Ciência & Tecnologia

Você NÃO precisa beber 2 litros de água por dia, segundo a Ciência

Você vive se torturando para tomar seus 8 copos de água diariamente? Então, calma! Segundo a Ciência, Você NÃO precisa beber 2 litros de água por dia!

Atualizado em 28/09/2018

Beber água é algo extremamente importante para o bom funcionamento de nosso organismo, tanto que esta bebida chega a ser considerada a verdadeira fonte da juventude. Mas, segundo estudos, você NÃO precisa beber 2 litros de água por dia para que seu organismo esteja devidamente hidratado, sabia?

Ao contrário do todo mundo diz, a quantidade de água apropriada para cada um é algo bem pessoal e os 2 litros de água que vivem sendo recomendados por aí são apenas uma média. Claro que ficar sem beber água é desastroso para a saúde, mas tem gente que precisa de muito mais que 8 copos por dia (a medida usada para saber que você consumiu 2 litros de água) e tem gente, por outro lado, que precisa de bem menos.

2

E como descobrir se o corpo está bem hidratado, mesmo desconsiderando os tais 2 litros de água diariamente? Se você está se fazendo esta pergunta, fique sabendo que seu próprio corpo dá sinais de que precisa ou não de mais água.

1

O corpo “fala”

De acordo com estudo desenvolvido pela Universidade Monash, na Austrália, a sede é um grande sinal de necessidade de água. Mas este não é o único alerta que o organismo emite: quando o corpo precisa de água, ingerir o líquido é uma tarefa fácil. No entanto, se você já está bem hidratado, fica difícil engolir mais água.

3

É por isso que se forçar a beber 2 litros de água por dia, para algumas pessoas, é tão difícil e desagradável. Para os cientistas, quando não se precisa mais de água, pelo menos por um período, engolir a bebida parece se tornar um tipo de resistência física. Essa é a barreira que o corpo cria e que deve ser respeitada.

4

Resistência aos 2 litros de água

Para chegar a esse resultado, os especialistas observaram 20 voluntários e classificaram o esforço do grupo em engolir água em diferentes quantidades e situações. Segundo os próprios participantes, depois da prática de exercícios, durante a sede, não havia esforço; mas a resistência em engolir ficou três vezes maior quando não havia sede.

6

E, falando em água, você precisa ler ainda: Água com açúcar realmente acalma os nervos?

Fonte: Revista Galileu

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/renata/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf