Os cachorros de desenho animado muitas vezes são o principal motivo pelo qual se acompanha uma obra. Ainda que alguns deles sejam animais de estimação coadjuvantes ou alívio cômico, muitos são protagonistas de suas obras.
Ao longo do tempo, por exemplo, cachorros famosos como Snoopy e Scooby Doo consagraram-se entre os mais famosos das animações, independente do status animal. No Brasil, é possível destacar os cãezinhos que nasceram nas páginas da Turma da Mônica – Bidu e Floquinho – como os mais famosos do grupo.
No entanto, nem mesmo a fama é o suficiente pra esclarecer as origens de alguns desses cães. Uma vez que possuem estilos e padrões diferenciados do mundo real, os cachorros de desenho animado muitas vezes tem sua raça misteriosa ou confusa para os espectadores.
Principais cachorros de desenho animado
Pongo e Prenda
Entre os cachorros de desenho animado, os de raça menos misteriosa certamente são os 101 Dálmatas. Os cães são identificados pelas manchas pretas ao longo do corpo, o que, inclusive, é o ponto central da trama, já que a vilã Cruella tenta capturá-los exatamente pela peculiaridade de sua aparência em preto e branco.
Mutley
Mutley é o companheiro do piloto Dick Vigarista, de Corrida Maluca. O personagem é conhecido por ser carismático, criativo e divertido, mas não tem nenhuma raça, representando os cães sem raça definida (SRD), populares vira-latas.
Spike e Jake
Apesar de serem cachorros de desenhos animados diferentes, Spike (Tom & Jerry) e Jake (Hora de Aventura) são dois representantes da raça bulldog. No caso de Jake, é difícil especificar qual dos tipos de bulldog dá origem ao personagem, mas é sabido que Spike é um American Bulldog.
Snoopy
Na maioria das vezes, os beagles possuem tons caramelos, marrons ou avermelhados juntamente com os pelos pretos e brancos. No entanto, o beagle mais famoso entre todos os cachorros de desenho animado tem o corpo todo branco. Por outro lado, os traços de inteligência, equilíbrio e alerta ainda estão presentes no animal.
Coragem
O criador de Coragem, o Cão Covarde, nunca deixou claro qual a verdadeira raça que serviu de inspiração para o personagem. Sendo assim, existe um pouco de confusão nos bastidores, com alguns defensores dizendo que Coragem também é um beagle e outro grupo defendendo que o cão é SRD.
Scooby Doo
A história dos cachorros de desenho animado talvez não teria a mesma força sem a fama de Scooby Doo. O cão da raça Dogue Alemão é representado pelo seu comportamento reservado diante de pessoas estranhas, o que pode explicar o medo constante do personagem.
Dama e Vagabundo
A Dama e o Vagabundo não são cães da mesma raça, mas não poderiam ser apresentados separadamente. O Vagabundo é um cão vira-lata, ou SRD, apesar de ter alguns traços da raça Schnauzer Alemão. Já a Dama, seu interesse amoroso, é um Cocker Spaniel Inglês.
Rufus
fo
to
Além de não ser um dos mais famosos cachorros de desenho animado, Rufus também tem uma raça menos comum. O cão de Denis, o Pimentinha, é um representante da raça Pastor de Brie, criada na França e também chamada de Briard.
Costelinha
Uma das características mais marcantes de Costelinha é sua imaginação, compartilhada pelo dono e protagonista do desenho Doug. Por outro lado, sua raça é bem real, já que o animal é inspirado num Bull Terrier.
Percy
Assim como na vida real, o cachorro que aparece em Pocahontas é facilmente identificável pela sua aparência singular. O popular pug traz os traços singulares da face, mas sofre com riscos para sua respiração por isso.
Bolt
Bolt é um dos cachorros de desenho animado que receberam destaque por protagonizar uma história com seu próprio nome. O cão é muito ágil e inspirado em um White Shepherd, variação norte-americana do Pastor Alemão.
Slinky
Até mesmo para um cachorro de desenho animado, Slinky está longe de ser real. Uma vez que é um brinquedo, o animal nem precisaria ser inspirado em nenhum cão da vida real, mas tem a aparência inspirada no cão Dachshund, ou salsicha.
Toby
Como um dos personagens centrais de O Cão e a a Raposa, Toby lembra cachorros reais que participam de missões de caça. Dessa maneira, o animal tem destaque por características como orelhas compridas e olhar cativante típicos do Basset Hound.
Ajudante de Papai Noel
O nome do cachorro da família Simpsons já chama atenção por si só, mas a aparência do animal também merece destaque. Isso porque o cão tem os traços singulares dos Greyhound, muito utilizados em corridas de ca~es.
Naná
A babá de Wendy e seus irmãos é uma cadela da raça Newfoundland, ou Terra Nova, em português.
Milo
O cachorro companheiro de Tintim tem os traços de animais da raça Fox Terrier, para refletir, por exemplo, a amizade e parceria entre os personagens do desenho animado.
Pluto e Pateta
Quando se fala em cachorro de desenho animado, uma das maiores polêmicas envolve a diferença entre Pluto e Pateta. Isso porque os dois possuem praticamente o o mesmo visual – inspirado em cães da raça Bloodhound –, mas aparecem um como animal de estimação e outro como ser antropomorfizado.
Floquinho e Bidu
Para muita gente, os cães da Turma da Mônica representam formas abstratas e fantasiosas, mas a verdade é que os dois possuem raças no mundo real. Floquinho, por exemplo, é um cão Lhasa Apso, que tem a pelagem longa como uma de suas principais características. Já que Bidu, tem os traços inconfundíveis do Schanuzer, como a barba típica do animal.
Fontes: Amo Vira Lata, Falando de Pets
Imagens: Flickr, Pic Tootles, Diário Zona Norte, Jornal Opção, Scoobypedia, Hypeness, Pinterest, Divirta-se mais, vtwctr, Hello Giggles, Celebrations, Doing Disney Right, purple clover, Laughing Place, Pulo Duplo, A Berg’s Eye View, Twitter, Vix, Decades