Cientistas israelenses criam colírio para curar a miopia

Finalmente uma boa notícia para quem usa óculos e odeia: cientistas israelenses podem ter desenvolvido um método eficaz de curar a miopia sem necessidade de cirurgia. Não parece um milagre?

Ao que tudo indica, a grande inovação é um colírio, chamado Nanodrops. Os especialistas envolvidos na criação do remédio chegaram a testar sua eficácia em porcos e perceberam a correção da miopia nos animais que o receberam, além da cura das córneas danificadas.

Miopia e outras “cositas” mais

Mas, não é somente quem tem miopia que deve se beneficiar com o colírio milagroso. Os médicos acreditam que o remédio seja proveitoso também para pessoas que usam óculos multifocais.

O colírio, no entanto, não funciona sozinho. Antes de receitá-lo, seria preciso medir a refração dos olhos por meio de um aplicativo específico para o tratamento. Isso forneceria dados sobre os ajustes necessários a serem feitos.

Com base nos dados capturados pelo app, um padrão de laser seria criado e estampado na superfície da córnea do paciente, que só então passaria a utilizar o colírio durante algum tempo.

Testes em humanos

Mas, se você tem miopia ou usa óculos multifocais, melhor não se empolgar demais. O tal colírio ainda não está no mercado.

Conforme o responsável pela invenção, o oftalmologista David Samadja, os testes em humanos devem começar no final desse ano. Caso sejam bem sucedidos, aí sim, o remédio poderá ser considerado uma revolução nesse campo.

E então, ficou animado com a notícia? Agora, se você usa óculos, provavelmente, essa outra matéria também é do seu interesse: 11 situações que só quem usa lente de contato vai entender.

Fonte: Catraca Livre