Curiosidades

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

De uma corda em Marte a um "pepino espacial", objetos encontrados pela Nasa intrigam cientistas e excitam teóricos da conspiração.

A famosa sonda Perseverance da NASA descobriu algo particularmente estranho ao atravessar o Planeta Vermelho – uma objeto enrolado de material não identificado, semelhante a uma corda, ou a um macarrão.

Apesar das teorias da conspiração é mais provável que essa estranheza seja realmente um pouco de lixo espacial da NASA, remanescente da chegada da sonda em 2021.

Neste artigo, vamos conferir os 10 objetos mais curiosos encontrados pela Nasa em Marte e no espaço em geral.

10 objetos surpreendentes encontrados pela Nasa no espaço

1. Corda ou “espaguete marciano”?

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

Continua após a publicidade

A foto do objeto fibroso e enrolado, aninhado na areia entre algumas rochas marcianas, foi tirada pela Perseverance em 12 de julho de 2022, o 495º dia da missão em andamento do rover para estudar o planeta vermelho.

Embora sua identidade não possa ser verificada de forma independente, parece um fio emaranhado na superfície do planeta vermelho. Desse modo, o objeto foi fotografado usando a câmera de prevenção de perigos dianteira esquerda da sonda, instalada a bordo.

2. Papel alumínio

Outro objeto estranho encontrado pela sonda Perseverance da Nasa, em Marte, foi um papel alumínio. A referida folha de estanho, que foi vista perto do local de pouso da sonda na Cratera Jezero, emergiu de um dos equipamentos usados ​​durante o pouso, um cobertor térmico para ser mais preciso.

Continua após a publicidade

3. Oumuamua

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

Apelidado de ‘Oumuamua’ (em homenagem ao havaiano ‘escoteiro’), este objeto é extremamente alongado, possivelmente até um quilômetro de comprimento, mas não mais de 167 metros de largura, fazendo com que pareça um pepino espacial.

Além disso, ele está viajando tão rápido que não há como ser gravitacionalmente limitado pelo Sol. A única conclusão é que é um intruso que se formou fora do nosso Sistema Solar e, posteriormente, viajou até aqui.

4. Elst-Pizarro

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

Continua após a publicidade

Um objeto conhecido como Elst-Pizarro se recusa a ser tão bem classificado. Quando foi descoberto pela primeira vez em 1979, sua órbita no cinturão de asteroides o levou a ser classificado como um asteroide. No entanto, quando foi examinado mais de perto em 1996, mostrou ter uma cauda – como um cometa.

Ainda há discussões entre os astrônomos. Para resolvê-los de uma vez por todas, os cientistas espaciais esperavam lançar a espaçonave Castalia para um olhar mais de perto em 2028.

5. Rostos em Marte

O Viking 1 Orbiter da NASA passou perto de Marte em 1976 e tirou uma foto icônica da superfície. O que deixou todo mundo intrigado é a formação de rosto no centro superior da imagem.

Continua após a publicidade

A imagem ganhou um grande impulso nas mídias sociais quando o grupo do Facebook Journey to the Surface of the Mars postou um close-up aprimorado e a discussão decolou com internautas dizendo que parece uma aranha, um “Alien” ou uma lagosta.

6. Rocha “braquiossauro”

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

O engenheiro de software e cientista Kevin Gill tem um talento especial para encontrar rochas engraçadas de Marte em imagens de sonda. Ele avistou esta rocha em forma de braquiossauro, feita pela Perseverance em Marte em abril de 2021.

Infelizmente, não vimos evidências de dinossauros reais em Marte e ainda estamos procurando sinais de vida microbiana antiga.

Continua após a publicidade

7. Perna de robô ou pedra?

Esta pequena rocha em Marte chamou a atenção no início de 2019 graças à sua semelhança com uma bota ou perna de robô. Não é nenhuma dessas coisas, mas é uma forma curiosa. As imagens são da sonda Curiosity da NASA.

8. Bandeja

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

Se isso parece que foi feito por humanos, é porque foi. A sonda Perseverance da NASA pousou em Marte em fevereiro de 2021 e deixou alguns detritos no chão quando deixou cair uma bandeja ejetável de propósito.

Continua após a publicidade

Desse modo, a bandeja atuou como uma capa protetora para o sistema de amostragem da sonda, que permitirá coletar e armazenar amostras de rochas para uma missão posterior. Após o pouso, a cobertura não era mais necessária.

9. Rocha em forma de panqueca

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

A sonda Curiosity da NASA capturou essa rocha brilhante e achatada em novembro de 2020, levando os fãs do espaço a compará-la com vários itens alimentares, incluindo panquecas e sorvete de chocolate derretido.

Contudo, a explicação mais possível é que a rocha pode ter sido polida até ficar brilhante graças à ação do vento e da areia.

Continua após a publicidade

10. Fêmur em Marte

Por fim, a sonda Curiosity da NASA enviou uma foto de volta à Terra em 2014 que mostrava uma rocha muito estranha com a forma de um osso de fêmur de uma perna humana.

Os cientistas gentilmente explicaram que a forma incomum era provavelmente o produto da erosão pelo vento ou pela água. Portanto, se a NASA alguma vez encontrasse restos humanos em Marte, os cientistas iriam querer gritar a descoberta para todos.

Então, gostou de saber destes objetos curiosos encontrados pela NASA, no espaço? Pois, leia também: Veja como é o pôr do sol em Marte, capturado por sonda da Nasa

Continua após a publicidade

Fontes: National Geographic, Yahoo, CNN, Olhar Digital, Tribuna Online, Tecmundo

Próxima página »

Escolhidas para você