Casas de Hogwarts: o que são elas e quais as características?

As casas de Hogwarts, Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa são muito importantes no mundo de Harry Potter. Saiba mais sobre elas!

Casas de Hogwarts

As Casas de Hogwarts são grupos de estudantes que fazem parte da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, uma instituição fictícia criada pela escritora britânica J.K. Rowling na série de livros Harry Potter. As casas servem para agrupar os alunos de acordo com suas personalidades, valores e habilidades mágicas, e também para promover a competição e a cooperação entre eles.

Cada Casa tem um nome, um símbolo, uma cor e um fundador. Os nomes das Casas são: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Os símbolos são: um leão, uma cobra, uma águia e um texugo. As cores são: vermelho e dourado, verde e prata, azul e bronze e amarelo e preto. Os fundadores são: Godrico Grifinória, Salazar Sonserina, Rowena Corvinal e Helga Lufa-Lufa.

A seleção das Casas é feita por um chapéu mágico chamado Chapéu Seletor, que é colocado na cabeça de cada aluno no início do primeiro ano letivo. O Chapéu Seletor analisa a mente do aluno e decide, portanto, qual Casa se encaixa mais para ele ou ela. O aluno pode expressar sua preferência, mas o Chapéu Seletor tem a palavra final.

O que são as casas de Hogwarts?

Hogwarts Houses
Hogwarts Houses – Warner Bros. Discovery – JKR

As casas de Hogwarts são formadas por grupos de estudantes que frequentam a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, fundada há mais de mil anos por quatro grandes bruxos: Godrico Gryffindor, Helga Hufflepuff, Rowena Ravenclaw e Salazar Slytherin (nos nomes originais). Cada casa representa os valores e as características dos seus fundadores, portanto, e os alunos são selecionados para uma delas pelo Chapéu Seletor, um artefato mágico que lê a personalidade e a ambição de cada indivíduo.

Continua após a publicidade

São quatro casas

A Grifinória é a casa dos corajosos, leais e nobres, que valorizam a bravura e a superação pessoal. Seu símbolo é um leão vermelho e dourado, e seu fundador foi Godrico Gryffindor, um bruxo poderoso e honrado. Alguns dos membros mais famosos da Grifinória são Alvo Dumbledore, Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley. Portanto, ela é o coração da série.

A Lufa-Lufa é a casa dos dedicados, pacientes e honestos, que são trabalhadores árduos e modestos. Seu símbolo é um texugo amarelo e preto, e sua fundadora foi Helga Hufflepuff, uma bruxa gentil e generosa. Alguns dos membros mais conhecidos da Lufa-Lufa são Cedrico Diggory, Ninfadora Tonks e Newt Scamander.

Continua após a publicidade

A Corvinal é a casa dos inteligentes, criativos e sábios, que têm uma grande capacidade intelectual ou artística. Seu símbolo é uma águia azul e bronze, e sua fundadora foi Rowena Ravenclaw, uma bruxa erudita e inventiva. Alguns dos membros mais notáveis da Corvinal são Luna Lovegood, Cho Chang e Fílio Flitwick.

A Sonserina é a casa dos ambiciosos, astutos e orgulhosos, que buscam o poder e o sucesso a qualquer custo. Seu símbolo é uma serpente verde e prateada, e seu fundador foi Salazar Slytherin, um bruxo habilidoso e manipulador. Alguns dos membros mais infames da Sonserina são Tom Riddle (Voldemort), Belatriz Lestrange e Severo Snape.

Continua após a publicidade

Quais são as casas de Hogwarts?

Grifinória

Gryffindor crest
Gryffindor crest – Warner Bros. Discovery – JKR

A casa da Grifinória é famosa por abrigar os alunos mais corajosos, leais e nobres de Hogwarts. Seu símbolo é um leão vermelho e dourado, que simboliza a força e a honra dos seus membros. Foi fundada por Godrico Gryffindor, um bruxo valente e generoso que defendia a igualdade entre todos os bruxos, independentemente da sua origem.

