Beber água antes das refeições ajuda a emagrecer, diz estudo

Beber água é essencial para uma vida saudável, embora a necessidade de tomar pelo menos 2 litros de água por dia seja um mito. Apesar disso, se consumida corretamente, a água pode ajuda no combate e na prevenção de algumas doenças e, claro, ajuda a emagrecer.

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriram, por exemplo, que beber água antes das refeições pode acelerar o processo de perda de peso de forma considerável. Mas, claro, os resultados só aparecem se o hábito de beber água antes das refeições for aliado a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos.

2

O milagre da água antes das refeições

Para chegar a esta conclusão, os cientistas observaram o comportamento e os resultados de um grupo de 84 homens obesos, durante 12 semanas. Além de dieta e malhação, 41 desses voluntários foram orientados a ingerir 500 ml de água meia hora antes das refeições. Os demais tinham apenas que tentar imaginar a si mesmos satisfeitos antes de sentar à mesa.

3

Conforme os cientistas, os participantes do estudo que bebiam água antes das refeições conseguiram perder, em média, 1,3 kg a mais que os outros, por mês. Durante três meses de avaliação, os resultados foram ainda mais impressionantes, já que a perda média dessas pessoas somou quase 5 kg a mais que as do outro grupo.

Por que isso acontece?

Você quer saber por quê isso é possível, não quer? A gente explica: porque quando você consome a água antes das refeições você enche o estômago e isso aumenta a sensação de saciedade. Com menos fome na hora de fazer o prato, você tende a escolher alimentos mais leves e em menor quantidade.

1

Genial, não é? O melhor de tudo é que a água ainda melhora o funcionamento do metabolismo, deixa a digestão mais esperta e ainda atua contra a retenção de líquido, que deixa as pessoas inchadas e atrapalha na hora de ver os resultados na balança.

E se você é daqueles que, na hora da sede, prefere um belo copo de refrigerante ao invés de água, você deveria conferir esta outra matéria também: Quanto tempo as pessoas sobrevivem sem beber água?

Fonte: Veja, Vix