Você pode até não saber quem é Chris Rock, mas certamente já deve ter ouvido falar ou visto algo sobre a série Todo Mundo Odeia o Chris (Everybody Hates Chris 2005–2009); uma sitcom com sua própria biografia, que ele criou, roteirizou e narrou.
Além disso, Сhrіѕ еѕtá еntrе оѕ 10 mаіоrеѕ соmеdіаntеѕ dе tоdоѕ оѕ tеmроѕ е tеm fеіtо аѕ реѕѕоаѕ rіrеm dеѕdе mеаdоѕ dоѕ аnоѕ 80. Dеvіdо àѕ ѕuаѕ ріаdаѕ humоríѕtісаѕ е lado сômісо irreverente, a Соmеdу Сеntrаl сlаѕѕіfісоu-о соmо о 5º mаіоr соmеdіаntе dе tоdоѕ оѕ tеmроѕ.
Vamos saber mais sobre ele a seguir e sobre a confusão que ele protagonizou no Oscar 2022 com Will Smith.
Quem é Chris Rock?
Chris Julius Rock é um comediante, ator, escritor, produtor e diretor americano. Ele nasceu em 7 de fevereiro de 1965, em Andrews, Carolina do Sul. Sua mãe, Rosalie, era professora e também assistente social para deficientes mentais. Julius Rock, pai de Rock, era motorista de caminhão e entregador de jornais. Julius morreu após uma cirurgia de úlcera em 1988.
Chris Rock é um dos 8 irmãos Rock. Ele é o mais velho dos 7 filhos de Julius e Rosalie Rock. Ele tinha um meio-irmão paterno mais velho chamado Charles Ledell Rock, que morreu após uma longa luta contra o alcoolismo em 2006.
Os irmãos mais novos de Rock são Tony, Kenny e Jordan. Eles também estão atualmente no negócio de entretenimento.
Vida amorosa de Chris Rock
Rock foi casado uma vez. Ele e Malaak Compton-Rock se casaram em 23 de novembro de 1996. Malaak é a dona e também a diretora executiva do StyleWorks, que é um salão de cabeleireiro sem fins lucrativos que oferece serviços gratuitos para mulheres que saem da assistência pública e entram no mercado de trabalho.
O casal morava em Alpine, Nova Jersey, com suas duas filhas, Lola Simone e Zahra Savannah. Contudo, Rock pediu o divórcio em dezembro de 2014 da Compton-Rock. Ele admitiu infidelidade no casamento e luta contra o vício em pornografia. Em 22 de agosto de 2016, o divórcio foi finalizado.
Carreira: Saturday Night Live, New Jack City e mais
Em 1984, Rock começou a fazer comédia stand-up em Catch a Rising Star, em Nova York. Ele lentamente subiu nas fileiras do circuito de comédia, além de ganhar pequenos papéis no filme I’m Gonna Git You Sucka e na série de TV Miami Vice.
De 1990 a 1993, Rock se tornou um membro do elenco da popular série de comédia Saturday Night Live. Em 1991, ele lançou seu primeiro álbum de comédia, Born Suspect e ganhou elogios por seu papel como viciado em crack no filme New Jack City. Seu mandato no SNL deu ao Rock exposição nacional.
Além disso, Rock já recebeu o SNL três vezes; em 1996, 2014 e 2020. Ele estrelou seu primeiro especial de comédia da HBO em 1994, intitulado Big Ass Jokes, como parte da HBO Comedy Half-Hour.
A peça mais conhecida e controversa do especial foi “Niggas vs. Black People. Adicionando à sua popularidade foi seu papel muito divulgado como comentarista do Comedy Central’s Politically Incorrect durante as eleições presidenciais de 1996, pelo qual ele ganhou outra indicação ao Emmy.
Ele começou com papéis coadjuvantes em filmes como New Jack City (1991) como viciado em crack Pookie, na comédia de Eddie Murphy Boomerang (1992) e muito mais.
Chris Rock e o fiasco do Oscar
Em 2005, Rock apresentou a 77ª edição do Oscar. Esta decisão surgiu da necessidade de aproximar a cerimónia do público jovem. Todavia, naquela época alguns já estavam preocupados com o humor às vezes grosseiro de Rock, que poderia manchar a imagem do prêmio. Ele foi novamente convidado para apresentar a edição do Oscar 2016 e em 2022.
Confusão com Will Smith
Os nomes de Chris Rock e Will Smith viralizaram em toda a internet após Smith dar um tapa em Chris Rock por fazer uma piada com a esposa do ator, durante a cerimônia do Oscar 2022.
Em suma, tudo começou quando Rock fez uma piada com a esposa de Smith, dizendo: “Jada, eu te amo. ‘GI Jane 2’, mal posso esperar para ver, tudo bem?” A referência de Rock foi feita a partir do filme “GI Jane”, de 1997, estrelado por Demi Moore, que raspou a cabeça para retratar uma candidata fictícia do Navy Seal.
Pinkett Smith revelou em 2018 que recebeu diagnóstico de alopecia. Ela sempre discutiu os desafios da perda de cabelo no Instagram e em outras plataformas de mídia social. Portanto, a brincadeira de Rock soou mal.
Smith entrou no palco de seu assento na primeira fila e deu um tapa em Rock com a palma da mão aberta, gerando um estalo alto. Smith voltou para o seu lugar e gritou para Rock deixar Pinkett Smith em paz. Rock respondeu que estava apenas fazendo uma piada “GI Jane” – e Smith gritou de volta com ele pela segunda vez.
Embora parecesse uma encenação a princípio, Will Smith berrou para Rock: “Mantenha o nome da minha esposa fora da p**** da sua boca!”.
Aliás, esta não foi a primeira vez. Pinkett Smith também foi alvo de piadas de Rock quando ele apresentou o Oscar em 2016. Ela não compareceu ao Oscar naquele ano, dizendo na época que sua decisão se deveu à falta de diversidade entre os indicados ao prêmio e como os artistas negros não foram devidamente representados.
Quer conferir outra biografia? Pois, leia também: 20 fatos sobre a vida do ator Will Smith