Você já ouviu falar em Ayurveda? Para esclarecer, esse termo se refere a uma prática alternativa de saúde e bem estar que se originou na Índia há pelo menos 5.000 anos. Dessa forma, a palavra “Ayurveda” é uma combinação de dois vocábulos sânscritos (língua ancestral do Nepal e da Índia), que significam vida (Ayur) e ciência (Veda).
Em outras palavras, a tradução literal do Ayurveda é “a ciência da vida”. Neste sentido, a medicina ayurvédica busca criar um equilíbrio entre o corpo e a mente por meio de uma série de dietas, exercícios e práticas de estilo de vida, incluindo mudança de hábitos e comportamentos.
Além disso, enquanto a medicina tradicional tende a se concentrar no controle de doenças, o Ayurveda fornece o conhecimento de como preveni-las e como eliminar sua causa, caso ocorram.
Os textos mais antigos conhecidos sobre o Ayurveda são o Charaka Samhita, o Sushruta Samhita e o Ashtanga Hrudaya. Esses textos detalham o efeito que os cinco elementos encontrados no sistema cósmico coabitam o nosso sistema individual e expõem a importância de manter esses elementos em equilíbrio para uma vida saudável e feliz.
Como funciona o Ayurveda?
De acordo com o Ayurveda, cada pessoa nasce com uma mistura única dos três doshas: Vata, Pitta e Kapha. Assim, cada dosha representa uma combinação diferente dos cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Aliás, descobrir o equilíbrio doshico ideal de uma pessoa é o primeiro passo para diagnosticar e tratar doenças. Normalmente as pessoas têm um ou dois doshas predominantes. Contudo, se o dosha principal se tornar muito forte ou um dosha mais fraco se manifestar, esse desequilíbrio pode causar doenças. Confira abaixo os três tipos de doshas:
1. Vata (éter e ar): Vatas são frequentemente descritos como criativos, intensos ou expressivos. Os atributos incluem seco, leve, frio e áspero.
2. Pitta (fogo e água): Pittas são frequentemente descritos como inteligentes, alegres e motivados. Os atributos incluem agudo, quente, líquido e móvel.
3. Kapha (terra e água): Kaphas são frequentemente descritos como calmos, amorosos ou letárgicos. Os atributos incluem úmido, pesado, macio e estático.
Como resultado, o dosha não afeta apenas a forma do corpo, mas também os hábitos, como preferências alimentares, além do comportamento e das emoções.
Tratamentos da Ayurveda
Os tratamentos ayurvédicos incluem dietas saudáveis, remédios fitoterápicos, meditação e ioga, massagem e óleos aromáticos. Ademais, o objetivo de todas as opções de tratamento é restaurar o equilíbrio dentro de uma pessoa.
Dietas
A mudança na dieta costuma ser a primeira forma de tratamento. No Ayurveda, a dieta de uma pessoa deve ser adaptada aos seus doshas, pois comer o tipo errado de comida pode tirar o Vata, o Pitta e o Kapha de uma pessoa do controle.
Isso tem menos a ver com carboidratos do que com a natureza elementar de certos alimentos. Ou seja, a dieta ayurvédica leva em consideração desde como preparamos as nossas refeições, até o momento em que nos sentamos para comer. Portanto, isso torna a dieta ayurvédica saudável de uma forma verdadeiramente holística.
Além disso, essa filosofia propõe comer além da contagem e análise de calorias e nutrientes individuais, bem como desfrutar da sensação de comer. Isto é, desconstruir um ato que é quase mecânico, apenas para reabastecer o corpo.
Dessa maneira, a Ayurveda tem tudo a ver com a criação de uma rotina diária saudável , e a consistência que resulta disso é surpreendentemente boa para o corpo. Consequentemente, as rotinas podem reduzir o estresse e criar uma sensação de regularidade e sobretudo, de equilíbrio.
Medicamentos Ayurvérdicos
Com base no conhecimento milenar indiano, a medicina Ayurveda surgiu visando promover à saúde do corpo e equilibrar as funções internas. Neste sentido, os medicamentos ayuvérdicos são usados para prevenir e tratar a maioria das doenças. Desse modo, a maioria dos remédios fitoterápicos ayurvédicos são combinações de plantas e ervas em vez de ervas isoladas. As plantas e fórmulas à base de ervas, desenvolvidas por médicos ayurvédicos ao longo de sua história, até já estão sendo aceitas pela medicina e pela ciência ocidentais. Estudos e pesquisas mostram que essas ervas são benéficas de várias maneiras. Por conseguinte, a abordagem natural à saúde e ao bem-estar está se tornando muito mais popular, em vez de terapias medicamentosas e cirurgias.
Terapias da Ayurveda
Em resumo, o tratamento terapêutico ayurvédico pode ser grosseiramente dividido em shodhana e shamana, ou seja, terapia purificatória e paliativa, respectivamente.
A terapia shodhana inclui procedimentos que erradicam os ‘aspectos’ corrompidos do corpo, como por exemplo, vamana (êmese), virechana (purgação), vasti (enema), nasya (errinas nasais). Logo, o procedimento xamã compreende técnicas que pacificam os doshas ou os trazem de volta à normalidade, por exemplo, deepana (carminativo), pachana (digestivo), upavasa (jejum) etc.
Algumas das terapias incluem:
- Abhyanga
- Uzhilchil
- Pizhichil
- Terapia Marma
- Shirodhara
- Facial Marma
- Meru Chikitsa
- Snehana / Snehapana
- Swedana (terapia do suor)
- Nasya
- Virechana
- Paada Abhyanga (massagem nos pés)
- Pinda Sweda
- Talapothichil (Shirolepa)
- Shirovasti
- Osteopatia
Desvantagens
Por fim, a medicina ayurvédica pode ser confusa e excessivamente restritiva, especialmente no início. Além disso, a teoria dos doshas é subjetiva e não baseada em evidências científicas. Portanto, se você cogita adotar a medicina ayurvédica ou alguma outra terapia alternativa, converse primeiro com seu médico ou outro profissional de saúde. Alguns tratamentos alternativos / do tipo holístico podem apresentar riscos quando combinados com medicamentos prescritos ou mesmo sem receita.
Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: Chás para dor de cabeça – Quais são e como fazer
Fontes: Minha Vida, Zenklub, Tua Saúde
Fotos: Pinterest