Curiosidades

Ovos – Benefícios e malefícios para a saúde e 5 formas de prepará-los

Os ovos são muito mais do que apenas um alimento gostoso. Eles também desempenham diversas funções importantes no nosso organismo.

Os ovos são um alimento bastante presente na culinária brasileira. Além de ser delicioso ele é versátil e combina com várias refeições e pratos de comida. Salvo isso, é importante saber que eles também possuem vários benefícios para o nosso corpo. E malefícios também.

Em princípio, os ovos parecem ser simples demais para carregarem tantas coisas boas com eles mesmos. Mas, aquela simples gema contém  fonte de proteínas e é rico em antioxidantes como selênio, zinco e vitaminas A e E.

Em suma, isso significa que ele pode contribuir para o aumento da massa muscular, prevenir doenças como câncer, colesterol no intestino e anemia, prevenir o envelhecimento precoce e mantém a saúde dos ossos. Sem dúvida de que ele é indispensável, não é?

Contudo, se os ovos não forem preparados de maneira correta ele pode causar malefícios a saúde. Por exemplo, o ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonela. Essa bactéria pode provocar uma infecção no intestino que podem causar febre, vômitos e diarreias fortes.

Mas quais seriam as formas corretas de prepará-los?

Confira as 5 maneiras de se preparar ovos

1 – Ovo frito com água

Com a finalidade de fritar um ovo com um ingrediente menos calórico você pode substituir o óleo por água. Adicione uma colher de sopa de água na frigideira e feche para o ovo fritar.

Continua após a publicidade
Ovos - saiba quais os benefícios e malefícios desse alimento
Fonte: superinteressante

2 – Ovo cozinhado no micro-ondas

Eventualmente com o crescimento da tecnologia é claro que já existe uma maneira mais prática de cozinhar ovos. Usando o micro-ondas, você coloca um prato para esquentar durante um minuto.

Após esse tempo, você deposita o ovo no prato, abre e o tempera lembrando de furar a gema para ela não estourar. Enfim, você coloca tudo novamente no micro-ondas por um minuto e pronto!

Uma maneira rápida e simples de preparar sua comida.

Ovos - saiba quais os benefícios e malefícios desse alimento
Fonte: img.itdg

3 – Farofa de ovo

Para realizar essa receita você vai precisar, em primeiro lugar, de uma sopa de farinha de mandioca, uma colher de sopa de cebola picada e meia colher de sopa de óleo, manteiga ou margarina.

Enquanto o ovo cozinha, deve-se esperar a cebola dourar para, aos poucos, ir acrescentando a farinha.

Ovos - saiba quais os benefícios e malefícios desse alimento
Fonte: Comidinhas do chefe

4 – Ovo poché

O preparo do ovo poché é bem simples. Primeiramente, você deve encher um utensílio de água e colocar para ferver. Espere até a água começar a borbulhar e, por fim, acrescente o ovo quebrado. Aguarde por até sete minutos para sua refeição estar pronta.

Continua após a publicidade
Ovos - saiba quais os benefícios e malefícios desse alimento
Fonte: App da Ana

5 – Omelete de clara de ovo

Para quem não pode comer gema de ovo por conta de alguma alergia ou outro problema de saúde essa receita é a solução. Os ingredientes são:

  • 3 claras
  • 1 colher de sopa de água ou leite
  • 1 xícara chá de legumes cozidos (tomate, cenoura, brócolis)
  • ¼ de xícara de chá de queijo cottage ou ricota
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Primeiramente misture os temperos, o leite e as claras de ovo. Depois que você fizer isso, em uma frigideira pré aquecida você vai cozinhar essa mistura por dois minutos. Após esse tempo você pode acrescentar o queijo e os legumes deixando cozinhar até o queijo ter derretido. E pronto!

Ovos - saiba quais os benefícios e malefícios desse alimento
Fonte: img.vixdata

Lei também: Como cozinhar um ovo perfeito, segundo a Ciência.

Fonte: MinhaSaude

Imagem de destaque: Delicitas

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você