Curiosidades

Calcanhar de maracujá – O que é, por que acontece, tem cura?

Você ja ouviu falar sobre a doença do calcanhar de maracujá? Entenda mais sobre o problema e como tratá-lo de forma adequada.

Imagens mostrando os calcanhares de maracujá ficaram famosas na internet. Mas o que realmente são? O nome pode não deixar claro, mas os chamados calcanhares de maracujá são uma condição médica também conhecida como bicheira.

Esse problema surge com a proliferação de larvas que são depositadas por moscas-varejeiras na parte traseira do . E apesar do nome, essa doença pode acometer qualquer parte do corpo.

O apelido popular é uma comparação entre a aparência que a doença causa e as sementes da fruta do maracujá. Essa analogia se deve também à quantidade de larvas que crescem e se alimentam da pele que está em volta acumulando em uma região, tecido ou cavidade.

Entenda melhor sobre o que é o calcanhar de maracujá

O que pode causar o calcanhar de maracujá?

A verdade por trás do calcanhar de maracujá - O que é? Tem cura?

Continua após a publicidade

O calcanhar de maracujá tem como nome científico miíase cavitária humana e pode se manifestar de três formas diferentes. São elas: a miíase furuncular que se assemelha a uma espinha; miíase migratória cuja manifestação é parecida com a do bicho geográfico, ou seja, vai abrindo caminhos pela pele; e a miíase cavitária que aparece em feridas e câncer de pele.

A mosca varejeira precisa de um hospedeiro para depositar seus ovos. Para isso, procura um animal de sangue quente, portanto o ser humano é uma das opções.

Continua após a publicidade

Geralmente os lugares mais acometidos são cavidades ou feridas. Assim que os ovos eclodem, as larvas iniciam o processo de crescimento e começam a se proliferar na região devorando as células vivas podendo atingir ossos e cartilagens quando não são tratadas de imediato.

Esse inseto é atraído principalmente por feridas e áreas com menor sensibilidade como é o caso de portadores de doenças como a hanseníase e a leishmaniose. A larva pode ainda ser contraída ao andar descalço em lugares com pouca higiene. Portanto, esse problema é comum onde o saneamento básico é precário.

Continua após a publicidade

Tratamentos

A verdade por trás do calcanhar de maracujá - O que é? Tem cura?

Apesar da aparência horrível que pode adquirir, o calcanhar de maracujá pode ser tratado facilmente se os procedimentos forem seguidos à risca. A recomendação é a procura de um médico especialista que vai analisar o grau de infestação das larvas. Através de técnicas especiais o profissional realiza a exterminação por asfixia espremendo os vermes.

O uso de antibióticos e ivermectinas (anti parasitas) também é uma saída para matar as larvas. Quanto à pele danificada é feita a remoção apenas em casos extremos de infecção em grande escala em úlceras. Os tratamentos caseiros apesar de comuns não são indicados.

Formas de prevenção

A verdade por trás do calcanhar de maracujá - O que é? Tem cura?

Continua após a publicidade

A primeira medida que se deve tomar é em relação à mosca varejeira, consequentemente, o uso de repelentes e de mosquiteiros é a saída mais óbvia. Também é indicado evitar ambientes com muitas moscas e usar mosquiteiros para mantê-las afastadas.

Não deixar roupas para secar em contato com o solo. E finalmente, tomar bastante cuidado com a higiene pessoal principalmente em relação a cortes e feridas.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dormir com as meias molhadas pode salvar sua vida.

Fonte: Minha Vida, Saúde.

Continua após a publicidade

Imagens: O Nortão, Assaí Atacadista, Opas, SOS Doutor.

Próxima página »

Escolhidas para você