Alguns dos membros mais conhecidos da Grifinória são Alvo Dumbledore, o diretor de Hogwarts que foi o maior oponente de Voldemort; Harry Potter, o menino que sobreviveu ao ataque de Voldemort e, ademais, o derrotou na batalha final; e Hermione Granger, a bruxa mais inteligente da sua geração que é, além de tudo, uma ativista pelos direitos dos elfos domésticos. E Rony Weasley, afinal, ele também compõe o trio mais famoso dos bruxinhos.

Os grifinórios costumam ser aventureiros, determinados e altruístas, mas também podem ser imprudentes, teimosos e impulsivos. O nome original da Casa Grifinória é Gryffindor.

Lufa-Lufa

Hufflepuff crest
Hufflepuff crest – Warner Bros. Discovery – JKR

A casa da Lufa-Lufa é famosa por acolher os alunos mais gentis, pacientes e honestos de Hogwarts. Seu símbolo é um texugo amarelo e preto, que representa a lealdade e a dedicação dos seus membros. Foi fundada por Helga Hufflepuff, uma bruxa bondosa e humilde que aceitava todos os alunos na sua casa, sem se importar com suas habilidades ou origens.

Continua após a publicidade

Alguns dos membros mais notáveis da Lufa-Lufa são Cedrico Diggory, o campeão de Hogwarts no Torneio Tribruxo que foi assassinado por Voldemort; Ninfadora Tonks, a auror metamorfomaga que lutou na Ordem da Fênix; e Newt Scamander, o magizoologista que, ademais, escreveu o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Os lufanos costumam ser trabalhadores, modestos e amigáveis, mas também podem ser complacentes, dependentes e ingênuos. O nome original da Casa de Lufa-Lufa é Hufflepuff.

Corvinal

Ravenclaw crest
Ravenclaw crest – Warner Bros. Discovery – JKR

A casa da Corvinal é admirada por reunir os alunos mais inteligentes, criativos e curiosos de Hogwarts. Seu símbolo é uma águia azul e bronze, que representa a sabedoria e a originalidade dos seus membros. Foi fundada por Rowena Ravenclaw, uma bruxa brilhante e inventiva que valorizava o conhecimento acima de tudo.

Alguns dos membros mais ilustres da Corvinal são Luna Lovegood, a bruxa excêntrica que acreditava em criaturas mágicas incomuns; Cho Chang, a bela bruxa que foi o primeiro amor de Harry Potter; e Fílio Flitwick, o professor de feitiços que era um duende em parte.

Continua após a publicidade

Os corvinos costumam ser estudiosos, perspicazes e originais, mas também podem ser arrogantes, isolados e distraídos. O nome original da Casa Corvinal é Ravenclaw.

Sonserina

Slytherin crest
Slytherin crest – Warner Bros. Discovery – JKR

A casa da Sonserina é conhecida por valorizar a ambição, a astúcia e o orgulho. Seu símbolo é uma serpente verde e prateada, que representa a sagacidade e a determinação dos seus membros. Salazar Slytherin, um bruxo poderoso que defendia a pureza do sangue e desprezava os nascidos-trouxas, foi o fundador desta Casa. Por isso, muitos alunos da Sonserina têm origem em famílias tradicionais e elitistas do mundo bruxo, como os Malfoy, os Lestrange e os Black.

Tom Riddle, também conhecido como Lord Voldemort, aliás, o maior bruxo das trevas de todos os tempos, é um dos membros mais famosos da Sonserina. Severus Snape, o professor de poções que foi um espião duplo durante a guerra contra Voldemort, mas também figuras admiráveis como Merlin, o lendário mago que serviu ao rei Arthur, o maior feiticeiro da história, também são membros famosos da Sonserina.

A Sonserina tem uma rivalidade histórica com a Grifinória, pois as duas casas representam valores opostos. Os estudantes, normalmente, veem os sonserinos como arrogantes, manipuladores e cruéis, mas eles também podem ser leais, inteligentes e corajosos.

Continua após a publicidade

O nome original da Casa Sonserina é Slytherin.

Fontes: Tecmundo, Aficionados, Harry Potter fandom, Show metech, The Enemy

Outras postagens