Curiosidades

Cabelos brancos: o que faz nascer? Mitos e verdades sobre eles

Quando começam a aparecer os cabelos brancos é comum as pessoas se desesperarem. Por isso, listamos mitos e verdade para desmistificá-los.

Para algumas mulheres, ter que assumir os cabelos brancos é um grande desafio. Na verdade, existem também homens que não conseguem aceitar esse fato. Porém, a verdade é que cabelos brancos serão uma realidade na vida de todos, mais dia, menos dia.

Aliás, existe até mesmo um nome técnico do embranquecimento dos fios: canície. Sabia disso?

Mas, voltando ao assunto inicial, mesmo que a maioria ainda entre em pânico ao menor sinal de fios brancos, já é possível perceber um número de pessoas que pararam de brigar com esses sinais da idade. Até mesmo entre as mulheres, em que o mais comum é tingir os cabelos brancos, os cabelos grisalhos estão sendo mais valorizados.

Hoje em dia, é bem mais comum encontrarmos mulheres com os seus cabelos naturais e grisalhos. E, quando não é assim, têm ainda aquelas que já descolorem tudo, para que o platinado artificial se mescle ao cabelos brancos de uma só vez. E, fala sério, o resultado é sempre muito legal.

Como nós, do Segredos do Mundo, acreditamos que o importante é ser feliz e aceitar cada etapa da vida, preparamos uma matéria especial sobre cabelos brancos. Abaixo, separamos alguns mitos e verdades para que todo mundo tenha mais informação sobre o assunto. E ainda para que as pessoas encarem esse embranquecimento como uma parte divertida da vida.

Como surgem os cabelos brancos?

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

Mas, antes de irmos às curiosidades, vale ressaltar que os cabelos brancos podem começar a surgir em qualquer idade da vida. Basicamente, eles ocorrem devido à morte celular programada dos melanócitos. Ou seja, as células que produzem a melanina, o pigmento que dá a cor aos cabelos.

No entanto, isso ocorre por determinação genética. O que significa que pode variar de acordo com as pessoas e à raça que ela pertence.

Além do mais, o tom de pele pode também influenciar essa questão. Por exemplo, em pessoas mais brancas, esse processo pode começar por volta de 35 a 45 anos. Já, em pessoas mais amarelas,  entre 45 e 55. Nos negros, por outro lado, o cabelos brancos demoram mais a surgir, só por volta dos 55 e 65 anos.

Portanto, a cor dos cabelos não afetará em nada, nem na quantidade e nem no aparecimento dos cabelos brancos, como muitos imaginam. Mesmo que os cabelos mais escuros ressaltem mais o grisalho, devido ao contraste entre as duas tonalidades.

É possível retardar o nascimento dos fios brancos?

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

Basicamente, a solução para os nossos problemas seria conseguir manter os melanócitos viáveis e jovens. Isso porque são eles que fazem com que os cabelos fiquem brancos.

No entanto, essa questão ainda é uma incógnita. Até porque os produtos que existem hoje ainda não se mostraram eficientes para esse tipo de problema.

Contudo, existe uma outra alternativa para retardar o aparecimento desses fios brancos. Como mostram alguns estudos especulativos, o tratamento com ativador de luz solar pode devolver a cor aos fios que começam a perder o pigmento. Porém, não existem comprovações ainda sobre esse caso.

Portanto, como esses tratamentos ainda são uma incógnita, hoje você tem duas opções. A primeira é abraçar os fios brancos e assumi-los de vez. A segundo, como você deve imaginar, é aderir às tinturas para cabelos.

Basicamente, as tinturas conseguem proteger os fios contra as agressões externas, além de encobrir os fios brancos. Portanto, agora você não tem desculpas, pode ousar e inovar mais nos seus fios brancos. Se jogue e aproveite, pois temos no mercado muitos produtos de qualidade.

5 verdades sobre cabelos brancos

1- O aparecimento dos fios brancos tem a ver com a hereditariedade?

