Curiosidades

Marilyn Monroe: 20 produções sobre a estrela de Hollywood

A eterna Marilyn Monroe retorna hoje em dia em filmes, documentários, músicas, séries e outras produções diversas sobre sua vida.

Marilyn Monroe é uma atriz muito famosa que morreu em 1962, mas devido à sua popularidade e porque ela morreu repentinamente aos 36 anos, filmes, documentários e outras produções são feitas sobre sua vida.

E embora tenham se passado 60 anos desde a morte de Norma Jeane Mortenson (nome de nascimento de Monroe), ainda há muitas passagens de sua vida que são desconhecidas e que o público quer saber.

Por isso, abaixo, indicamos as melhores produções de Marilyn Monroe para você saber mais sobre a estrela de Hollywood.

20 produções sobre Marilyn Monroe

1. Blonde

Esta é a produção mais recente da história de Norma Jeane Mortenson. Aliás, quem a interpreta no longa, é Ana de Armas. ‘Blonde’ chega à Netflix depois de ser visto no Festival de Cinema de Veneza e na seção Perlak de San Sebastian. Está cercado de polêmicas, algo que o próprio diretor, Andrew Dominik, já havia alertado, garantindo que o filme iria ofender a todos.

Continua após a publicidade

Contra a imagem pré-fabricada branca e amigável de Marilyn Monroe, ‘Blonde’ conta a vida da atriz como um inferno sem trégua, um pesadelo cheio de sofrimento no qual Norma Jean foi arrastada pela misoginia, pela cruel indústria de Hollywood, pela doença mental herdada de sua mãe e seu vício em drogas.

2. Norma Jean e Marilyn

Outro filme biográfico sobre a atriz, lançado em 1996. Norma Jean e Marilyn é baseado no livro ‘Norma Jean: My Secret Life With Marilyn Monroe’ escrito pelo ator Eddie Jordan, que afirmou ter tido um relacionamento com a atriz.

O filme conta como a infeliz Norma Jean se torna a superestrela conhecida como Marilyn. Ashley Judd interpreta o papel de Norma Jean e Mira Sorvino interpreta seu alter ego.

3. Minha semana com Marilyn

Um filme de 2011 estrelado por Michelle Williams. A trama do filme é baseada nos livros de Colin Clark, que foi assistente no set de The Prince and the Showgirl, filme inglês em que Marilyn trabalhou.

Continua após a publicidade

Enquanto o marido da atriz estava fora, Clark ficou encarregado de ensinar a Marilyn o modo de vida britânico. Eles passaram uma semana juntos, e essa é a experiência que é capturada neste filme.

4. Amo Marilyn

Este documentário explora a vida íntima e os pensamentos de Marilyn Monroe através da leitura de vários documentos pessoais. Love Marilyn mostra tanto os melhores momentos de Marilyn, quando ela realiza seu sonho de ser atriz, quanto os piores.

Aliás, a última parte do filme, que mostra os problemas emocionais do astro e toda a pressão machista que ele teve que suportar em Hollywood, é bem trágica.

5. Boa noite doce Marilyn

Uma fita que explora a morte de Marilyn Monroe, contada através de flashbacks por uma suposta amiga dela. O filme insinua que a atriz não morreu de overdose, mas que não queria continuar vivendo e encomendou alguém para acabar com seu sofrimento.

Continua após a publicidade

Toda essa tragédia é intercalada com sequências de sua juventude, como a famosa ocasião em que cantou parabéns ao presidente.

6. A vida secreta de Marilyn Monroe

Ao longo de quatro horas, a minissérie, baseada no volume de J. Randy Taraborrelli, revela alguns dos segredos mais bem guardados da atriz, interpretada por Kelli Garner – de um ângulo diferente.

Neste caso, o foco está nas mulheres que cercaram a fortuna de Hollywood, especialmente sua mãe, Gladys Mortenson – interpretada por Susana Sarandon. Outros atores como Emily Watson e Jeffrey Dean Morgan também fazem parte do elenco desta minissérie.

7. Marilyn Monroe: Os Últimos Dias

Pode não ser um documentário adequado para todos os públicos, mas é para os mais curiosos. Nele, eles mostram os últimos meses da atriz incluindo não só toda a sua vida amorosa agitada e tumultuada, mas também a justaposição às drogas e espinhas e depressão, bem como sua demissão.

