Curiosidades

Senso de humor – O que é, importância e como descobrir se você possui

E o que muitos não sabem é que o senso de humor pode ser extremamente positivo para quem busca uma melhor qualidade de vida.

Você tem um bom senso de humor? O termo faz referência a uma das mais valorizadas qualidade de um ser humano, o de rir e fazer rir. Desta forma as pessoas são capazes de brincar bem como fazer os outro rirem. Ou seja, uma grande de virtude assim como inconsciente que alivia tensões e transforma momentos tristes e tensos.

Até porque o humor é uma forma de expressar ideias. Contudo o termo “senso de humor” também é muito polêmico, já que muito se fala sobre os seus limites. Uma piada em um momento inoportuno, um tema que deve ser levado a sério bem como assuntos que não devem ser tratados de forma engraçada.

É o que chamamos de politicamente correto, já que para ser engraçado a piada não deve machucar nem diminuir ninguém. Contudo, o povo brasileiro é muito conhecido por rir de tudo, ou rir da desgraça. Por conta disso o senso de humor é bem visto por uns assim como algo muito polêmico para outros, porém todos nós sabemos que rir faz bem.

A importância de rir

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Huff Post Brasil

Rir é algo muito importante, por mais que possa parecer algo fútil. Em outras palavras, ele permite que sejamos espontâneos bem como nos ajuda a superar situações difíceis. Portanto, o senso de humor pode nos ajudar a renovar e melhorar a nossa disposição e assim enfrentar as dificuldades do mundo.

Continua após a publicidade

Assim como, de acordo com Freud, o riso possui um papel muito importante dentre da teoria psicanalítica. Desta forma, quando temos momentos divertidos o nosso inconsciente está claramente se expressando. Assim como um único momento de riso é muito mais tranquilizante do que quando planejamos tarefas para isso, além de revelar nossos desejos e sentimentos profundos.

Mas o que exatamente é senso de humor?

O senso de humor é nada mais nada menos do que a nossa capacidade de identificar momentos e assuntos e assim gerar uma piada. Desta forma você cria uma situação engraçada e logo causa o riso, ou ri de situações atípicas. Ou seja, ter senso de humor é uma qualidade própria da personalidade.

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Bebê Abril

Portanto nem todos possuem essa capacidade de enxergar o mundo de uma maneira mais leve bem como achar graça em vários momentos. Logo quem detêm essa característica normalmente não se chateia com facilidade além de conseguir ver o lado engraçado e menos dramático em situações difíceis.

Por outro lado, muitas das vezes esse “sendo de humor” pode acabar ultrapassando o “limite”. Devido a isso o termo também é motivo de muita polêmica, como dito anteriormente. O que chamamos de politicamente correto.

Continua após a publicidade

Como funciona o “senso de humor”

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Portal Leouve

Como mencionamos anteriormente senso de humor é a habilidade de criar piadas engraçadas em vários tipos de situações. Bem como achar tais momentos engraçadas. Desta forma transformamos situações de dificuldades como forma de torna-las menos assustadoras ou emergenciais.

Até porque as pessoas acabam rindo das mais diferentes situações, podendo fazer sentido ou se despender de um sentido absurdo. A partir disso ocorre o riso e um mal entendido, normalmente gerado de um duplo sentido. Bem como da origem a três tipos de piada: o comentário engraçado, a tendenciosa ou inocente a piada “verde”, de conteúdo sexual o obsceno.

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Bigsta

Portanto existem diversos tipos de senso de humor assim como varia de pessoa pra pessoa. Isso acontece pois cada indivíduo tem uma visão de mundo, ou seja, possui assuntos que acham engraçado e outros que não. Como por exemplo o humor britânico, que possui alto nível de sarcasmo e ironia, ou o humor negro que é considerado moralmente incorreto.

Rir do ridículo ou de defeitos

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Humorista Ceará como Sílvio Santos

O ridículo é quando existe uma desproporção entre os elementos de uma situação. Como por exemplo os palhaços que usam sapatos grandes e maquiagem exagerada ou quando alguém tropeça. Outra forma são as imitações feita por humoristas, onde ridicularizam figuras de poder.

Continua após a publicidade

Assim eles pegam características marcantes ou aspectos que aconteceram com certa personalidade e as reencenam de forma exagerada. Desta forma eles expressam crítica assim como muito agressivas na maioria das vezes. Como resultado essa forma de senso de humor são instrumentos que permitem questionar comportamentos. Como por exemplo:

Mãe e filho:– Filho, nunca minta, as pessoas mentirosas nunca serão algo na vida.– Então, por que votamos nos candidatos que nunca cumprem o que prometem?

