Curiosidades

15 fatos marcantes para saber sobre a vida de Erasmo Carlos

Após seu falecimento, a internet foi inundada de homenagens ao nosso Tremendão, um ícone que deixa uma lacuna na música e cultura popular.

O cantor e compositor Erasmo Carlos, conhecido como Tremendão, faleceu nesta terça-feira (22 de novembro de 2022), aos 81 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Mas sabe-se que nos últimos tempos, Erasmo vinha lutando contra uma síndrome edemigênica e estava internado há meses.

Aliás, chegou até a circular uma notícia de sua morte que, depois, foi esclarecida pelo próprio Erasmo em uma postagem onde ele dizia estar “muito vivo”.

Infelizmente, o cantor voltou a ser internado ontem às pressas. Após, ser intubado, Erasmo teve uma piora no seu quadro de saúde que levou ao seu falecimento.

Em suma, a síndrome edemigênica causa um desequilíbrio no corpo do paciente, e leva a um problema na manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Com efeito, Erasmo deixa dois filhos, Gil e Leonardo, frutos do primeiro casamento, e a esposa, Fernanda Passos.

Continua após a publicidade

Neste post, vamos relembrar alguns fatos marcantes da vida de Erasmo Carlos, que deixa uma lacuna na música e cultura popular do nosso país.

15 fatos marcantes sobre vida e carreira de Erasmo Carlos, o Tremendão

1. Aprendeu a tocar violão com Tim Maia

Conhecido como um dos pioneiros do rock brasileiro e por sua parceria com Roberto Carlos na Jovem Guarda, Erasmo Carlos sempre foi apaixonado por música.

Ele aprendeu a tocar violão com Tim Maia, com quem, posteriormente, chegou a formar uma banda junto com Roberto Carlos. Tim e Roberto se desentenderam, e a banda acabou sendo desfeita.

2. Erasmo esteve presente no nascimento rock n’ roll no Brasil

Erasmo Carlos participou da banda de rock, The Snakes, bem no início de sua carreira em 1957. Em suma, a banda acompanhou Cauby Peixoto e gravou a canção “Rock n’ Roll em Copacabana”.

Continua após a publicidade

Apesar de Cauby não ser exatamente um grande nome do rock brasileiro, essas famosa música é vista por críticos e estudiosos de música como o primeiro rock feito em terras tupiniquins.

3. Teve uma infância rodeada por grandes nomes da música

Foi na Tijuca onde nasceu Erasmo Esteves, em 5 de junho de 1941. Grandes nomes da MPB participaram da infância do cantor, no bairro da Zona Norte do Rio, como Tim Maia e Jorge Ben Jor.

4. Conheceu Roberto Carlos na adolescência

Na adolescência, o Tremendão gostava de se reunir com a turma no Bar do Divino, na Rua do Matoso. Aliás, foi nessa época em que ele conheceu Roberto Carlos, durante um concerto de Bill Haley no Maracanãzinho – o que teria aberto os olhos do carioca para começar seu próprio grupo.

5. Participou do programa Jovem Guarda

Erasmo se tornou amigo de Roberto Carlos e juntos de Wanderléia fizeram o programa, que semanalmente era responsável por difundir o rock no país. Dessa forma, muitas das canções eram versões nacionais de hits de bandas de sucesso na época, como os Beatles.

Continua após a publicidade

6. Revolucionou o mundo da música

O cantor promoveu algumas revoluções no mundo da música. Aliás, uma delas foi na temática erótica e sexual. Erasmo escreveu sobre sexo de maneira mais explícita quando ainda era um tabu fazer canções do gênero.

Desse modo, algumas das suas composições mais famosas são “Cavalgada”, “Fantasias”, “Calma Baby”, bem como “O Côncavo e o Convexo”, e “O Terror dos Namorados”. Além de mais tarde na carreira lançar o álbum “Sexo”.

7. Fez grandes parcerias ao longo de sua carreira

Erasmo também sempre gostou de fazer álbuns com convidados, como “Erasmo Convida” de 1980. Assim, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Los Hermanos, Emicida, Marisa Monte, Milton Nascimento, Gal Costa e Paulo Miklos são só alguns dos nomes com quem trabalhou.

8. Erasmo esteve na primeira edição do Rock in Rio

Não muito tempo longe de casa, ele voltou a morar no Rio de Janeiro após gravar “Aquarela do Brasil”, em 1969. Posteriormente, em 1985, Erasmo esteve na primeira edição do Rock in Rio.

Continua após a publicidade

9. Viveu uma fase hippie

Na década de 1970 com seu “Carlos, Erasmo”, flertou com o movimento hippie e suas temáticas. Assim, ele começou nesse disco e se perpetuou ao longo da carreira.

10. Erasmo Carlos foi alguém a frente do seu tempo

Em 2018, Erasmo lançou o álbum “Amor é isso”, um disco super atual, com grandes composições e colaborações como a de Emicida.

11. Em seu último aniversário, o Tremendão compartilhou um post autobiográfico nas redes sociais

“Sou o resultado das minhas realizações…gols e bolas na trave fazem parte do jogo já que a vida é curta e minha vontade é eterna…sou o que pude e o que tentei ser plenitude…quis ser muitos e sobrou um quando dispensei meia dúzia dos que não me souberam ser…contagiado pelo bem tornei-me um guerreiro da paz…o meu canto será ouvido assim como o som dos ventos, enquanto o sol brilhar e as lembranças resistirem…dei passos vendados em caminhos movediços para ser merecedor de um lugar no pódio do amor !!! FELIZ ANIVERSÁRIO PARA MIM !!!”.

12. Colecionou prêmios importantes ao longo de sua carreira

Em 2014, levou o prêmio na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro com o disco “Gigante Gentil”. Vale lembrar que, em 2018, o cantor foi um dos laureados no 19º Grammy Latino com o Prêmio à Excelência Musical.

Continua após a publicidade

13. Erasmo gravou mais de 500 canções de sucesso

O artista foi um dos pioneiros no rock brasileiro, trilhando uma carreira de 50 anos na música e mais de 500 canções de sucesso, como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver” e “O Bom’.

14. Um filme retrata a vida de Erasmo Carlos

Baseado no início da carreira do cantor, o filme “Minha Fama de Mau” foi lançado em 2019, com direção de Lui Farias. Assim, a cinebiografia mostra também a grande amizade com Roberto Carlos, com quem dividiu composições que marcaram gerações.

15. O Tremendão ganhou recentemente o Grammy Latino 2022

Por fim, recentemente, Erasmo levou um Grammy Latino na categoria Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa por O Futuro Pertence a… Jovem Guarda.

Fontes: Ebiografia, Letras, Nova Brasil FM, Casal Cultural

Continua após a publicidade

Leia também:

Cantores baianos – Grandes nomes e os novos cantores baianos

Cantoras americanas mais bem pagas do mundo e o quanto ganham

7 anos sem Amy Winehouse: 10 fatos sobre a cantora que você não sabia

Continua após a publicidade

Qual o verdadeiro nome dos cantores dessas 10 duplas sertanejas?

Marilyn Monroe: 20 produções sobre a estrela de Hollywood

Próxima página »

Escolhidas para você