ASMR: saiba o que é e confira 11 vídeos que te darão orgasmo mental

Se você costuma dar uma zapeada pelo YouTube, provavelmente, já ouviu falar em ASMR ou em orgasmos mentais. Apesar do segundo nome dar uma impressão errada em quem escuta falar no assunto pela primeira vez, o assunto é completamente inocente.

O termo ASMR, em inglês, quer dizer “autonomous sensory meridian response”, ou seja, resposta meridional sensorial autônoma. Basicamente, essas palavras complicadas traduzem um tipo de estímulo cerebral que pode estimular o processo de relaxamento, o controle da ansiedade e o adormecimento em algumas pessoas.

Mariane Carolina Rossi, do canal Sweet Carol, referência de ASMR no Youtube Brasil

O que faz o ASMR?

O apelido “orgasmos mentais”, aliás, surgiram exatamente por causa das reações físicas que esses vídeos costumam despertar nas pessoas.

Por meio de sussurros, arranhões de leve feitos com as unhas, com dedilhados suaves em superfícies e em todo o tipo de objeto, entre outros estímulos, as pessoas costuma sentir formigamentos que tendem a começar no couro cabeludo e se espalhar pelo corpo inteiro.

É exatamente essa reação que, supostamente, estimula o relaxamento e também o sono.

Nesse vídeo, a youtuber Julia Tolezano, do canal JoutJout Prazer, tenta explicar para os leigos do que se trata o ASMR para quem nunca ouviu falar no estilo:

Como acontece o orgasmo mental?

Mas, mesmo boa parcela da população mundial sentindo os efeitos desses vídeos – prova disso são os milhões de visualizações em vídeos desse gênero -, a Ciência ainda não comprova a existência dessas reações.

A parcela dos estudiosos que acreditam na existência do ASMR atribuem o sucesso todo aos ruídos que as pessoas provavam intencionalmente ou não nesses vídeos.

Em entrevista ao site Dicas de Mulher, a psicóloga Lizandra Arita explicou que os barulhos causam essa sensação de formigamento no cérebro, relaxam as estruturas mentais e, assim, quem é sensível aos estímulos consegue sair do estado natural de alerta e mergulhar no sono.

Como saber se você sente ASMR?

Abaixo, você confere alguns desses vídeos de ASMR que ficaram famosos no Brasil e no mundo e poderá descobrir ainda se você também é capaz de sentir os efeitos do orgasmo mental.

Para isso, é indispensável que você esteja em um ambiente calmo, de preferência a meia luz, usando fones de ouvidos.

Confira 11 vídeos de ASMR para relaxar:

1. Sons relaxantes variados – Sweet Carol

2. Sons de água e de espuma – Sweet Carol

3. Sons de plástico bolha – WhispersRed ASMS

4. Sons com as unhas – FastASMR

5. Sons de areia – ASMR Surge

6. Sons de Areia Magnética – FastASMR

7. Sons de sussurros – Bella Sant ASMR

8. Sons de sabonete sendo esculpido – ASMR Surge

9. Sons com a boca – Sweet Carol

10. Sons de mastigação – Sara Mendes ASMR

11. Sons com as mãos – RaffyTaphy ASMR

Extra:

Pincel na tela – Monique Always

O estímulo do ASMR também pode ser visual. Uma prova disso é o estilo “camera brushing” ou pincel na tela, um dos mais famosos desse tipo de vídeo.

E então, você sente os orgasmos mentais? Qual seu estímulo favorito? Você já tinha ouvido falar nesse tipo de vídeos? Não deixe de cometar!

Agora, falando em esquisitices da internet, não deixe de conferir também: 6 perfis falsos que enganaram milhares de pessoas na internet.

Fontes: Galileu, Dicas de Mulher, BBC