Curiosidades

Gatos de desenhos animados: quais os personagens mais famosos?

Quando se pensa em gatos de desenhos animados são vários os personagens que vem em mente, mas será que você conhece os mais famosos?

Quando se pensa em gatos de desenhos animados são vários os personagens que vem em mente, mas será que você conhece os mais famosos? De fato, são inúmeros exemplos que ultrapassaram décadas e se adaptaram às mudanças no mundo do entretenimento.

Entretanto, existem personagens icônicos, como o próprio Gato Félix. Além de ser pioneiro no universo dos desenhos animados, esse foi o primeiro entre os gatos de desenho animado, com sua origem experimental datada em meados dos anos 20.

Em contrapartida, figuras contemporâneas como o Gato de Botas, do Shrek e o imortal Garfield são outros exemplos de grandes referências dessa mídia.

Confira agora os gatos de desenhos animados mais populares

1) Tom (Tom e Jerry)

Cena de Tom e Jerry para ilustração desse item
Fonte: Metrópoles

Criado pela MGM nos anos 40, Tom e Jerry trazem a versão animada do ditado popular “como gato e rato”. Nesse sentido, o gato Tom é um dos personagens reconhecidos quando se pensa em gatos de desenhos animados.

Continua após a publicidade

Em resumo, o desenho narra a história de um gato que vive uma vida excelente com sua dona, mas tem que lidar com um ratinho marrom nas paredes da casa. A fim de se livrar do seu inimigo mortal, Tom cria artimanhas, truques e armadilhas para livrar-se de Jerry, mas sempre acaba se dando mal.

2) Garfield

Gatos de desenhos animados - conheça os personagens mais famosos
Fonte: Hypeness

Como fruto de uma tirinha do cartunista Jim Davis em 1970, o gato Garfield esteve presente em inúmeros jornais, livros escolares e revistinhas. Além disso, transformou-se em séries, filmes e até produtos publicitários.

Nesse sentido, o Garfield é um animal gordo e laranja listrado, mas extremamente preguiçoso. Por isso, passa os dias dormindo, assistindo televisão e incomodando o cão Odie, que também mora com ele.

No geral, o entretenimento de seus quadrinhos está relacionado às artimanhas criadas para conseguir comer, em especial a lasanha que é seu alimento favorito. Além disso, o sarcasmo exagerado e personalidade forte participaram da sua popularização.

Continua após a publicidade

3) Gato de Chesire

Gatos de desenhos animados - conheça os personagens mais famosos
Fonte: Pinterest

Assustador e intrigante são adjetivos populares para caracterizar essa figura marcante de Alice no País das Maravilhas. Ainda que seja somente um dos vários elementos peculiares da narrativa, esse gato sorridente é um dos mais presentes na cultura popular. Além disso, é um personagem marcado no imaginário de quem o conhece.

Em outras palavras, essa influência é resultado de sua aparição complexa na história, pois desde a primeira cena ele se apresenta como uma figura enigmática. Apesar de pertencer à Rainha de Copas, é um personagem que age por conta própria, aparecendo e desaparecendo em lugares distantes como bem deseja.

4) Frajola

Gatos de desenhos animados - conheça os personagens mais famosos
Fonte: Sesc MS

Assim como seu similar Jerry, de Tom e Jerry, esse é um gato conhecido pelas tentativas frustradas de se livrar do seu inimigo. Nesse sentido, ele o protagonista de uma animação que retrata a conhecida competição entre felinos e passarinhos.

Por isso, o desenho narra as tentativas do gato Frajola em comer um passarinho amarelo chamado Piu-Piu. Entretanto, todas as tentativas do felino trapalhão são mal sucedidas, pois o intelecto de seu rival é maior.

Continua após a publicidade

Ademais, Frajola e Piu-Piu fazem parte da turma dos Looney Tunes, uma série de animação com diversos personagens.

5) Gato de Botas

Gatos de desenhos animados - conheça os personagens mais famosos
Fonte: Jornada Geek

O Gato de Botas é o protagonista de um tradicional conto de fadas francês, tendo sido criado por Charles Perrault em 1697. Entretanto, sua imagem tornou-se popular nos filmes de Shrek em 2011, onde ele aparece como um gato vestindo botas, chapéu, espada e capa.

Desse modo, a narrativa o apresenta como um foragido da justiça conhecido por roubar com excelência. Porém, ter sido preso o fez se transformar em um justiceiro que auxilia os pobres. Além disso, o personagem é conhecido por seu forte sotaque francês, trejeitos espalhafatosos e jeito esperto de agir.

6) Frajuto

Fotografia de uma cena de Frajuto para ilustração do item
Fonte: Biblioteca DA

Com surgimento datado nos anos 90, o Frajuto é mentorado por Frajola. Portanto, também faz parte do Looney Tunes, e é igualmente conhecido por se envolver em enrascadas.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, ainda é um animal sem lar que foi adotado por uma dona que possui uma canária chama Saweetie. Desse modo, também toma como objetivo de vida livrar-se da passarinha para ganhar toda a comida e atenção, como Frajola faz com Piu-Piu.

Porém, assim como seu mentor, Frajuto é um gato sem nenhuma capacidade de articular artimanhas e vive caindo em confusões.

