Provavelmente você já ouviu alguém dizer “fulano carrega um carma ” ou “isso é um carma na vida dele”. Pois bem, literalmente o termo significa ação ou ato e deriva do sânscrito “karma”. Presente em conceitos culturais e religiosos, a definição do termo pode ser encontrado no budismo, espiritismo e hinduísmo.
Nessas religiões, basicamente, acredita-se que boas ações atraem o carma bom, enquanto as ruins trazem consequências negativas. Enquanto isso, na cultura oriental, o entendimento é de que ações boas e ruins trazem consequências nas próximas vidas.
Entretanto, considerando o lado científico, pode-se traduzir em ação e reação. Apesar do cunho oriental, algumas partes da tradição ocidental também adentrou no conceito do carma. Em contrapartida, há uma parte que não acredita na reencarnação.
O que é o carma?
Desmistificando a associação a apenas um peso negativo, a palavra não está ligada apenas ao sofrimento ou ao destino. Em resumo, é a causa e o efeito, ou seja, provém de lei divina que é capaz de instruir o aprendizado e a evolução do espírito. Desta forma, entra o livre-arbítrio e, assim, as escolhas nesta encarnação também podem ter influências de vidas passadas, sejam positivas ou negativas.
Apesar de consequências nas escolhas, o carma não está associado, literalmente, a punição. Entretanto, as ações podem levar a resultados com benefícios de desenvolvimento. Devido a natureza humana, cada ação deixa marcas, sejam mentais, físicas ou emocionais. Desta forma, vícios, hábitos, crenças ou costumes são considerados carmas e, enquanto não forem resolvidos permanecerão com o passar das vidas.
Evolução espiritual
Não obstante, o carma vai além da ação, ou seja, também se estende a pensamentos ou palavras e a atitudes que outras pessoas aderem a partir de um conselho ou instrução. No entanto, não deixe-se enganar pelas intenções, já que influenciar o bem em detrimento de ações erradas também pode ser negativo.
Ligado ao conceito de reencarnação, algumas doutrinas acreditam na “bagagem cármica”, que pode influenciar a próxima encarnação. Considerando o lado espiritual, o carma é adquirido pelos espíritos, que no decorrer das reencarnações passam por processos de evolução.
Dessa maneira, antes de reencarnar, os espíritos passam pelo livre-arbítrio, onde podem escolher as experiências que querem passar. Assim, inicia-se as experiências para o aprendizado e evolução espiritual.
Tipos de carma
1) Individual
Esse é o tipo mais fácil de compreender, uma vez que as ações e consequências estão diretamente ligadas à própria pessoa. Ou seja, o indivíduo absorve para si o que também pode-se chamar de “egocarma” ou “carma agoico”.
Contudo, está relacionado a vida íntima, incluindo suas emoções, caráter ou também a forma de expressar a personalidade e afetividade. Geralmente, o carma individual é adquirido na encarnação atual.
2) Familiar
Famílias com conflitos, desentendimentos constantes ou guerras emocionais exemplificam o carma familiar. Aqui, há um padrão de acontecimentos que passam de uma geração para outra e, assim, é absorvido por outros membros da família. Ainda assim, as pessoas do núcleo familiar fazem parte das escolhas espirituais ligadas ao aprendizado ou alguma missão à ser cumprida.
Entretanto, quanto mais conflitos, mais curas e evolução. Este é um dos exemplos considerados nas constelações familiares. No entanto, o carma familiar traz um peso de crenças, emoções e comportamentos que finalizam quando há uma quebra do vínculo com a carga.
3) Carma Empresarial
Como o próprio nome diz, tem relação com os fundadores ou sócios de uma empresa. Ainda assim, mesmo que seja apenas uma pessoa, o carma associa-se aos padrões de ações nos negócios, sejam para elevar ou para afundar. Contudo, são as visões de diferentes pessoas que vão gerar o carma empresarial.
4) Relacionamentos
É influenciado por crenças, por experiências ou, até mesmo, por observar o peso de outras relações que uma pessoa pode carregar. Geralmente, carregam os pesos negativos, o que reflete na vida de um indivíduo ao se relacionar com outro. Conflitos alheios, situações de desrespeito ou negativar sentimentos são alguns exemplos que bloqueiam as pessoas, ou seja, já projetam o negativo antes mesmo de acreditar em uma mudança.
5) Doença
Relacionados a hereditariedade e problemas associados ao DNA, o carma de doença não está relacionado diretamente aos hábitos de vida. Por exemplo, mal de Parkinson e o Alzheimer podem ter influências genéticas. Outro fator diz respeito aos padrões mentais que refletem no adoecimento do corpo, assim, é um caso individual.
6) Vidas passadas
Em primeiro lugar, são reflexos das ações anteriores e, muitas vezes, com difícil identificação. Contudo, no carma da vida passada pode haver sofrimento ou algo que impeça a liberdade.
No entanto, mesmo com sofrimento o carma, nesse caso, não é interpretado como punição, mas como evolução do espírito. Ainda assim, é possível que os carmas provenientes de outra vida venham a se repetir nas próximas vidas, pois não tiveram resolução.
7) Coletivo
Nesse caso, comportamentos individuais refletem em um grupo ou nação, como por exemplo, em casos de acidentes aéreos ou catástrofes que acometem um grupo. Dessa maneira, entende-se que as pessoas não estão no mesmo lugar por coincidência, mas tem alguma ligação entre si. Corrupção, violência e intolerância religiosa também são reflexos de escolhas.
8) Carma Planetário
Apesar de ser o menos estudado pela área mística, o carma planetário traz a reflexão do mundo como é e suas consequências. Ou seja, há um padrão evolutivo mesmo com muitas divergências de personalidades e caráteres. Sendo assim, o Terra seria um lugar de expiação e, portanto, a encarnação aqui passa por processos de dificuldades e falta de conexão espiritual. Em resumo, o carma planetário é o rumo que o planeta segue conforme decisões de líderes.
E aí, você aprendeu sobre carma? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fontes: Mega Curioso Astrocentro Personare We mystic
Imagens: Significado dos Sonhos