Curiosidades

Chaves – Origem, história e personagens do programa de TV mexicano

Chaves ficou 36 anos no ar e fez parte da infância de diversas gerações. Em 2020 o programa saiu do ar, mas seu sucesso ainda continua.

Atualizado em 08/09/2020

A primeira vez que Chaves foi ao ar no SBT foi em 1984, no programa do Bozo. Desde então o programa foi um dos que obtiveram maior audiência na emissora.

O programa foi criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños que também interpretada o personagem principal, Chaves. A princípio, a ideia era ser apenas um esquete dentro de outro programa da Televisa (que na época era conhecida como Televisión Independiente de México).

O esquete que se chamava O Chaves do Oito apenas contava a história de um simples garoto que vivia dentro de um barril em uma vila com diferentes vizinhos e problemas.

Lançado enfim em 20 de julho de 1971, o programa rapidamente se tornou querido pelo público, ganhando brinquedos, livros e jogos de vídeogames.

A saga simples da criança que possui histórias e piadas repetidas foi traduzida para mais de 50 idiomas. Além disso ele continua ativo em mais ou menos 30 países.

A história de Roberto Bolaños, criador de Chaves

Chaves - Origem, história e personagens do programa de TV mexicano
Fonte: Observatório da TV

Roberto Bolaños se tornou um gênio ao acompanhar a luta diária de sua mãe para conseguir manter a casa após a morte do marido. Além disso, o produtor e ator já foi lutador de boxe e jogador de futebol. Entretanto, abandonou a última carreira com a justificativa de que se cansou de fazer gols.

A princípio, Roberto tentou fazer engenharia, mas logo percebeu que o curso não era para ele. Posteriormente ele acabou encontrando um anúncio em um jornal que buscava novas pessoas para trabalhar na rádio e na televisão. Assim começou sua futura vida de sucesso.

Roberto começou como escritor de propagandas, entretanto, seu talento era tanto que logo recebeu um convite para escrever um programa de rádio. Sucesso. Logo o programa teve maior destaque, ganhando mais tempo de duração e uma chance de ir para a TV.

Fonte: Terra

Na gravações, Bolaños começou a participar como ator, deixando claro que seu talento para a interpretação também era grande. Todavia, com um atrito entre o elenco, ele decidiu sair do show. Em seguida momentos difíceis vieram. Sua mãe faleceu, Roberto vivia uma crise criativa e seu novo programa tinha sido um fracasso.

Porém, convictos de seu talento, os donos da televisão deram liberdade para que Bolaños criasse qualquer programa que durasse 10 minutos. Foi nesse momento que ele começou a conhecer o pessoal que logo faria parte da turma do Chaves.

O princípio de Chaves

Chaves - Origem, história e personagens do programa de TV mexicano
Fonte: O Tempo

Foi no programa de 10 minutos que Roberto começou a chamar de Chespirotadas que ele conheceu o futuro Seu Madruga, o Professor Girafales e a Chiquinha. Aliás, também foi nele que o até então escritor começou a atuar propositalmente e como um personagem fixo.

O sucesso foi tanto que Roberto ganhou um programa só dele e não mais fazia uma participação de 10 minutos em outro show. Então ele criou Chapolin Colorado, que também ganhou fama rapidamente. Posteriormente veio Chaves, conhecido como El Chavo del Ocho.

O sucesso de Chaves

Chaves - Origem, história e personagens do programa de TV mexicano
Fonte: Diário do Aço

Aliás, no começo, Chaves não era um programa solo. Ele era apenas um quadro dentro do programa de Roberto. Contudo, a Televisa acabou surgindo nesse meio tempo, mudando o foco dos programas. Em seguida, Chapolin e Chaves, que só faziam parte do Programa de Chespirito, se tornando séries separadas com maior duração.

Chaves foi um sucesso durante muito tempo. E no decorrer de sua história, vários personagens saíram e voltaram para a série. Roberto sempre se adaptou a todas as mudanças, mantendo o grande sucesso. Contudo, em 1992, Chaves chegou oficialmente ao fim. Além da perda de personagens importantes, todos já estavam velhos para continuar.

Personagens de Chaves

Chaves – Roberto Gómez Bolaños

Chaves - Origem, história e personagens do programa de TV mexicano
Fonte: Oitomeia

O criador do programa era também o personagem principal, Chaves. O rapaz é uma criança órfã que vive se escondendo dentro de um barril. Contudo, Chaves mora no número 8 do cortiço onde o programa acontece. Apesar das brigas e desavenças no local, todos os vizinhos são amigos e ajudam Chaves em seu dia-a-dia.

O ator e criador do programa faleceu com 85 anos em 2014.

Seu Madruga – Ramón Valdez

Fonte: G1

Seu Madruga era o pai de Chiquinha. Além disso, o personagem não gostava muito de trabalhar e vivia fugindo do Sr. Barriga, dono da vila, a quem ele devia vários meses de aluguel. Seu Madruga foi um dos personagens mais queridos de Chaves, contudo, chegou a deixar o programa uma vez.

Ramón faleceu com 64 anos em 1988, por causa de um câncer no estômago.

Quico – Carlos Villagrán

Fonte: Portal Overtube

Quico era uma criança super mimada pela mãe. Com grandes bochechas, ele sempre tem dinheiro para comprar o que quiser e adora jogar isso na cara de Chaves. Contudo, os dois são amigos e vivem brincando juntos. Quico sempre tira Seu Madruga do sério e como resultado, sempre ganha beliscões.