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

A hereditariedade tem sim uma forte influência no aparecimentos dos seus cabelos brancos. Tanto é que você pode observar muitos jovens com seus primeiros fios brancos, até mesmo antes dos 30.

Vale ressaltar que a genética influencia mais que a idade nesse caso. Mas, claro, a idade ainda é uma grande influência. Por isso, é sempre mais comum ver pessoas mais velhas com cabelos grisalhos.

Desse modo, quanto mais cedo os pais apresentam cabelos grisalhos, mais cedo os seus filhos também irão apresentá-los.

2- O estresse influencia no aparecimento dos fios brancos

Essa também é uma dúvida frequente entre as pessoas que também é verdadeira. Basicamente, os hormônios que produzimos por conta do estresse podem reduzir a pigmentação dos fios, o que irá resultar em cabelos grisalhos. Além do mais, o estresse também faz com que os cabelos caiam mais.

Portanto, se você quer retardar o aparecimento desses fios brancos, terá que levar uma vida mais tranquila. Ou seja, procurar manter o equilíbrio emocional e também um estilo de vida mais saudável.

3- O cabelo branco pode ficar amarelado?

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

Essa já pode ou não ser uma novidade para as pessoas, porém ela também é verdadeira. Basicamente, a explicação para tal fato é que assim como os fios descoloridos artificialmente, os cabelos grisalhos também podem sofrer uma oxidação natural dos fios. O que resulta em um efeito amarelado.

Portanto, se você quer evitar esse problema, procure não expor tanto o cabelo ao sol ou mergulhar em piscinas. Além do mais, use sempre um protetor térmico nos fios.

Agora, caso os seus fios já estejam com aspecto amarelado, o ideal é investir em produtos específicos. Como você pode se informar com profissionais da área, existem shampoos, condicionadores e máscaras que ajudam a desamarelar os fios.

4- Os cabelos brancos são mais rebeldes

Para a infelicidade de muitas mulheres, essa afirmativa também é verídica. Sobretudo, porque eles são fios com menos proteína e também mais frágeis que os cabelos pigmentados.

Ou seja, eles podem sofrer muito mais ressecamento e quebras que os demais. Basicamente, esse conjunto de fatores os tornam mais rebeldes e arrepiados.

Mas, calma. Não se desespere, pois temos soluções para todos os problemas! Resumidamente, para manter os cabelos grisalhos bonitos e saudáveis, você deve investir sempre em máscaras de hidratação.

5- Cabelo branco deixa o visual mais elegante

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

Sim, essa é verdade, com certeza. Portanto, não tenha medo de assumir a cor (ou a falta de cor) natural dos cabelos.

Esse momento é seu. Por isso, procure ousar mais, até porque o sucesso com cabelos brancos também é garantido.

Basicamente, os fios brancos deixam o visual muito mais elegante e natural. Além do mais, eles também fazem parte de um movimento de empoderamento feminino muito importante.

5 mitos sobre cabelos brancos

1- Arrancar o cabelo branco estimula o aparecimento de mais fios brancos

Vale ressaltar antes de tudo que, se você arrancar aqueles fios brancos que estão começando a aparecer, não vai resolver os seus problemas. Até porque eles vão continuar sim aparecendo.

Porém, fazer isso não significa também que você estará estimulando o aparecimento de novos fios brancos.

Contudo, lembre-se que arrancar fios de cabelo, independente de serem grisalhos ou não, podem danificar a raiz do seu cabelo. Além disso, esse hábito compromete o crescimento dos fios.

2- Colorir o cabelo faz com que os fios fiquem brancos mais rápido

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

Com certeza, essa afirmativa também não é verdadeira. Basicamente, a coloração do cabelo, feita de forma correta, não oferecerá nenhum perigo aos fios. Além do mais, ela também não tem relação nenhuma com a perda de pigmento dos fios.

