Banheiro no espaço – Como os astronautas praticam a higiene pessoal

Durante as viagens espaciais, o uso do banheiro no espaço pelos astronautas precisa de procedimentos e materiais especiais.

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal

Usar o banheiro no espaço é uma experiência bem diferente de usar na Terra por um simples motivo: a diferença de gravidade. Por causa disso, agências espaciais do mundo todo precisam desenvolver tecnologias que permitem o manuseio dos dejetos e conforto dos astronautas.

O banheiro da Estação Espacial Internacional, por exemplo, conta com um fluxo de ar para sugar a urina e as fezes, ao invés de uma privada com água. Logo após o processo, a privada descarta os dejetos no espaço.

Os restos, no entanto, não correm o risco de caírem na Terra, pois são colocados dentro de cápsulas especiais queimadas ao entrar na atmosfera.

Como usar o banheiro no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Daily Investor Hub

Por conta da falta de gravidade, puxar a descarga num vaso cheio de água, urina e fezes no espaço iria contaminar o ambiente inteiro. Além disso, a economia de peso na produção das naves faz com que a estrutura seja única e protegida apenas por uma pequena cortina.

Continua após a publicidade

Com um único banheiro no espaço para homens e mulheres, os astronautas precisam se fixar ao vaso com a ajuda de cintos, correias e imobilizadores de pé. Só dessa maneira é possível assegurar que eles não sairão flutuando durante o momento particular.

Na hora de urinar, é preciso utilizar um tubo especial, capaz de sugar todo o líquido sem deixar restos na nave.

Continua após a publicidade

Para o descarte dos dejetos, não existe água ou descarta. O vaso separa os dejetos líquidos e lança tudo no espaço, onde são rapidamente evaporados. Em alguns casos, a urina pode ser reaproveitada e tratada para virar água potável.

Como fazer o “número dois”

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Space

Para dejetos sólidos, banheiro no espaço conta com processos um pouco mais complicados. Primeiramente eles são desidratados e desinfetados, para serem compactados e armazenados. Na maioria dos casos, eles podem ser guardados para descarte após o pouso, mas caso fiquem muito cheios, precisam ser jogados no espaço.

Continua após a publicidade

O descarte é feito dentro de uma cápsula que é completamente queimada ao entrar na atmosfera. Dessa maneira, além de não oferecer o risco de uma chuva de fezes de astronauta, o equipamento ainda pode tornar-se uma estrela cadente nos céus.

Limpeza do banheiro no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Wonderful Engineering

Além de todo o desconforto para usar o banheiro especial, os astronautas também precisam usar fraldas durante as viagens espaciais. Isso porque a experiência de lançamento é muito demorada e passa por horas de verificação de equipamentos e tecnologias.

Sendo assim, os astronautas podem ficar por muito tempo presos em seus assentos, depois que se preparam para a viagem. Nesse tempo, todos eles devem vestir fraldas, para o caso de haver necessidade.

Da mesma maneira, quando estão em missões externas à nave, não possuem acesso a banheiros no espaço. Ou seja, precisam utilizar fraldas para não perder tempo no serviço.

Continua após a publicidade

As fraldas, no entanto, são chamadas de Vestimenta de Máxima Absorção (MAG), capazes de absorver uma quantidade de fezes e urina maior que o normal.

Tomar banho no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal
Space

Usar o banheiro no espaço não resume-se a fazer necessidades fisiológicas, mas também tomar banho. No entanto, com a falta de gravidade para provocar a queda d’água, é impossível que astronautas usem chuveiros.

Na maioria das vezes, a higiene pessoal é feita com toalhas umedecidas especiais. Algumas estações espaciais mais avançadas possuem chuveiros adaptados. Nesses casos, água e espuma ficam flutuando durante o banho, podendo ser aspiradas por um dispositivo apropriado.

Fontes: Canal Tech, Mundo Educação, Olhar Digital, Tecmundo

Continua após a publicidade

Imagens: The Verge, Daily Investor Hub, Space, Wonderful Engineering

Outras postagens