Vangélia Pandeva Dimitrova, mais conhecida como Baba Vanga, foi uma importante vidente do século 20 que compartilhou algumas visões importantes sobre episódios históricos que já aconteceram, e também sobre futuros, a exemplo do fim do mundo.
No entanto, tais episódios foram questionados. A questão é que ela foi uma figura muito importante no século passado, e que suas visões são alvos de curiosidades até hoje.
E aí, vamos saber um pouco mais sobre ela? Continue com a gente!
Quem foi Baba Vanga?
Baba Vanga, ou Vangélia Pandeva Dimitrova, foi uma famosa vidente búlgara que nasceu em 1911 e faleceu em 1996, conhecida por suas supostas habilidades proféticas e curativas. Desde jovem, com um problema de saúde, já que era cega desde o seu nascimento, ela alegava ter a capacidade de prever o futuro e realizar diagnósticos médicos apenas tocando seus pacientes.
Diante disso, Vanga ficou muito conhecida após a Segunda Guerra Mundial, quando algumas de suas previsões sobre eventos globais começaram a atrair atenção internacional.
Ela é muito comparada a Nostradamus devido à sua reputação de ter previsto grandes eventos mundiais, como a separação da União Soviética, o desastre nuclear de Chernobyl e o atentado de 11 de setembro. Vale mencionar também que ela mencionou previsões até o ano de 2076.
Por fim, apesar de as suas visões serem, em grande parte, questionáveis, Baba Vanga ganhou seguidores fiéis que acreditavam no que ela dizia. Isso demostra, portanto, a sua importância.
9 previsões feitas por Baba Vanga
1- Início do Fim do Mundo em 2025
Baba Vanga previu que o início do fim da humanidade seria em 2025. Segundo suas previsões, um conflito na Europa devastará a população do continente, marcando “o início do fim”. Ou seja, tudo vai começar no ano que vem.
2-Derretimento das calotas polares em 2033
Um outro desastre que ela também fez questão de deixar registrado envolve questões ambientais. Segundo ela, em 2033, as calotas polares irão derreter, causando uma subida drástica do nível dos mares em todo o mundo.
3- Exploração de Vênus em 2028 em busca de novas fontes de energia
Segundo Baba Vanga, em 2028 a humanidade vai travar uma luta em busca de mais energia e conseguirá explorar Vênus em busca de novas fontes.
No entanto, essa previsão é considerada uma das mais inacreditáveis, pois a Vênus possui uma atmosfera extremamente complicada, digamos assim, e nenhuma sonda espacial conseguiu sobreviver lá por muito tempo.
4- Retorno e domínio do comunismo no mundo até 2076
Dentre as visões da Baba, uma delas diz respeito ao regime político. De acordo com ela, nos séculos seguintes ao início do fim do mundo em 2025, o comunismo não apenas retornará com força, mas dominará o mundo inteiro.
5- Invasão de seres de Marte e extinção completa da humanidade
Uma outra visão diz que a Terra passará por mais desastres naturais e será atacada por uma civilização que vive em Marte, o que contribuirá para a extinção completa dos seres humanos.
6- Invasão Russa na Ucrânia
Em entrevista a um estudioso místico, Baba Vanga afirmou que a Rússia passaria por grandes momentos, e que Vladmir, segundo ela, seria conhecido como “o senhor do mundo”.
7- Presidente negro nos EUA
De acordo com relatos, ela teria visto um presidente americano se tornando o presidente dos Estados Unidos. Barack Obama foi o 44º e o primeiro presidente negro da história dos EUA.
8- Queda da União Soviética
Ela mencionou essa previsão logo após Mikhail Gorbatchóv se tornar secretário do partido soviético. No entanto, apesar de “prever” tal fato, alguns cientistas políticos, sem poderes de premonição, também acreditavam na queda.
9- O 11 de setembro
De acordo com relatos, ela havia feito essa previsão em 1989. Segundo Vanga, irmãos americanos cairiam mortos por conta de um ataque feito em aves de aço. Lógico, ela não fala exatamente sobre o episódio e como ocorreu, mas a sua fala foi interpretada como uma previsão ao 11 de setembro.
E aí, o que achou de saber mais sobre essa vidente? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Pombero: como é esse personagem do folclore Guarani
- Fonte: O Antagonista, O Tempo, UOL