Portanto, se você quer disfarçar os seus cabelos grisalhos, pode sim usar uma coloração. Mas, lembre de fazer isso com um profissional qualificado e também de usar produtos que ajudam a manter a cor mais bonita. No caso de cabelos brancos, as colorações sem amônia são as mais indicadas.

3- Cabelo branco só pode ser colorido usando coloração permanente

Mentira. Basicamente, esse tipo de coloração é mais indicado quando se tem quase todos os fios brancos e procura pela cobertura total.

No entanto, algumas colorações semipermanentes podem ser uma ótima opção para quem tem menos fios brancos.

4- O sol acelera o processo de branqueamento dos fios

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

Essa também é uma afirmativa falsa.

Obviamente, o excesso de sol prejudica os cabelos. Contudo, não existe comprovações que mostram a influência direta dos raios solares com o envelhecimento dos cabelos ou com a perda de pigmento.

Vale ressaltar que mesmo assim os seus cabelos precisam de proteção contra o sol. Por isso, trate de cuidar bem dele. Por exemplo, você pode usar um leave-in com proteção solar antes de expor os fios aos raios UV.

5- O cabelo grisalho é mais comum nos homens

Mesmo que muitas pessoas achem que essa afirmação é correta, na verdade ela não é. Sobretudo, o gênero não interfere no aparecimento dos fios brancos.

Na verdade, o que acontece é que é menos comum entre os homens o uso de tinturas de cabelos. Ou seja, os homens conseguem assumir com mais facilidade os cabelos brancos que as mulheres.

Importância da alimentação para a saúde do cabelo

Cabelos brancos: o que faz nascer? Mitos e verdades sobre eles

Qualquer dermatologista ou cabeleireiro pode lhe dizer com certeza como uma dieta inadequada pode afetar a saúde do seu cabelo. A falta de vitaminas e biotina suficientes não só pode torná-lo fraco, mas também acelerar a taxa de crescimento de cabelos grisalhos. Com isso em mente, observe o que você come.

Certifique-se de que sua dieta seja rica em vitaminas e biotina. Isso significa comer muitos vegetais, grãos inteiros e frutas. Certifique-se de também exercitar-se bem e beber bastante água diariamente.

Ingestão de minerais

Os minerais são necessários em pequenas quantidades pelo corpo, mas são cruciais para nossa saúde de várias maneiras. Desse modo, em termos de cabelo, a melanina é necessária para as pigmentações e para o funcionamento adequado da melanina, o cobre é necessário.

Portanto, uma dieta balanceada é a solução para todos os problemas de saúde. O cobre funciona com uma enzima para transformar a tirosina em melanina. Além disso, o zinco, como o cobre, é um mineral integral exigido regularmente para a saúde do cabelo. Então, busque consumir vegetais verdes, sementes de girassol, frango, trigo, ovos, carne bovina, etc. para aumentar sua ingestão de minerais.

Sucos naturais

Por fim, tomar sucos preparados na hora é uma maneira incrível de manter o corpo hidratado. Isso não inclui água com gás e álcool. Produtos com cafeína em excesso, como chá e café, devem ser evitados sempre que possível. Tente comer ou beber sucos de frutas frescas regularmente para ajudar o cabelo a ficar sempre brilhante.

Ademais, foi relatado que o suco de cenoura torna o cabelo saudável e retarda o clareamento. Então, os sucos de frutas devem ser uma parte importante de sua ingestão diária de alimentos.

Veja como esse estilo pode ser bonito

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos      Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos

Ainda tem alguma dúvida sobre cabelos brancos?

Confira mais uma matéria do Segredos do Mundo: Conheça as 8 cores de cabelo mais raras do mundo

Fontes: Beleza extraordinária, Segredos de salão

Imagens: Segredos de salãoBeleza extraordinária, Pinterest, Magazine 10, Vix, Salão virtual, Revista cabelos, Balzaquina, Shop 4 men, Shop 4 men, Alexandre Taleb, Consuelo blog, O cara fashion, Alexandre Taleb

Capa: Allure

Próxima página »

Escolhidas para você