Continua após a publicidade

Assim, essa produção inclui imagens nunca antes vistas dela. Também tem entrevistas inéditas com algumas das pessoas que cercaram Marilyn durante seus últimos meses de vida.

8. Reelaborado: Marilyn Monroe’

Com a intenção de revelar uma nova história sobre a estrela de Hollywood, Sam starbucks (diretor da série documental) mostra uma mulher complexa e poderosa e à frente de seu tempo. 

Em suma, a trama conta como Norma se recusou a se conformar às pressões sociais. Tudo isso, a partir de um filme pouco conhecido, bem como histórias de mulheres próximas a Marilyn como sua amiga Amy Verde.

9. Niágara

É considerado o filme que trouxe “a loira bombástica” ao estrelato e um dos mais aclamados da época. Com Joseph Cotten, Jean Peters e Max Showalter em papéis coadjuvantes, a história relata o plano de Rose de assassinar, fingindo chance, seu marido George durante seu delírio nas Cataratas do Niágara.

Continua após a publicidade

Mas, como sempre, as coisas não saem conforme o planejado. Assim, é também um dos poucos filmes noir da época a ser filmado em Technicolor de três cores.

10. O mistério de Marilyn Monroe: as fitas inéditas

Este documentário centra o seu interesse nos acontecimentos ocorridos na noite de 22 de agosto de 1962, em que a atriz faleceu. Para explicar minuto a minuto o que aconteceu, a diretora usa uma série de fitas inéditas e depoimentos de pessoas mais próximas a ela naquela época. O documentário está disponível na Netflix.

Músicas sobre Marilyn Monroe

Além de produções audiovisuais, Marilyn Monroe inspirou o universo da música. Aqui estão algumas músicas sobre a diva do cinema:

11. Candle in the Wind – Elton John

A música foi originalmente escrita em 1973, 11 anos após a morte de Marilyn. Posteriormente, em 1997, com a morte de Lady Di, foi feita uma nova versão, que continua sendo uma das músicas de maior sucesso da história.

Continua após a publicidade

12. Who Killed Marilyn? – Glenn Danzig

O single foi o primeiro de Danzig, mas foi incluído em várias coleções de sua banda, Misfits. A música sugere que a atriz foi assassinada.

13. Marilyn Monroe – Pharrell Williams

A música pertence ao seu segundo álbum, intitulado Girl e menciona algumas grandes mulheres da história.

14. ¿Quién mató a Marilyn? – Los prisioneros

A música fala sobre o mistério em torno da morte de Marilyn. No entanto, a banda não estava tão interessada em Marilyn, na verdade. Assim, a música é um comentário sobre o culto de celebridades estrangeiras.

15. Material Girl– Madonna

A rainha do pop citou Marilyn como uma de suas principais referências. No vídeo Material Girl, ele homenageia seu filme Gentlemen Prefer Blondes. Anos depois, na Vogue, ela é mencionada como um ícone da moda.

Continua após a publicidade

16. Ana Belén – Marilyn

A cantora espanhola narra alguns momentos da vida de Marilyn e especula sobre como ela se sentiu e como sua vida poderia se tornar difícil.

17. National Anthem – Lana del Rey

O artista evoca o momento em que Monroe cantou Happy Birthday para o então presidente JF Kennedy.

18. Marilyn Monroe – Nicki Minaj

“Às vezes me sinto como Marilyn Monroe. Sou insegura, cometo erros, às vezes me sinto no fim do caminho.” Esta é a menção do rapper a Marilyn.

19. Photograph – Def Leppard

Diz-se que a música é uma homenagem a Marilyn, mas há versões conflitantes sobre seu significado. Desse modo, no videoclip podemos ver vários imitadores de Marilyn que recriam alguns momentos chave da sua carreira.

Continua após a publicidade

20. 1963 – New Order

Por fim, essa música imagina um cenário hipotético em que Jackie Kennedy é quem é assassinado graças a JF Kennedy, tudo para estar com Marilyn Monroe.

Fontes: Reserva Cinéfila, Farout Magazine

Leia também:

Atriz de iCarly lança autobiografia polêmica e fala sobre sua carreira

Continua após a publicidade

Tim Burton, quem é? Biografia, carreira e principais filmes do diretor

Elvis Presley: 15 curiosidade sobre o Rei do Rock

A vida de Chris Rock, criador da série Todo Mundo Odeia o Chris

20 fatos sobre a vida do ator Will Smith

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você