Curiosidades

Pesquisadores descobriram como diagnosticar depressão pela voz

Identificar depressão pela voz não é impossível, uma vez que usamos a fala e a nossa voz para transmitir aquilo que estamos sentindo.

A depressão é considerada o mal do século 21. Ela afeta mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo todo neste exato momento, segundos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, estima-se que no minimo 11 milhões de pessoas estejam sofrendo com a doença, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números indicam que existem grandes chances de você, que está me lendo, estar convivendo com essa doença.

A depressão cresce, principalmente, nos países mais desenvolvidos. Além disso, ela atinge pessoas cada vez mais jovens. Crianças e adolescentes não escapam da estatística. Ainda não existe consenso sobre a gravidade da doença, porém, sabe-se que ela pode tirar  a vida de uma pessoa através do suicídio.

Consequentemente, se a depressão cresce, a pesquisa e o estudo sobre ela também aumenta no mundo ocidental. Alguns pesquisadores descobriram que pode-se notar a depressão pela voz.

Depressão pela voz

Pesquisadores descobriram como diagnosticar depressão pela voz

Continua após a publicidade

Um novo programa de computador foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC). Ele analisa o comportamento de um paciente pela voz. “Nós nos interessamos principalmente por um sintoma que, com o tempo, os médicos perceberam que é comum nos pacientes que sofrem de depressão: uma voz monótona, plana, sem expressão”, disse em entrevista à BBC Stefan Scherer, professor do Instituto de Tecnologias Criativas da USC e um dos pesquisadores do projeto.

Uma série de exercícios de expressão orais são realizados, com a intenção de alcançar um diagnóstico. “Elas arrastam a fala, gaguejam, fazem pausas mais longas, não se esforçam direito para falar como fazem as pessoas sem depressão. A lentidão psicomotora é um dos sintomas da depressão e, sem dúvida, afeta a fala. A coordenação de músculos para produzir a fala é algo bastante complexo”, explicou o pesquisador.

Continua após a publicidade

Ferramenta contra a depressão

Pesquisadores descobriram como diagnosticar depressão pela voz

A máquina causou desconforto na comunidade médica e psicológica, uma vez que foi encarada como substituta de pessoas. Ela entraria no lugar do médico para fazer o trabalho de diagnosticar. Diante tais acusações, os pesquisadores foram rápidos em afirmar que a máquina será apenas uma ferramenta para auxilio dos médicos, e não um substituto – menos ainda, um substituto de terapia psicológica.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: Tarefa impossível: o sintoma da depressão que ninguém comenta

Fonte: BBC

Próxima página »

Escolhidas para você