Notícias

Bastidores das Bienais de arte são exibidos em websérie

O lançamento de uma nova websérie no YouTube mostra sobre os bastidores das Bienais de arte. A estreia aconteceu no último mês.

O lançamento de uma nova websérie no YouTube mostra sobre os bastidores das Bienais de arte. A estreia aconteceu no último mês. A produção, portanto, é em parceria entre a Fundação Bienal de São Paulo e a Bloomberg Philanthropies. 

Sendo assim, a webséria revela diversos procedimentos de preparação para o evento. Ou seja, a construção de uma exposição com comentários de pessoas envolvidas diretamente nos trabalhos. Como, por exemplo, curadores e arquitetos.

Além dos 5 episódios, que já estão disponíveis no YouTube, o último episódio está previsto para chegar amanhã (15). Por isso, se adequa a mesma data do final da exposição “Faz escuro mas eu canto”.

Bienal de São Paulo

Famosa por ser a maior exposição de arte contemporânea de todo o hemisfério sul, a Bienal de São Paulo ocupa a posição também da segunda mais velha do mundo. Sendo assim, através do primeiro episódio da websérie, que se chama Por dentro da Bienal de Arte de São Paulo, é possível saber sobre sua história. 

Portanto, os criadores e organizadores do evento, Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado aparecem no programa e mostram como tudo começou em 1950. Por isso, a história vem por meio de diversos registros antigos e profissionais da área com uma linguagem que atrai até mesmo o público mais jovem.

Continua após a publicidade

Ademais, no decorrer dos episódios você pode conferir também o processo de trabalho do grupo de curadoria nos bastidores das Bienais de arte. Resultado disso, são cenas com trabalhadores que imploram até mesma para esposas de artistas que já morreram para deixar as obras irem para a exposição. 

Exclusividade e dificuldades

Bastidores das Bienais de arte são revelados por meio de uma websérie

Além das pinturas mais antigas, diversas produções de artistas são feitas unicamente para a Bienal de São Paulo. Por isso, cada evento possui peças diferentes. Ou seja, a cada nova exposição existem novas obras a mostra que nunca se repetem. 

Nos bastidores das Bienais de arte é possível ver também a dificuldade dos trabalhadores em transportar as obras de arte. Em um dos episódios da websérie, por exemplo, mostra quando um muro deve ser levado de caminhão do Recôncavo Baiano até São Paulo. Por isso, vale ressaltar que somente as obras internacionais viajam de avião. 

Sendo assim, 850 trabalhos de artistas vieram de 40 países diferentes na 29ª Bienal de São Paulo. Para garantir que as obras cheguem em segurança, são necessários alguns acompanhantes que se chamam de couriers. Eles seguem os itens do local de origem até o pavilhão de exposição.  

Teaser

Até mesmo a altura adequada dos quadros para pendurar na exposição se leva em consideração. Por isso, os bastidores das Bienais de arte requerem atenção em cada detalhe dos profissionais. Como, por exemplo, arquitetos, curadores, faxineiros, pesquisadores e muitos outros.

Confira logo abaixo o teaser da websérie Por dentro da Bienal de Arte de São Paulo:

Leia também sobre Albert Einstein foi alvo de cientistas nazistas que trouxeram ideias racistas!

Próxima página »

Escolhidas para você