Ciência & Tecnologia

Bom humor, como manter? Hormônios do humor e benefícios

O bom humor faz bem tanto para o físico, quanto para o mental de uma pessoa. Além de ajudar a manter uma vida saudável e mais feliz.

O bom humor é um estado emocional positivo, permitindo que a pessoa tenha uma visão mais otimista diante às diversidades que a vida proporciona. Pessoas bem humoradas demonstram maior facilidade em encontrar respostas e soluções, como também ajudar os outros ao seu redor.

Que é muito melhor conviver com alguém com bom humor, ao contrário de alguém com mau humor, é indiscutível. Afinal, uma pessoa que emana energias negativas o tempo todo, pode se tornar um peso. Enquanto que com bom humor, a pessoa deixa o ambiente mais leve, com vibrações boas, e assim, tudo fica mais fácil de lidar.

Porém, nem sempre dá para manter o bom humor, afinal, são tantas reviravoltas que podem acontecer ao longo de um dia. Mas uma coisa é certa, o bom humor pode ajudar em várias situações da vida. Seja no ambiente familiar, no trabalho ou em relacionamentos.

Mas o principal é que o bom humor influencia na maneira que a pessoa vive e na sua autoestima, e assim, ajuda a melhorar sua saúde e a viver bem.

Continua após a publicidade

O que é humor?

Imagem: Vita

O humor pode ser definido pelo estado de ânimo que uma pessoa se encontra em determinado momento. Ou seja, o termo humor represente o grau, a intensidade e o bem-estar psicológico e emocional de uma pessoa. Ou simplesmente, o estado de espírito que uma pessoa se encontra.

Muitas vezes essas características estão ligadas a personalidade. Uma pessoa pode ser naturalmente mais alegre, divertida e comunicativa. Enquanto outra pode ser completamente o oposto.

Entretanto, independentemente da personalidade, todos estão propensos a ter momentos felizes ou tristes ao longo da vida. Afinal, há momentos de estresse, problemas familiares, financeiros ou profissionais.

Então, o ideal seria lidar com esses problemas com bom humor e positividade, assim as soluções seriam encontradas mais facilmente.

Continua após a publicidade

Os benefícios do bom humor para a saúde

Image: Notícia ao minuto

De acordo com médicos e especialistas, tanto as emoções negativas, quanto as positivas, exercem grande poder na saúde mental e física de uma pessoa.

Ou seja, emoções negativas fazem com que haja um desequilíbrio hormonal no corpo, ocasionando doenças como: depressão, estresse, ansiedade, irritabilidade, pressão alta, hiper ou hipoglicemia, insônia, gastrite, enxaquecas, etc.

Da mesma forma, as emoções positivas liberam hormônios no corpo, só que são benéficos à saúde. Como é o caso da endorfina, que dá a sensação de felicidade.

E o resultado são pessoas felizes e saudáveis, com um desempenho melhor no trabalho, na vida familiar e social. Em outras palavras, os benefícios do bom humor na saúde são:

Continua após a publicidade

– redução do risco de doenças cardiovasculares, sendo que há o aumento do fluxo sanguíneo e relaxamento dos vasos.

– o ato de dar risada fortalece o sistema imunológico, ou seja, a pessoa não adoece com facilidade, e é capaz de contagiar todos ao redor.

– melhora o lado criativo, estimula a intuição, sentimentos positivos, percepção e sensação.

– uma vida mais longa e saudável.

Continua após a publicidade

Hormônios do humor

Imagem: UOL

Os hormônios serotonina e endorfina auxiliam para melhorar o humor de uma pessoa. Onde a serotonina é um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer e realização. Enquanto que a endorfina é responsável pela sensação de bem-estar.

Por isso, quando há pouca produção desses hormônios, as capacidades físicas e mentais são prejudicadas, causando insônia e aumento da pressão arterial. Consequentemente, abalando a saúde e acabando com o bom humor.

Como manter o bom humor naturalmente

Boa alimentação

Imagem: Sucesso SA

Manter uma boa alimentação, saudável, balanceada e rica em nutrientes, é o primeiro passo para se manter o bom humor. Mas não se esqueça do doce, em quantidade equilibrada, pois, doces como o chocolate podem aumentar a produção de serotonina.

Pratique exercícios regularmente

Imagem: Notiserra SC

Praticar exercícios, ou seja qual for a atividade física, funciona como um antidepressivo natural. Pois exercícios físicos aumentam a produção de serotonina e endorfina, o que proporciona a sensação de bem-estar e contentamento. Além de combater o sedentarismo e doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade

Hobby

Imagem: LoveZ

Sempre que possível, tire um tempo para você mesmo, medite, descanse, tome sol, pratique alguma atividade ou faça passeios. Não importa se sozinho ou com amigos e familiares, o importante é fazer o que te faz feliz.

Outra sugestão é, ouça música, que seja capaz de te fazer relaxar. Ou quem sabe, aprenda a tocar algum instrumento, pode ser relaxante. Por fim, ajude as pessoas, nada mais gratificante do que ajudar quem precisa.

Expressar sentimentos

Imagem: Veja

Guardar sentimentos para você mesmo pode ser bastante prejudicial à saúde. Por isso, procure expressar seus sentimentos, temores, preocupações e incertezas, de forma saudável.

Assim, além de se sentir melhor, estará dando a oportunidade para que as pessoas próximas a você possam ajuda-lo.

Continua após a publicidade

Procure cultivar bons relacionamentos, e se afaste de pessoas tóxicas. Por fim, reaja com bom humor em todas as ocasiões, tente ver o lado positivo, independente da situação.

Terapia

Imagem: Super Interessante

Isso mesmo, se mesmo com todas as dicas acima, você ainda não consegue ficar de bom humor e ter uma vida saudável, então, fazer terapia pode ser uma boa solução.

Afinal, falar com um especialista, pode ajudar a chegar à raiz do seu problema. E o mais importante, ajudar a encontrar uma melhor e mais eficaz solução, e mais rápido.

E você, consegue manter o bom humor, independente da situação? Se gostou do nosso post, veja também: Senso de humor – O que é, importância e como descobrir se você possui

Continua após a publicidade

Fonte: Sb Coaching, Vittude, Terapia de bolso, JRM Coaching

Imagens: Viva mais verde, Vita, Notícia ao minuto, UOL, Sucesso SA, Notiserra SC, LoveZ, Veja, Super Interessante

Próxima página »

Escolhidas para você