Curiosidades

Bandeira do Brasil: qual o verdadeiro significado de suas cores?

Apesar de ser um símbolo nacional, poucas pessoas conhecem os elementos que compõem a Bandeira do Brasil, como suas cores e estrelas.

Em primeiro lugar, a bandeira do Brasil é o principal símbolo do país. Nesse sentido, funciona como um fator de diferenciação entre os territórios globais e também como um símbolo de patriotismo. Além disso, as características presentes em seu desenho narram fatos sobre a história da nação e sobre seu contexto histórico.

Curiosamente, o país teve 13 bandeiras ao longo da sua história. Porém, a atual bandeira surgiu a partir do trabalho de Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Villares. Ademais, além desse símbolo, o Laço Nacional, o Selo Nacional, o Brasão de Armas e o Hino Nacional também são importantes elementos brasileiros.

Nesse contexto, o lema Ordem e Progresso parte do lema do positivismo de Augusto Comte. No entanto, existem outras características importadas de diferentes culturas.  No geral, a bandeira do Brasil simboliza o positivismo e o respeito de uma nação com seu povo.

A princípio, sua simbologia representava as tonalidades das casas reais da família de Dom Pedro I. Porém, depois que nosso país conquistou sua independência, em 1822, a simbologia foi reestruturada. Por fim, confira-as a seguir:

Os verdadeiros significados das cores da bandeira do Brasil

Qual é o verdadeiro significado da bandeira do Brasil?
Fonte: Só História
  • Branco: Desejo pela paz;
  • Azul: Céu e rios brasileiros;
  • Amarelo: Riquezas naturais do Brasil;
  • Verde: Riqueza da flora e fauna do país

E as estrelas, o que significam?

Em resumo, existem vinte e sete estrelas para representar cada estado brasileiro. Em contrapartida, o losango simboliza a proteção da família pela mulher e o círculo azul trata-se de emblema tradicional romano.

Qual é o verdadeiro significado da bandeira do Brasil?
Fonte: Só História

Além disso, a bandeira do Brasil surgiu após a invasão dos portugueses, mas hoje ela permanece para simbolizar o passado, o presente, a continuidade, a independência  e o rompimento da história do Brasil. Curiosamente, compreende-se esse símbolo como o fim da monarquia e ainda mandou o imperador D. Pedro II embora do país, para recomeçar um novo governo, para o povo brasileiro.

Continua após a publicidade

Desse modo, a bandeira do Brasil se tornou então uma associação da nação tropical, do planeta azul e das estrelas do firmamento. Sendo assim, apesar do número de bandeiras na história do país, este é o símbolo máximo da democracia e progresso nacional na perspectiva histórica.

E aí, aprendeu sobre a bandeira do Brasil? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: Gestão Educacional, Só História

Imagens: Só História

Próxima página »

Escolhidas para você