Curiosidades

Benefícios do ovo, quais são? Como ele atua no organismo

Se você não gosta de ovos, talvez seja hora de experimentá-los. São diversos os benefícios do ovo, um alimento rico em vitaminas e nutrientes

O ovo é um dos alimentos mais completos e versáteis que existem. Em outras palavras, ele tem um papel valioso para quem busca uma dieta saudável e rica em nutrientes e vitaminas.

Um ovo contém pelo menos 6 gramas de proteína de alta qualidade, sendo até mesmo usado como padrão pelo qual outros alimentos são medidos. Além de proteína, os ovos possuem vitaminas, incluindo A , E e K, além de uma gama de vitaminas B, como B12 (energia), riboflavina e ácido fólico .

Acima de tudo, a composição dos ovos conta ainda com oito aminoácidos essenciais e necessários para a regeneração das células e a formação de minerais valiosos como cálcio, zinco e ferro.

Benefícios do ovo - quais são e como atuam no organismo
Fonte: Freepik

Dentro da casca, os ovos se dividem em duas partes: a clara e a gema. É muito comum consumir as duas partes juntas, apesar de também ser possível comê-las separadas. A clara de ovo contém grandes quantidades de vitamina B3, enquanto a gema de ovo contém ômega-3 e outros nutrientes importantes.

Continua após a publicidade

Quais os benefícios do ovo para a saúde?

Incluir de vez os ovos no cardápio poderá trazer vários benefícios à saúde. Em primeiro lugar, ele pode deixar você saciado por mais tempo, tornando possível evitar os ‘lanchinhos‘ paralelos ao longo do dia. Além da sensação de saciedade, existem vários outros benefícios que listamos abaixo:

1 – Ovos possuem colina

alimentos com benefícios
Fonte: Freepik

Os ovos são alimentos compostos por um nutriente chamado “colina”, que ajuda a prevenir defeitos congênitos.

A colina também é necessária na regulação das membranas celulares do corpo, decidindo o que entra e sai das células. Dessa forma, a colina também é responsável pela função hepática e pela prevenção do câncer .

As maiores fontes de colina nos alimentos são o fígado bovino e a gema de ovo.

Continua após a publicidade

2 – O ovo é um multivitamínico natural

rico em vitaminas e nutrientes
Fonte: Freepik

Somente a gema do ovo contém todos os nutrientes necessários recomendados para ingestão diária, e esse é um dos principais benefícios do ovo. Para esclarecer, ele possui a vitamina A, que é necessária para os olhos, para os ossos e para a melhoria do sistema imunológico.

Em segundo lugar, a vitamina D, que comumente é chamada de ‘vitamina produzida pelo sol’, contribui para o bom funcionamento de vários sistemas do corpo humano, como o imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.

Já a vitamina E é um antioxidante que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.

Por fim, a vitamina K que é essencial para o processo de cicatrização, saúde dos rins e formação dos ossos.

Continua após a publicidade

3 – Ovos são bons para o cabelo

ovos possuem nutrientes e vitaminas
Fonte: Freepik

Ovos caipiras também são ricos em ácidos graxos e ômega 3, que são ótimos nutrientes para o cabelo. Além disso, a vitamina B presente na gema, pode ajudar a tornar o fio mais forte e é essencial para o crescimento do cabelo. Inclusive, outro composto do ovo, o ácido fólico, também pode prevenir o envelhecimento e a queda. Um curioso benefício do ovo, não é mesmo?

4 – Aumenta a massa muscular

alimentos saudáveis
Fonte: Freepik

Quem tem um amigo musculoso e que passa um bom tempo na academia, sabe que na sua dieta o ovo cozido está no topo da lista. Isso acontece porque a proteína presente no ovo, é essencial para aumentar a massa muscular. Ou seja, sem proteína, seus músculos simplesmente não crescerão.

5. Previne o envelhecimento precoce

Fonte: Freepik

Por fim, os benefícios do ovo para a pele são inúmeros, pois os nutrientes nele presentes também estimulam a regeneração de células e consequentemente o envelhecimento precoce. Além disso, as proteínas do ovo fortalecem unhas e cabelos, enquanto as gorduras atuam combatendo a elasticidade da pele.

Como preparar ovos?

Após saber os benefícios do ovo, veja quais os tipos de preparo mais usados. Então, vale lembrar que o cozimento é considerado a melhor forma de ter uma completa absorção dos nutrientes. Porém, existem outros modos de preparo, como listados abaixo:

Continua após a publicidade

1. Frito

alimentos proteinas
Fonte: Freepik

O ovo frito é o mais simples de preparar. Esse tipo é muito consumido no café da manhã dos norte-americanos, por exemplo, acompanhado de bacon, torradas ou pães.

2. Cozido

alimentos ricos em vitaminas e nutrientes
Fonte: Freepik

Neste modo de preparo, há quem prefira gemas moles e há quem goste de gemas mais firmes. Tudo depende do tempo de fervura. Aliás, o ideal é deixar a água ferver antes de colocar o ovo e depois deixá-lo cozinhar por no máximo 10 minutos. Além disso, esse é um dos tipos de preparo mais indicados para quem deseja absorver ao máximo os nutrientes do ovo.

3. Mexidos

ovo fonte de nutrientes e vitaminas
Fonte: Freepik

Ovos mexidos são um prato feito com ovos misturados numa frigideira levemente aquecida. Normalmente, são comidos com apenas sal e manteiga, mas há quem prefira adicionar outros temperos como pimenta, por exemplo.

Além disso, ovos mexidos podem ser preparados com ou sem adição de leite. Servido com torradas de pão, presunto cozido, bacon, cogumelos torrados etc.

Continua após a publicidade

4. Omelete

benefícios do ovo cozido
Fonte: Freepik

Omeletes são fáceis e rápidas de preparar. Basta bater bem as claras e depois misturar com as gemas, adicionando sal e tempero à gosto. Após a mistura pronta, é só levar para frigideira e deixar fritar em fogo baixo. A omelete pode ser servida simples ou com guarnições diferentes como por exemplo queijo, cebola, tomate, linguiça entre outras combinações.

Quais os benefícios do ovo para perder peso?

Ao incluir os ovos na primeira refeição do dia, ou seja, no café da manhã, a tendência é comer menos depois. Como resultado, cada ovo tem aproximadamente 80 calorias e proteínas saudáveis que, dessa forma, pode ajudar na perda de peso. Outros benefícios do ovo para emagrecer são:

  • Um ovo grande contém cerca de 80 calorias;
  • Os ovos podem ajudar a aumentar o metabolismo;
  • Comer ovos pode deixar a glicose no sangue estável;
  • Comer ovos regula o hormônio da fome, portanto, causa sensação de saciedade. No entanto, o consumo de ovos deve estar aliado a uma dieta com alimentos saudáveis e a prática de atividade física.

Então, agora que você já sabe os principais benefícios do ovo, e porque ele se destaca dos outros alimentos, já não tem mais desculpas para deixá-lo fora de sua dieta. E se você gostou deste artigo, certamente irá querer ler: Claras de ovos ou ovos inteiros: o que é melhor para ganhar músculos?

Fontes: Uol, Minha Saúde, Estado de Minas

Continua após a publicidade

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você