Chiquinha – Maria Antonieta de Las Nieves

Chaves - Origem, história e personagens do programa de TV mexicano
Fonte: Estrela Latina

A menina baixinha e cheia de sardas é filha de Seu Madruga. Chiquinha é uma grande pestinha. Por ser a mais inteligente do trio que forma com Quico e Chaves, a menina sempre engana os dois colocando-os em enrascadas. Porém, mesmo com as brincadeiras, ela adora Chaves e está sempre disposta a ajudá-lo.

Dona Florinda – Florinda Meza

Chaves - Origem, história e personagens do programa de TV mexicano
Fonte: M de Mulher

Mãe de Quico, Dona Florinda está sempre mal-humorada e vive brigando com Chaves, Chiquinha e Seu Madruga, que é sua eterna desavença. Entretanto, essa imagem acaba quando seu romance, Professor Girafales, chega até a vila para visitá-la.

Professor Girafales – Rubén Aguirre

Fonte: Twitter

Professor Girafales é, como o nome já diz, o professor das crianças da Vila. Também conhecido como Mestre Linguiça, Girafales não mora na vila. Todavia, ele a visita com frequência para levar flores a sua amada Dona Florinda.

Rubén Aguirre faleceu com 82 anos em 2016.

Dona Clotilde – Angelines Fernández

Fonte: Terra

Provavelmente a personagem é mais conhecida como Bruxa do 71. Ela é uma senhora que vive sozinha e é apaixonada por Seu Madruga, que não a quer. Por outro lado, Dona Clotilde é a maior vítima das travessuras das crianças da vila. Mesmo assim, ela ainda se importa com todas, principalmente Chaves.

Angelines Fernández faleceu com 71 anos em 1994, em decorrência de um câncer na garganta.

Seu Barriga – Édgar Vivar

Fonte: Portalovertube

Seu Barriga é o dono da vila onde a maioria dos personagens vivem. Quase sempre ele é recepcionado no local por uma pancada (sem querer) de Chaves. Além disso, Seu Madruga vive fugindo dele para evitar a cobrança do aluguel. Seu Barriga vive fora da vila e é pai de Nhonho.

Por fim, mesmo sendo pão-duro, o personagem sempre ajuda Chaves. Aliás, foi ele quem levou o garoto para a conhecida viagem a Acapulco.

Nhonho – Édgar Vivar

Fonte: Terra

Filho de Seu Barriga, Nhonho é super mimado e sempre tem os melhores brinquedos. Além disso, o garoto é bastante egoísta e nunca quer dividir seus lanches com Chaves. Ele apareceu pela primeira vez no programa em 1974, na escolinha, e depois passou a fazer parte do elenco principal.

Dona Neves – Maria Antonieta de Las Nieves

Fonte: Fandom

A personagem é bisavó de Chiquinha. Ela apareceu no programa pela primeira vez em 1978, entretanto, com a saída do Seu Madruga, ela acabou substituindo o personagem na vida de Chiquinha. Dona Neves também é muito inteligente e vive brigando com Dona Florida. Além disso, ela também evita a cobrança de Seu Barriga.

Godínez – Horácio Gómez Bolaños

Fonte: 24horas

Apesar de não aparecer tanto no programa, Godínez é presença confirmada nas cenas da escolinha. O garoto esperto e preguiçoso está sempre no fundo da sala com uma resposta pronta para qualquer pergunta feita por Professor Girafales.

Horácio Gómez Bolaños era irmão de Roberto, o Chaves, e faleceu com 69 anos em 1999.

Pópis – Florinda Meza

Fonte: Teleseries

Por fim, Pópis era a prima de Quico e sobrinha de Dona Florinda. Ela sempre estava com a boneca Serafina e costumava ser bastante ingênua. Por esse motivo, Pópis sempre era vítima das brincadeiras de Chaves e companhia. A personagem apareceu quando a atriz que fazia Chiquinha engravidou e precisou sair da série.

O fim de Chaves no SBT

Em agosto de 2020 foi noticiado que Chaves sairia do ar depois de 36 anos sendo exibido pelo SBT. Entretanto, essa escolha não foi da emissora. Na verdade, está acontecendo uma disputa entre a Televisa, televisão mexicana que tinha os direitos do programa e a família de Roberto.

Chaves - Origem, história e personagens do programa de TV mexicano
Fonte: tribunadejundiai

Além disso, Chapolin também não pode mais ser exibido nas telinhas. Apesar da história ter ido a público, nem a Televisa, nem a família de Roberto se declarou sobre o acontecido. Quem decidiu esclarecer toda a história para os fãs foi o ator que interpretava Seu Barriga.

Ele contou que o Grupo Chespirito, empresa que cuida das licenças de exploração comercial dos personagens, havia cedido os direitos para a Televisa até 31 de julho de 2020. Contudo, essa data passou e a Televisa não quis pagar para obter novamente os direitos. Portanto, sem acordo, todos os direitos são agora dos herdeiros de Bolaños.

Por fim o SBT soltou uma nota afirmando estar na torcida para que ambas empresas entrem em um acordo. E claro, se isso ocorrer, o canal voltará com a programação antiga de Chaves e Chapolin.

Enfim, gostou de saber mais sobre Chaves? Em seguida leia: Quem escreveu a Bíblia? Conheça a história do antigo livro

Imagens: Uol, G1, Portalovertube, Oitomeia, Observatoriodatv, Otempo, Diáriodoaço, Fandom, Terra, 24horas, Twitter, Teleseries, Mdemulher, Terra, Estrelalatina, Portalovertube, Terra e Tribunaldejundiai

Fontes: Tudoextra, Espanholsemfronteiras, Aficionados e BBC