um objeto um tanto quanto estranho. Ao contrário do último, o arsenal desse museu não é tão peculiar, exceto por essa peça. Esse suposto animal aquático foi descoberto por um almirante do século XIX.

Continua após a publicidade

O animal tem corpo de peixe e o rosto de uma macaco e é conhecido pelos locais como “peixe-macaco”. Mas a verdade é que o animal não parece ser nenhum tipo de tritão ou metamorfo. Aparentemente as duas partes de animais diferentes foram unidas e é só isso.

Mas por conta de toda a história por trás e do quanto isso foi assustador na época, mereceu entrar para o arsenal de museu da cidade.

3 – Parasitas

6 coisas bizarras que na verdade fazem parte do arsenal de museus

Não adianta fazer cara de nojinho, porque você bem deve saber que milhares de parasitas habitam seu corpo. Não só o seu, mas o de todo ser humano. E porque não criar um arsenal de museu para conhecermos e vermos a olho nu, cada um desses seres que podem um dia estar em nós?

Continua após a publicidade

O Museu Parasitológico de Meguro, que fica em Tóquio, foi fundado em 1953 e seu arsenal é composto por mais de 60 mil espécies de parasitas. Com certeza você deve encontrar algum “conhecido” seu no museu.

4 – Cupnoodles

6 coisas bizarras que na verdade fazem parte do arsenal de museus

Se você é um dos amantes de cupnoodles, deveria conhecer esse museu que fica em Ikeda, no Japão. Para você, essa pode ser apenas uma comida de preparo rápido, mas no Japão ela tem uma grande importância histórica.

O primeiro macarrão instantâneo foi criado por Momofuku Ando, em 1958 e ele nunca imaginou que haveria um arsenal de museu inteirinho dedicado ao macarrão.

Continua após a publicidade

5 – Fezes

6 coisas bizarras que na verdade fazem parte do arsenal de museus

Os japonese parecem adorar um arsenal de museu diferentão, porque essa já é a terceira vez dele na lista. O Museu Unko, fica em Yokohama, no Japão. Unko, para quem não sabe, quer dizer “cocô” em japonês. Todo o arsenal do museu é voltado para a temática do intestino. Há várias obras conceituais, com vídeos e músicas, relacionadas ao tema.

6 – Órgãos genitais

6 coisas bizarras que na verdade fazem parte do arsenal de museus

Esse museu é talvez o mais excêntrico da lista, ele celebra a diversidade do órgão genital masculino. Esse é um arsenal de museu um tanto quanto diferente, não? O Museu Falológico, fica na Islândia e foi criado pelo historiador Sigurður Hjartarson. O museu funciona desde 1997 e hoje conta com um arsenal de mais de 200 amostras dos órgãos genitais mais variados animais.

Continua após a publicidade

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Museu Nacional: o que tinha no acervo consumido pelo incêndio.

Fonte: Fatos Desconhecidos.

Imagens: Magnus Mundi, Uol, Wowsabi, YouTube, Grunge, Las Tampa, Tumblr.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você