Curiosidades

O que é coriza? Causa, para que serve e tratamentos

Para quem não sabe o que é coriza ela é uma secreção nasal importante para o sistema imunológico, pois é através dela que o organismo elimina sujeiras.

Provavelmente você já teve ou ouviu falar da coriza, mas você sabe o que é coriza ou que a provoca? A coriza trata-se de uma secreção nasal. Ou seja, é o conhecido nariz escorrendo. Ademais, é provocada por partículas irritantes que afetam as fossas nasais provocando reações.

Assim, quando partículas afetam as fossas nasais, como bactérias, vírus, ou alérgenos, o organismo tenta expulsa-los através da secreção. Em suma, elas possuem um aspecto amarelado, transparente ou misturado com sangue. E podem se comportar de formas diferentes em alguns casos.

Apesar de parecer algo inofensivo, caso não seja tratado pode trazer complicações para a saúde. Por exemplo, provocando pneumonia, bronquite, sinusite e entre outros. Portanto, é essencial manter uma alimentação balanceada, cuidar da limpeza nasal regularmente e procurar atendimento médico caso os sintomas persistam.

O que é coriza?

Imagem: Receita Natural

A coriza, também conhecida como nariz escorrendo, consiste em um sintoma que surge perante doenças inflamatórias nas fossas nasais. Ademais, é uma secreção que se forma nas vias nasais e possuem um aspecto amarelado, transparente ou misturado com sangue.

Continua após a publicidade

Além disso, essa secreção costuma vir juntamente com outros sintomas. Por exemplo, obstrução do nariz e espirros. No entanto, mesmo parecendo algo inofensivo, se não for tratar pode acarretar diversas complicações. Desse modo, podem desenvolver doenças como sinusite, bronquite e pneumonia.

O que é coriza: Causas

Imagem: O Imparcial

Após entender o que é coriza, é importante saber suas causas para tentar evitá-la. Logo, essa secreção nasal é provocada por algum irritante, como alérgenos, bactérias ou vírus, que entram em contato com a cavidade nasal. Assim, o organismo tenta expulsar essas partículas de alguma forma, provocando a coriza.

Continua após a publicidade

Dessa forma, as principais causas são os vírus ou reações alérgicas que irritam a mucosa, podendo também ser provocadas por poeira ou alterações climáticas. Ademais, ela é formada nas cavidades nasais e seios da face por glândulas serosas e salivares, essas que fazem parte do epitélio interno do nariz e das cavidades paranasais.

Tipos de coriza

Mesmo que a coriza seja algo normal e importante para o sistema imunológico, ela se comporta de formas diferentes em alguns casos. Por exemplo:

Continua após a publicidade

1 – Rinite alérgica

Imagem: Santa Casa de São Paulo

A rinite alérgica trata-se de uma inflamação da mucosa que reveste o nariz. Geralmente, é provocada por alterações climáticas, poeira ou pólen. Ademais, a coriza na rinite alérgica é transparente, e juntamente ocorrem espirros, coceira no nariz e obstrução nasal.

Em suma, para tratar, o uso de remédios antialérgicos podem ser bastante eficazes. No entanto, caso a rinite seja frequente, é recomendado ir a um alergologista, para tratar melhor o problema.

2 – Infecção viral

Imagem: Revista Saúde

Quando ocorre a infecção respiratória provocada por vírus, a coriza é transparente, e surge junto com sintomas de gripe e resfriado. Por exemplo, dor muscular, febre, mal-estar e dores de cabeça. Dessa forma, é essencial manter repouso, alimentar de forma balanceada, e beber bastante líquido. Assim, irá eliminar o vírus e recuperar o organismo, o deixando mais saudável rapidamente.

3 – Infecção bacteriana

Imagem: Vix

No caso da infecção respiratória provocada por bactérias, a secreção nasal é amarela meia esverdeada. Dessa forma, é como um indicativo de rinossinusite bacteriana. Ademais, os sintomas causados são dores e peso na cabeça, febre alta, coriza e tosse.

Continua após a publicidade

Logo, para tratar é recomendado ficar de repouso, manter uma alimentação balanceada, beber bastante líquidos. No entanto, em alguns casos devem ser feitos o uso de antibióticos, conforme recomendações médicas.

O que é coriza: Tratamento

Imagem: UOL

Para tratar à coriza a utilização de medicamentos que diminuam a vasodilatação da mucosa nasal são os mais recomendados. Isto é, para diminuir a inflamação e irritação da mucosa nasal, aliviando os sintomas, o uso de antialérgicos e antitérmicos são bastante eficientes.

Por outro lado, a eliminação também é importante, assoando o nariz para poder expulsar o agente lesivo na secreção nasal. Ademais, a lavagem com soro fisiológico, e uso de remédios naturais, como beber suco de caju e laranja, também contribui para tratar.

Além disso, é essencial lavar bem as mãos, evitar ambientes aglomerados com pouca ventilação e realizar a limpeza nasal regularmente. Dessa forma, evitará que a coriza aumente e provoque complicações, como bronquite, sinusite e pneumonia.

Continua após a publicidade

Complicações da coriza

Imagem: Dicas de Mulher

Apesar da coriza parecer ser algo inofensivo, caso não seja tratada corretamente pode acarretar diversas complicações. Dessa forma, afetará completamente o seu rendimento no dia a dia. Ademais, a intensificação da rinite pode acarretar sintomas de asma, e o controle da mesma pode facilitar o controle da asma. Assim, as crianças com rinite alérgica possuem seis vezes mais chance de adquirir asma.

Portanto, é muito importante saber o que é coriza e qual a melhor forma de tratar, mas para isso, procure orientação médica e não se automedique.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Rinite tem cura? O que causa, principais sintomas, tipos e tratamentos.

Fontes: Cuidados pela Vida, Tua Saúde, Minha Vida

Continua após a publicidade

Imagens: Remédio Natural, O Imparcial, Santa Casa de São Paulo, Revista Saúde, Vix, UOL, Dicas de Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você