Biografias

Conheça Charles III, o novo rei do Reino Unido

O príncipe Charles, filho mais velho da rainha Elizabeth II assumiu o lugar de sua falecida mãe no trono da Grã-Bretanha.

O rei Charles III é o primeiro filho da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip, duque de Edimburgo. Após a morte de sua mãe em 8 de setembro, Charles aos 73 anos, a sucedeu como rei do Reino Unido e dos outros reinos da Commonwealth.

O rei Charles III é conhecido por ser o rosto da modernização da monarquia, pois é o primeiro real britânico a não ser educado em casa e também a ter um diploma universitário. Ele também é o primeiro membro da realeza a crescer sob intenso escrutínio da mídia. Vamos saber mais sobre ele neste artigo!

Infância e juventude de Charles III

Charles nasceu no Palácio de Buckingham, em Londres, em 1948. Ele tinha apenas 3 anos quando se tornou o herdeiro aparente quando sua mãe ascendeu ao trono como rainha, após a morte de seu pai, o rei George VI. Ele é o primeiro herdeiro a ver sua mãe coroada, de acordo com a biografia no site oficial da família real.

Estudo e formação

Charles frequentou a escola em vez de receber aulas particulares na casa do palácio da família. Em 1970, ele se formou na Universidade de Cambridge com um diploma de bacharel em artes, tornando-se o primeiro herdeiro a obter um diploma universitário. Cambridge mais tarde concedeu-lhe um grau de Mestre das Artes.

Elizabeth fez de seu filho mais velho o príncipe de Gales em 1969, entre outros títulos reais, depois que ele passou um período na University College of Wales em Aberystwyth, onde aprendeu a falar galês. Dois anos depois, Charles assumiu seu assento na Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento do Reino Unido.

Treinamento militar

Charles passou os próximos anos servindo tanto na Marinha Real quanto na Força Aérea Real, seguindo os passos de seu pai. Em suma, ele passou sete anos de uniforme, treinando como piloto da Royal Air Force antes de ingressar na Royal Navy, onde aprendeu a pilotar helicópteros. Ele terminou sua carreira militar como comandante do HMS Bronington, um caça-minas, em 1976.

Relacionamentos de Charles III

O relacionamento de Charles com Camilla, sua atual esposa, começou antes de ele ir para o mar, mas o romance naufragou e ela se casou com um oficial de cavalaria. Ele conheceu Lady Diana Spencer em 1977, quando ela tinha 16 anos e ele estava namorando sua irmã mais velha.

Contudo, Diana não o viu novamente até 1980, e rumores de seu noivado rodaram depois que ela foi convidada para passar um tempo com Charles e a família real.

Casamento com Diana

Em 1981, Charles se casou com Lady Diana Spencer, que se tornou a princesa de Gales. O casal teve dois filhos, William e Harry, que são o segundo e sexto na linha de sucessão ao trono.

Uma biografia de 1994 autorizada por Charles – “Príncipe de Gales”, de Jonathan Dimbleby – revelou que ele se sentiu pressionado por seu pai a se casar com Diana e que nunca foi apaixonado por ela.

De acordo com o livro, Charles começou a ter um caso com Camilla Parker Bowles em 1986. Os dois se conheceram em uma partida de pólo vários anos antes.

Charles e Diana concordaram em se separar no final de 1992, e seu casamento foi dissolvido cerca de quatro anos depois, de acordo com o site oficial da família real.

Polêmicas

Uma biografia de 1992 sobre a princesa de Gales, “Diana: Her True Story”, na qual ela colaborou com o autor, Andrew Morton, revelou mais detalhes sobre o casamento conturbado, incluindo a suspeita e o ciúme de Diana sobre o romance clandestino de Charles e como ela chegou a consideram Camilla como a “terceira pessoa” em seu relacionamento.

Em 1997, Diana morreu em um acidente de carro em Paris. Tanto o motorista do carro quanto o namorado de Diana, que era outro passageiro, também morreram.

Uma multidão de paparazzi em motocicletas perseguia seu veículo minutos antes do motorista perder o controle e bater. Uma investigação mais tarde revelou que o motorista estava sob a influência de álcool e medicamentos prescritos, e os paparazzi não causaram o acidente.

Casamento com Camilla

Em 2005, Charles se casou com Camilla, que ficou conhecida como Duquesa da Cornualha. O casal mora junto em Clarence House, uma residência real britânica no The Mall, em Londres, de acordo com o site oficial da família real.

No entanto, espera-se que eles se mudem para o Palácio de Buckingham agora que ele é rei.

Charles e Camilla, de 75 anos, também devem ser coroados lado a lado, a pedido de Elizabeth de que Camilla se torne rainha consorte – o título dado à esposa de um rei. Charles tem cinco netos de ambos os filhos.

