Bitcoin, o que é? Como funciona, como comprar e investir a moeda digital

Todo mundo fala em bitcoin, mas você sabe do que se trata? E se fosse para comprar, saberia onde procurar a moeda digital? A gente te explica

Certamente você já ouviu falar de bitcoin, uma vez que a moeda digital é a mais conhecida do mundo. Basicamente, ela é utilizada para comprar e vender produtos e serviços pela internet.

Apesar disso, ela é diferente das moedas habituais que conhecemos. Ela não se parece com o real ou dólar. Ou seja, o Bitcoin hoje só existe no meio virtual, sendo guardadas em uma carteira digital.

História do bitcoin

Bitcoin - tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital
Forbes

Primeiramente, o bitcoin surgiu em 2009. O objetivo era facilitar as negociações pela internet. Além disso, não se sabe muito sobre o seu criador. Sabe-se apenas que trata-se de um programador, ou grupo de programadores, que utiliza o pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Satoshi também é o nome dado a menor fração do Bitcoin. Ou seja, são centavos da moeda, no valor de um centésimo de milionésimo de bitcoin. Além disso, o ideal era funcionar como uma moeda descentralizada, sem uma instituição financeira, como um banco, para intermediar a troca de dinheiro entre duas pessoas.

Dessa forma, as transações pela internet poderiam ser mais rápidas, baratas. Além disso, as moedas poderiam ser utilizadas em qualquer país, sem limites ou condições especiais.

Assim que foi criado, o bitcoin se tornou uma oportunidade de um “investimento” com alto potencial de retorno. Milhares de pessoas multiplicaram seu dinheiro com a compra de Bitcoins.

 Criptografia

Bitcoin - tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital
Jornal Contábil

Primeiramente, o sistema de bitcoin usa a criptografia como base. É ela que garante o funcionamento do sistema e que todas as transações sejam realizadas de forma segura e anônima. Consequentemente, eles também são chamados de criptomoedas.

O processamento das transações é realizado pelos chamados mineradores. Isso só é possível por que a moeda não é regulamentada por nenhuma autoridade financeira.

Apesar de tudo, pode parecer complicado inicialmente. Mas o estudo e a prática ajudam na hora de lidar com bitcoins.

Como funciona o bitcoin?

Bitcoin - tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital
Gizmodo

Inicialmente, é preciso dizer que bitcoins são moedas virtuais, armazenadas em carteiras digitais, que podem estar online ou instaladas no computador/celular. Elas funcionam através de um código complexo, único e que não pode ser alterado isoladamente. Além disso, ao usa-la, gera-se um código, que também pode ser chamado de assinatura digital.

As transações são protegidas por criptografia, ou seja, anônimas e praticamente impossíveis de interceptar. O código é verificado por mineradores, que irão validar a transação e conectar as duas carteiras digitais envolvidas. Depois de concluídas, as transações são incorporadas ao Blockchain, um banco de dados que contém o registro de todas as transações realizadas.

Além disso, o Blockchain comprova que uma transação foi feita e garante a sua segurança sem que um banco a centralize. O registro das transações e valores fica público, mas as pessoas (ou empresas) envolvidas nas transações são anônimas. Os mineradores são recompensados com Bitcoins ou fragmentos da moeda.

Por fim, quem recebeu o pagamento em Bitcoins pode trocá-los por dinheiro em casas de câmbio específicas de Bitcoin.

Como investir em bitcoin

Bitcoin - tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital
Coindesk

Primeiramente, existiu uma grande e rápida valorização dos Bitcoins assim que foi criado. Neste momento ele atraiu milhares de investidores espalhados pelo mundo. Além de deixar de ser vista apenas como um meio de pagamento, ela também passou a ser vista como possibilidade de investimento.

A lógica é a mesma de qualquer investimento em um mercado financeiro. Inicialmente você compra Bitcoins a um preço baixo e espera sua valorização. Assim como os investidores que enriqueceram com a Bolsa de Valores, é necessário aproveitar as melhores oportunidades de investir no momento certo.

Como comprar a criptomoeda?

Bitcoin - tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital
O Globo

Primeiramente, crie sua carteira virtual. Você fará isso através das exchanges, empresas que comercializam essa moedas. Você compra por elas e automaticamente armazenados em sua conta.

Você pode comprar moedas e pagar através de transferências, cartões de crédito ou até boletos. Para não perder dinheiro, é preciso acompanhar gráficos e análises sobre o movimento de preços dessas moedas.

Atualmente, um bitcoin está no valor de 41 mil reais. Apesar disso, esse preço varia conforme a movimentação do mercado.

Além disso, este investimento é novo e o volume de investidores ainda está em crescimento. Ou seja, a análise técnica pode ser imprecisa e acabar não funcionando tão bem quanto no mercado de ações.

Por fim, em caso de fraudes, ataques virtuais e erros no servidor, nada e ninguém poderá assegurar as suas moedas. Isso por que não existe regulamentação. Uma dica é procurar “exchanges” brasileiras e com uma grande quantidade de investidores.

Segurança e como conseguir

Bitcoin - tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital
Info Money

Primeiramente, a criptografia garante um alto nível de segurança para a moeda digital. Ou seja, ela impede que as suas moedas sejam roubadas. Ainda assim, não existe regulamentação para o uso dela. Ou seja, não existe nenhuma medida legal que te proteja se perder as suas moedas digitais.

Para conseguir as moedas, você pode comprar em exchanges ou vendendo produtos ou serviços e aceitando a moeda como forma de pagamento. Além disso, você pode conseguir minerando as moedas e ganhando em jogos e sites.

Além disso, através de sites conhecidos como “Torneiras de Bitcoins”, usuários podem ganhar frações da criptomoedas apenas clicando em anúncios ou ganhando sorteios. Na maioria das vezes, esses sites cobram o acesso ou ganham através de anunciantes.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Moedas mais raras e valiosas do mundo, que valem milhões

Fonte: B, BH

Imagens: Crypto Pedro

Outras postagens