Contudo, quando eles são dirigidos a pessoas vulneráveis com o único intuito de discriminação ou diminuição o efeito é o contrário. Ou seja, não causa nenhum tipo de riso bem como gera desconforto, estabelecendo uma relação de poder vertical. Portanto neste caso ocorro o clássico “rir das pessoas e não com elas”.

Piadas picantes e inocentes

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Jornal da Record

Outro assunto muito explorado no senso de humor são os sexuais, principalmente os que possuem conteúdo de duplo sentido. No geral ele nos trazem a um primeiro plano assuntos que não deixam de ser tabus, em ao menos falar exatamente no assunto. Desta forma por um lado elas conseguem ser afirmações que não tem nada a ver com o sexo, mas por outro tudo a ver.

Continua após a publicidade

Por outro lado as piadas ingênuas e inocentes também causam bastante risos. Elas possuem uma espécie de humor “branco”, portanto o seu humor não possui uma agressão camuflada nem mesmo um duplo sentido. Desta forma elas são fundamentadas em algo mais puro, com jogadas mentais da linguagem. Como por exemplo:

Um morcego bebê diz ao seu amigo:

– Como você se chama?

– “Vam” – o segundo responde.

Continua após a publicidade

– “Vam”, o que? – pergunta de novo o primeiro.

– “Vam piro”. E você?

– Eu me chamo “Outro”

– “Outro”, o que?

Continua após a publicidade

– “Outro vam piro”.

6 sinais que indicam que você tem um bom senso de humor

Você prioriza o riso

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Clínica Tutóia

Como já dizia um famoso ditado antigo: “a vida é melhor quando damos risada”. Portanto é visível que pessoas que valorizam o riso possuem uma melhor qualidade de vida. Assim como, quem possui um bom senso de humor não faz apenas outras pessoas sorrirem mas também prioriza o ato de “rir” em sua própria vida.

Você pratica a autoaceitação

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Crescer e Transcender

Admitir seus erros bem como saber tirar proveito de situações ruins não é algo fácil. Porém as pessoas que possui um bom senso de humor conseguem abraçar melhor os seus defeitos de uma forma mais leve, rindo. Desta forma eles conseguem se libertar desses problemas de uma maneira saudável bem como praticar a autoaceitação.

Você é criativo

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
P3K Comunicações

A quem pense que ser engraçado é fácil. Pelo contrário, é preciso muita criatividade para criar piadas e brincadeiras e assim gerar risos. Portanto pessoas com um bom senso de humor tendem a ser mais criativas assim como o riso melhora a memória de curto prazo.

Continua após a publicidade

Você é meticuloso

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
InteliGov

Há uma grande diferença entre o humor bem intencionado e piadas de mal gosto. Assim, as pessoas que possuem um bom senso de humor sabem exatamente a diferença entre eles. Pois o humor deve alegrar, gerar situações engraçadas bem como o riso, não para gerar bullying ou diminuir outras pessoas.

Você tem um bem-estar físico e mental

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Wix

Todos nós já sabemos que rir faz bem não é mesmo? Desta forma rir estimula os nossos órgãos internos além de reforçar o sistema imunológico e aliviar dores. Ou seja, o bom humor nos beneficia física e emocionalmente. Portanto pessoas que são bem humoradas detêm de uma melhor saúde, tanto física quando mental assim como conseguem enfrentar dores e estresses de uma melhor forma.

Envelhecer é normal

Senso de humor - o que é, características e polêmicas
Nadlani.si

Muitas pessoas vivem preocupadas com o tempo assim como cada dia elas estão ficando mais e mais velhas. Porém pessoas com um bom humor levam tudo isso de uma forma muito boa, o que os ajudam a ter uma vida mais longa. Desta forma fazem piadinhas sobre envelhecer ou como já estão passando do ponto.

E você, tem um bom senso de humor?

Continua após a publicidade

E se gosto do nosso post confira também: Piadas idiotas, mas que vão fazer você dar risadas

Fontes: A mente é maravilhosa, Huff Post e Significados

Imagens: Pinterest , Jornal da Record, Tribuna do Paraná, Huff Post Brasil, Bebê Abril, Portal Leouve, Bigsta, Clínica Tutóia, Crescer e Transcender, P3K Comunicações, Wix, Nadlani.si, InteliGov.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você