7) Gato Félix

Fotografia de uma cena de Frajuto para ilustração desse item
Fonte: Segredos do Mundo

O primeiro entre os gatos de desenhos animados surgiu em um período de experimentação, além de ser fruto de uma indústria que ainda estava surgindo. Nesse sentido, o Gato Félix surgiu em 1917, no contexto da Revolução Russa e desenvolvimento do cinema silencioso.

Em resumo, esse personagem foi criado pelo desenhista Otto Messmer e tornou-se tão marcante que se foi a primeira imagem transmitida na televisão em todo o mundo. Geralmente, o gato silencioso fazia coisas mundanas, como passear em sua cidade e interagir com amigos.

Continua após a publicidade

8) Manda-Chuva e sua gangue de gatos

Fotografia de uma cena do desenho Mandachuva para ilustração do item
Fonte: Minilua

Ainda que o desenho traga uma gangue de gatos de rua travessos, o Mandachuva é o principal representante desse desenho. Como um original da década de 60, é uma produção que traz elementos simples, tanto nas cores quanto nos cenários em si.

Nesse sentido, a história se divide em trinta episódios narrando a história de Manda-Chuva e sua gangue em busca de uma vida fácil. Desse modo, passam os episódios aprontando para conseguir dinheiro, se reunindo em rodas musicais e fugindo de um policial chamado Guarda Belo.

9) Penélope

Fotografia de uma cena da Penélope Pussycat para ilustração do item
Fonte: Amino Apps

Ainda que seja uma personagem pouco vista, Penélope tornou-se popular por ser uma das primeiras personagens femininas de destaque no universo Looney Tunes da Warner Bros. Nesse sentido, é a protagonista dos curtos desenhos de Pepé Le Pew, sendo um felino com mais ações do que falas.

A princípio, suas participações envolviam cenas em que a gata tentava conquistar Pepé, um gambá que ela confundia como um gato por ter as mesmas cores e listras que ela. Entretanto, a narrativa sofreu alterações e inverteu o papel, mostrando Penelope como uma personagem que acidentalmente manchava-se de branco.

Continua após a publicidade

Consequentemente, era confundida com um gambá e lidava com investidas românticas de Pepé.

10) Bola de Neve e outros gatos

Fotografia do Bola de Neve em cena dos Simpsons para ilustração do item
Fonte: The Cat Society

O Bola de Neve é um felino que representa toda uma linhagem de animais de estimação da família Simpsons. Sendo assim, refere-se tanto ao primeiro felino quanto aos seus sucessores. Dentro da história, o gato aparece como um elemento importante do cotidiano familiar, principalmente dos filhos da família.

11) Coçadinha

Fotografia do Coçadinha no Simpsons para ilustração do item
Fonte: Observatório do Cinema

Curiosamente, o Coçadinha surgiu nos Simpsons como uma paródia de Tom e Jerry, em especial por ser o desenho favorito dos protagonistas Bart e Lisa. Nesse sentido, também tem um companheiro chamado Comichão, um rato azul com quem se envolve em batalhas sangrentas.

12) Mingau

Fotografia de uma cena das animações de Turma da Mônica para ilustração do item
Fonte: Mônica Wiki

Apesar de ser um personagem secundário na história, o Mingau é um personagem marcante tanto dos quadrinhos quanto das animações da Turma da Mônica. Além de ser o animal de estimação da Magali, esse é um felino carinhoso e conhecido por se envolver nas aventuras da dona em casa.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, Mingau age como um gato doméstico comum, mas é um elemento narrativo importante. Assim como os outros animais de estimação da Turma da Mônica, o gato branco serve para apresentar o universo particular de cada personagem.

13) Aristogatos

Fotografia de cena de Aristogatas para ilustração do item
Fonte: Rede Globo

Lançado em 1970, Aristogatos é uma referência entre as produções da Walt Disney Pictures no que diz respeito à animação de animais. Nesse sentido, a grande maioria dos personagens são gatos, cada um com personalidade e talentos únicos.

Em resumo, a história narra as aventuras de Duqueza e seus três filhotes de raça após serem raptados da luxuosa mansão onde moravam. Por consequência, acabam se tornando gatos de rua e passam por aventuras enquanto se adaptam à nova realidade.

14) Hello Kitty

Fotografia da Hello Kitty para ilustração do item
Fonte: Youtube

Com origem japonesa e elementos tradicionais orientais, a Hello Kitty foi criada inicialmente como estampa para produtos. No entanto, a popularização da personagem entre o público infantil o transformou em desenho animado.

Continua após a publicidade

Consequentemente, a Hello Kitty ganhou outras adaptações na televisão. No geral, suas aventuras narram eventos simples e lineares, onde ela interage com seus amigos animais.

E aí, gostou de conhecer mais sobre os gatos de desenhos animados? Então leia sobre Qual o maior deserto do mundo? Top 10 maiores do planeta.

Fontes: CachorroGato | Canal do Pet | SuperInteressante

Imagens: InfanTV | Hypeness | Metrópoles | Pinterest | SESC MS | Jornada Geek | Biblioteca DA | Minilua | The Cat Society | Rede Globo | Mônica Wiki | Observatório do Cinema | Youtube | Segredos do Mundo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você