Curiosidades

Banha de porco é melhor que óleos vegetais?

É comum as pessoas pensarem que a banha de porco é mais saudável (ou menos pior) que os óleos vegetais. Mas será que é isso mesmo?

Na hora de nos alimentarmos é extremamente importante ficar de olho no que realmente estamos ingerindo. Algo que poucas pessoas prestam atenção, especialmente quem tem costume de comer fora é como a comida foi preparada. Por exemplo, a gordura utilizada, se foi usado banha de porco, óleo vegetal, pode ser que ela esteja ali por mais de uma semana.

Se foram utilizados produtos de qualidade, se estão em dia (não vencidos) e quais foram os cuidados sanitários tomados na hora de sua preparação (isso é, se houve algum).

Além disso, o tipo de gordura a ser utilizada é muito importante. O que você costuma usar na sua casa, óleo, manteiga, banha de porco? E o que você acredita ser menos prejudicial à saúde?

As opiniões profissionais sobre o assunto são bastante divergentes.

Continua após a publicidade

13 benefícios do alho para sua saúde (muito além do tempero)

O que é a banha de porco?

Banha de porco: é melhor que óleos vegetais?

Continua após a publicidade

Bom, é literalmente a gordura do porco, retirada de várias partes do seu corpo. O local de onde o tecido adiposo é retirada é que vai dar diferentes características a esse ingrediente. Depois da Revolução Industrial, a banha de porco acabou perdendo muito espaço na vida das pessoas, dando lugar aos óleos vegetais.

Para se obter a gordura da banha de porco o processo é simples: após cortar a gordura em pedaços, ela vai ao fogo para derreter. Podendo ser produzida à seco ou na água – o que também influencia no sabor da banha.

Continua após a publicidade

Apesar de ter “saído de moda” há um bom tempo, ela ainda é a escolha preferida de muitos chefs, principalmente na produção de pães e tortas. Principalmente por conter um sabor suave e ser resistente, resultando em um dos melhores óleos para cozinhar – porque não sofre consideráveis alterações quando colocado em altas temperaturas.

Comida japonesa engorda? O que dá para comer sem remorso no japa?

Por que a banha de porco faz mal?

Banha de porco: é melhor que óleos vegetais?

É extremamente calórica e tem colesterol. Basicamente. É um dos alimentos mais ricos em colesterol – 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada. As gorduras saturadas estão associadas ao aparecimento de doenças cardiovasculares e a sérios problemas crônicos de saúde, como câncer de mama, cólon e ovário.

Continua após a publicidade

Seu alto teor calórico também é uma característica a ser considerada, já que seu consumo deve ser extremamente regulado. Apenas 1 colher de sopa contém 115 calorias e quase 13g de gordura total (5g de gordura saturada). Se o seu objetivo é emagrecer, é melhor ir procurando outros tipos de gordura, porque a banha de porco não rola.

Além disso, a banha de porco industrializada contém outro grande perigo à saúde, gorduras hidrogenadas.

Como é a comida de hospital ao redor do mundo?

A banha de porco tem seus benefícios

Banha de porco: é melhor que óleos vegetais?

Continua após a publicidade

Podemos citar como primeiro sua facilidade de atingir altas temperaturas rapidamente, evitando o risco de oxidar e fazer mal à saúde. Ela também pe composta com vitaminas C, D e as do complexo B, além de fósforo, ferro e zero açúcar.

A princípio não contém sódio nem conservantes. É rica em ômega 3 – substância que ajuda na diminuição do colesterol ruim. E ácidos oleicos, que reduzem os riscos de depressão.

Médicos como Alexandre Feldman, defendem que a gordura da banha de porco não é nociva para a saúde, por ser natural e de origem animal. E que os estudos apontam uma relação entre gorduras e doenças cardiovasculares. De acordo com Feldman, possuem correlação, mas não ligam causa ao efeito.

Comida de avião: classe econômica x classe executiva

Continua após a publicidade

É importante ter em mente outras questões, como as de ordens ambientais, sanitárias e de bem-estar animal. Caso você opte por utilizá-la, assim como qualquer outro alimento de alto teor calórico. E deve ser consumido com moderação.

Do ponto de ponto de vista ambiental e animal, não faltam motivos para limitar o consumo geral de carne, pois a pecuária é uma das indústrias que mais emitem CO2 e que mais utilizam, e desperdiçam, água.

Fonte: GreenMe

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você