Curiosidades

Pesquisadores descobriram como diagnosticar depressão pela voz

Identificar depressão pela voz não é impossível, uma vez que usamos a fala e a nossa voz para transmitir aquilo que estamos sentindo.

A depressão é considerada o mal do século 21. Ela afeta mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo todo neste exato momento, segundos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, estima-se que no minimo 11 milhões de pessoas estejam sofrendo com a doença, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números indicam que existem grandes chances de você, que está me lendo, estar convivendo com essa doença.

A depressão cresce, principalmente, nos países mais desenvolvidos. Além disso, ela atinge pessoas cada vez mais jovens. Crianças e adolescentes não escapam da estatística. Ainda não existe consenso sobre a gravidade da doença, porém, sabe-se que ela pode tirar  a vida de uma pessoa através do suicídio.

Consequentemente, se a depressão cresce, a pesquisa e o estudo sobre ela também aumenta no mundo ocidental. Alguns pesquisadores descobriram que pode-se notar a depressão pela voz.

Depressão pela voz

Pesquisadores descobriram como diagnosticar depressão pela voz

Um novo programa de computador foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC). Ele analisa o comportamento de um paciente pela voz. “Nós nos interessamos principalmente por um sintoma que, com o tempo, os médicos perceberam que é comum nos pacientes que sofrem de depressão: uma voz monótona, plana, sem expressão”, disse em entrevista à BBC Stefan Scherer, professor do Instituto de Tecnologias Criativas da USC e um dos pesquisadores do projeto.

Uma série de exercícios de expressão orais são realizados, com a intenção de alcançar um diagnóstico. “Elas arrastam a fala, gaguejam, fazem pausas mais longas, não se esforçam direito para falar como fazem as pessoas sem depressão. A lentidão psicomotora é um dos sintomas da depressão e, sem dúvida, afeta a fala. A coordenação de músculos para produzir a fala é algo bastante complexo”, explicou o pesquisador.

Ferramenta contra a depressão

Pesquisadores descobriram como diagnosticar depressão pela voz

A máquina causou desconforto na comunidade médica e psicológica, uma vez que foi encarada como substituta de pessoas. Ela entraria no lugar do médico para fazer o trabalho de diagnosticar. Diante tais acusações, os pesquisadores foram rápidos em afirmar que a máquina será apenas uma ferramenta para auxilio dos médicos, e não um substituto – menos ainda, um substituto de terapia psicológica.

Você gostou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: Tarefa impossível: o sintoma da depressão que ninguém comenta

Fonte: BBC

Próxima página »

Escolhidas para você