Mundo Animal

Bull Terrier – Origem da raça, características e curiosidades

O bull terrier é uma raça antiga de cães. Divertidos, leais, teimosos e cheios de energia, essa raça é muito fiel e divertida.

Em primeiro lugar, o bull terrier é uma raça forte, teimosa e fofa de cachorros. Ele é bem diferente pit bull, fisicamente e psicologicamente. É da família terrier e é de origem inglesa, diretamente da Inglaterra. Originalmente tinha como função ser um cão de luta.

De fato, o tamanho médio que o macho pode chegar é entre 53 cm e 55 cm, com peso médio de 26 kg. Já a fêmea, tem altura média igual a do macho, porém, com peso médio de 22 kg. Em questão de inteligência, isto é, ocupa a 66ª posição do ranking.

Em suma, é uma raça muito energética, ama brincadeiras, normalmente se dá bem com outros cães e estranhos. Tem um sensor médio de proteção, e uma certa tolerância para o calor e frio. Tem grande apego no dono. Entretanto, não é tão fácil para treinar e definitivamente, não é cão de guarda.

Origem e história do Bull Terrier

Bull Terrier - Raça, características e curiosidades
Imagem: Wikipedia

Muito tempo atrás, lutas com touros e brigas de cães eram, infelizmente, considerado entretenimento para muitos europeus, que sempre testavam novos tipos de cruzamentos para criarem o cão de briga perfeito. Em contrapartida, volta de 1835, um cruzamento de um bulldog e um terrier inglês acabou produzindo o habilidoso bull e terrier.

Continua após a publicidade

Surpreendentemente, outro cruzamento com o pointer espanhol trouxe o tamanho necessário, resultando em um tenaz, ágil e forte cão, nomeando os pits. O interesse pela exibição de cachorros aumentou na Inglaterra, porém ninguém deu atenção pra esses cães que eram sempre associados com as baixas camadas da sociedade.

Com a enfim proibição das lutas de cães, alguns donos de bull terriers se voltaram para essa nova modalidade e então, começaram a aprimorar a aparência dos cachorros. Em meados de 1860, o até então bull e terrier com o white english terrier e o dálmata, produzindo uma linhagem branca que passou a se chamar bull terriers. Essa linhagem branca alcançou sucesso instantâneo. E se tornaram companhia da moda para os jovens rapazes que queriam um cão com estilo másculo ao lado.

Eles eram famosos por saberem se defender, porém, não provocar brigas, sendo chamados de “o cavaleiro branco”. Além disso, eles foram se tornando mais ágeis com o tempo e a cabeça característica do bull terrier evoluiu. Em 1900, novos cruzamentos, dessa vez com os staffordshire bull terrier, fizeram com que a cor voltasse para a raça.

Em 1936, ganhou status de variedade à parte no AKC. O branco ainda é o mais popular, mas ambas as cores são populares em exibições e cachorros de estimação.

Continua após a publicidade

Temperamento

Bull Terrier - Raça, características e curiosidades
Imagem: Info escola

Eles costumam ser exuberantes, cômicos, brincalhões, brutos e levados. São criativos e são teimosos até o fim. Ele necessita de exercícios físicos e mentais todos os dias para que ele exercite a mandíbula. Apesar de demonstrar ser difícil, tem natureza doce, afetuosa e devota. Ele não late muito, devido à característica mais tímida.

Como cuidar

Bull Terrier - Raça, características e curiosidades
Imagem: Fofuxo

Ele precisa ser entretido, preferencialmente, com exercícios e estímulos mentais. Ele gosta muito de corrida, mas é interessante deixar que ele corra em áreas seguras. Ele não deve ficar ao ar livre, mas em uma casa com acesso ao quintal. Os cuidados com o pelo são mínimos. Entretanto, podem acabar desenvolvendo câncer de pele se usarem protetor solar quando pega sol. Pode ser usado protetor solar para bebês humanos.

Ele deve se exercitar diariamente por uma hora. Portanto, é ideal que ele caminhe 13 km na semana. Ele tem um nível de exercícios bem alto, e o dono deve acompanhar o ritmo.

Saúde

Bull Terrier - Raça, características e curiosidades
Imagem: Animal e pet shop

Eventualmente, ele vai acompanhar o dono em todos os momentos de adrenalina, fazendo com que ele se torne um atlético e robusto amigo no dia a dia, disposto a estar sempre brincando. A personalidade dele requer um líder que imponha regras, dando voz firme de comando. Caso contrário, ele pode apresentar comportamentos inadequados. Disciplina e obediência trazem ótimos resultados a longo prazo. Vive em média de 11 a 14 anos.

Continua após a publicidade

Cuidados

Bull Terrier - Raça, características e curiosidades
Imagem: Pixabay

É ideal que ele seja estimulado a correr livre pelo chão. Primordialmente, dois banhos por mês, com a água morna, devem ser suficientes, não exagere no shampoo. A escovação pode ser feita apenas duas vezes na semana. De forma leve. As unhas da raça devem sempre estar com a manutenção em dia. Suas orelhas deve ser regularmente limpas, para não acumular sujeira ou cera.

Curiosidades

Bull Terrier - Raça, características e curiosidades
Imagem: Bicho maníaco

Essa raça possui um fã-clube: o The Bull Terrier Club of America, onde, eventualmente, podem encontrar desde a história até possíveis locais de adoção. Eles são protetores, sempre pronto para defender membros da família. Ele possui algumas semelhanças com o pit bull, em questão de fácil adaptação, lealdade e agilidade. Porém, o pitbull é fácil de ser treinado, já o bull terrier não se importa de passar um dia tranquilo, além de ser mais desobediente.

Eles possuem duas variedades de tamanho: standard e miniatura. Embora, a versão miniatura tem 10 centímetros de altura, pesando, no máximo, 15 quilogramas. Se não receberem exercício e atenção suficientes dos donos, eles podem ser destrutivos.

Por fim, eles provavelmente não são uma boa opção para donos de primeira viagem, nem são recomendados em geral para lares com outros animais de estimação ou crianças irresponsáveis.

Continua após a publicidade

E então? Gostou da matéria? Veja também: Mundo animal – 23 curiosidades incríveis sobre os animais e seus hábitos

Fontes: Tudo sobre cachorros, Dog hero, Petz, Hills pet, Pet love

Imagem de destaque: Animal e pet shop

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você