Curiosidades

Bandeira da Austrália – cores, símbolos, significados e história

Você já se perguntou o por quê do modelo da bandeira da Austrália? Tem curiosidade sobre o significado dessa bandeira? Então vem com a gente

Não sei vocês, mas quando falamos em Austrália, sempre imaginamos os cangurus. Exatamente por serem bastante comuns naquela região. Porém, o nosso assunto de hoje não será sobre esses animais exóticos, típicos do país, mas sobre a bandeira da Austrália.

A Austrália, ou melhor dizendo, Commonwealth of Australia (Comunidade da Austrália), é um país que se localiza no continente da Oceania. No entanto, esse país também é conhecido como “continente-ilha”, justamente por ele ser banhado por diversos mares e também pelo Oceano Indico.

Sobretudo, a Austrália é também conhecida por possuir um clima mais agradável, com uma diversidade de cenários naturais, e também um povo mais acolhedor. No entanto, além da bandeira, a Austrália também é marcada por outras características dos ingleses.

Descubra agora toda a história da bandeira da Austrália

Continua após a publicidade

Basicamente, a Austrália apresenta alguns costumes e cultura bem parecidos com os hábitos dos ingleses. Como por exemplo, o gosto pelo chá e também a pontualidade, os quais são características bem marcantes dos povos ingleses, e também nos povos australianos.

Enfim, vamos então descobrir mais sobre a bandeira da Austrália? Vem com a gente.

Continua após a publicidade

Bandeira da Austrália

Descubra agora toda a história da bandeira da Austrália

Primeiramente, a bandeira da Austrália é usada de forma nacional, civil, marítimo e militar. E por isso é considerada como um dos principais símbolos nacionais da Austrália. No entanto, essa bandeira que possui uma proporção de 1:2, foi adotada no dia 3 de setembro de 1901. Basicamente, ela significa a lealdade dos australianos para com a coroa britânica.

Continua após a publicidade

Sobretudo, essa bandeira se caracteriza pela predominância de três cores, as quais são: vermelho, azul e branco.Além de constar também a bandeira do Reino Unido no lado esquerdo, que como dizemos, é o símbolo para representar o país colonizador do território. Assim como as cores também são uma forma de gratidão.

A baixo da bandeira se encontra uma estrela grande com sete pontas. Enquanto no lado oposto se encontra quatro estrelas de sete pontas e uma de cinco pontas, as quais juntas formam a representação da constelação do Cruzeiro do Sul.

Cores que representam a Austrália

Descubra agora toda a história da bandeira da Austrália

A priori, mesmo as cores da bandeira serem azul, vermelho e branco na realidade as cores que os típicas dos australianos são o verde e o amarelo. Porém, como já dissemos essas três cores foram usadas para homenagear o Reino Unido

Continua após a publicidade

No entanto, o verde e o amarelo, ou o dourado são as cores típicas deles pois, eles a usam para homenagear os povos aborígenes que habitaram as terras australianas antes da chegada dos ingleses. E essas cores foram escolhidas para representar, pois elas simbolizam a planta Wattle. A qual é conhecida por existir em abundância na Austrália e em quase nenhuma outra região do mundo.

Símbolos da bandeira da Austrália

Descubra agora toda a história da bandeira da Austrália

Bom, vamos por partes então. A priori, como já se sabe no canto superior esquerdo da bandeira da Austrália, possui uma bandeira do Reino Unido. E essa bandeira foi colocada lá para homenagear os ingleses pela colonização das terras australianas.

Enquanto, a grande estrela de sete pontas que fica logo a baixo da bandeira do Reino Unido é chamada por Estrela da Federação. E essas extremidades simbolizam os seis estados, mais o território australiano. E se comparar a bandeira do Brasil com a bandeira da Austrália, ambas possuem estrelas. Porém, as estrelas da bandeira do Brasil representam os estados brasileiros, diferente das da bandeira da Austrália.

Continua após a publicidade

Já as estrelas do outro lado da bandeira simbolizam o Cruzeiro do Sul, as quais estão ali como uma homenagem astronômica. E essa constelação, ela pode ser vista em todo o território australiano, em qualquer horário do dia. Vale ressaltar que uma das estrelas do conjunto possui duas pontas a menos. E isso faz com que totalize ao todo na bandeira 40 pontas de estrelas.

Diferença da bandeira da Austrália com a da Nova Zelândia

Descubra agora toda a história da bandeira da Austrália

Iremos abordar a diferença das duas bandeiras, por conta de vários casos de confusão com a bandeira da Austrália com a bandeira da Nova Zelândia, por conta da semelhança que elas possuem. Primeiramente, a bandeira neozelandesa possui uma dimensão de 3:4. E já a da Austrália possui uma dimensão de 1:2.

Porém, a diferença entre elas, em primeiro lugar são as estrelas, no caso na bandeira da Nova Zelândia as estrelas que formam o Cruzeiro do Sul são da cor vermelha, de cinco pontas e com bordas brancas. Além de a bandeira não ter a estrela grande de sete pontas, enquanto a bandeira da Austrália possui.

Continua após a publicidade

Enfim, nós do Segredos do Mundo esperamos ter te ajudado a descobrir mais sobre o universo australiano.

Mas, ainda não acabamos. Confira mais conteúdos especiais para você: Bandeira do Brasil, qual é o verdadeiro significado de suas cores?

Fontes: Significadosbr, Significados

Imagens: Zap.aeiou, Didge, Travel2study, Porto vistos, Pt.globewalls, Minuto ligado

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você