Vida pública como príncipe de Gales

Como o príncipe de Gales mais antigo, Charles liderou uma série de iniciativas e trabalhos de caridade ao longo dos anos, com foco particular na sustentabilidade global.

Por exemplo, ele iniciou uma iniciativa em 2007 chamada “Mosaic”, que oferece programas de orientação para jovens que crescem em comunidades carentes.

Além disso, ele também lançou a “Campanha pela Lã” em 2010 para promover a conscientização sobre os benefícios ambientais da lã e expandir o mercado para criadores de ovelhas britânicos que lutam para sobreviver.

Charles também participou de vários esportes, incluindo corridas de cavalos, vela e mergulho. Ele arrecadou dinheiro para caridade jogando polo até o final de 2004, quando decidiu se aposentar do esporte depois de jogar por mais de 40 anos.

Nas horas vagas, Charles gosta de pintar. Litografias de suas obras de arte estão à venda e todos os rendimentos vão para a Fundação de Caridade do Príncipe de Gales. Ele também gosta de jardinagem e de sebes, especialmente em sua horta orgânica em Highgrove House, sua residência perto de Tetbury, em Gloucestershire.

Visita de Charles ao Brasil

O rei Charles III veio ao Brasil duas vezes em 1978 e 2009. Enquanto príncipe, ele visitou Manaus e se comprometeu a arrecadar fundos para Amazônia.

A primeira visita foi em 1978, quando Charles caminhou pelo Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O casal ficou cinco dias no Brasil, passando, além de Belém, pelo Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracruz (ES) e Carajás (PA).

Posteriormente, Charles esteve no Brasil em 2002 e em 2009 – nesta última, acompanhado da atual esposa, Camilla.

De príncipe de Gales a rei do Reino Unido

As regras da monarquia britânica afirmam que “um novo soberano sucede ao trono assim que seu antecessor morre”. Isso significa que o filho mais velho da rainha Elizabeth II, o príncipe Charles, tornou-se rei imediatamente após sua morte.

No entanto, pode levar meses ou até mais antes da coroação formal de Charles. No caso de Elizabeth, sua coroação ocorreu em 2 de junho de 1953. Ou seja, 16 meses após sua ascensão em 6 de fevereiro de 1952, quando seu pai, o rei George VI, morreu.

Novos deveres

As primeiras ações que o novo monarca deve realizar, incluem:

  • O novo monarca fará um juramento perante o Conselho Privado no Palácio de St. James para manter a Igreja da Escócia, de acordo com o Ato de União de 1707.
  • Charles deve declarar ao Parlamento no primeiro dia de sua sessão após a ascensão, ou na coroação, o que ocorrer primeiro, que ele é um protestante fiel. O juramento é obrigatório pelo Ato de Declaração de Adesão de 1910.
  • Ele também deve fazer um juramento de coroação conforme prescrito pela Lei de Juramento de Coroação de 1689, a Lei de Liquidação de 1701 e a Lei de Declaração de Adesão.
  • Por fim, ele deve estar em comunhão com a Igreja da Inglaterra, uma regra flexível que permitiu que o rei George I e o rei George II reinassem mesmo sendo luteranos.

Títulos e honrarias de Charles III

O novo rei é o 21º a deter o título de Príncipe de Gales. Como Príncipe de Gales, Charles detém vários títulos. O uso desses títulos e a heráldica associada a eles é regido por várias regras.

O Príncipe é fortemente identificado com seu distintivo As Penas do Príncipe de Gales, cujo uso remonta ao século XIV e à época de Eduardo, o Príncipe Negro. Além das penas, o Príncipe tem um brasão com longas ligações históricas com a heráldica dos seus antepassados.

O Príncipe também tem três padrões: seu Padrão Pessoal, Padrão para a Escócia e seu Padrão para o País de Gales. Eles são usados ​​dependendo de onde Charles está visitando o Reino Unido.

Além do título O Príncipe de Gales, ele possui vários outros títulos. Alguns são usados ​​dependendo de onde ele está no país; como o Duque de Rothesay quando está na Escócia e o Duque da Cornualha quando está visitando o Sudoeste da Inglaterra.

Outros títulos foram herdados da mesma maneira, mas não são usados ​​ativamente, como o Conde de Carrick.

Fontes: G1, Agência Brasil, Metrópoles, Diário do Nordeste, Valor Globo

Veja outros conteúdos que podem interessar:

O que vai acontecer depois que a Rainha Elizabeth morrer?

Rainha Elizabeth fala sobre efeitos colaterais de quando pegou covid

Rainha Elizabeth tem passagem secreta para bar em seu castelo

Príncipe Philip, quem foi? Biografia do marido da Rainha Elizabeth II

O discurso da Rainha Elizabeth, feito há 30 anos, para a 3ª Guerra Mundial

Próxima página »

Escolhidas para você