Curiosidades

Cigarra anuncia chuva? Curiosidades sobre o canto do inseto

Você ouviu dizer que o canto da cigarra é sinal de chuva? Será que é verdade? Entenda o que realmente existe por traz desse canto.

No Brasil, é comum se ouvir que quando a cigarra canta, significa que está vindo chuva. E, como essa história é passada de geração para geração, quase todo mundo pensa ser verdadeira. Contudo, o Segredos do Mundo irá lhe esclarecer tudo sobre esse assunto.

Primeiramente, para lhe adiantar o assunto, o canto da cigarra pode sim ter uma ligação com as chuvas. Porém, talvez não seja da forma como todos nós imaginávamos.

O que significa a cigarra cantando?

Primeiramente, o canto da cigarra não serve, exatamente, para avisar aos humanos a aproximação da chuva. A verdade é que as cigarras cantam para procriação. Basicamente, os machos são os que cantam de forma mais estridente, enquanto as fêmeas são mais discretas, digamos assim.

Porém, vale ressaltar que o período de acasalamento das cigarras coincide com as épocas mais quentes e chuvosas do ano. ou seja, a Primavera e o Verão.

Por esse motivo, os cantos das cigarras começam a ecoar pelas matas. Até porque é exatamente com esses cantos que os machos conseguem atrair as fêmeas para o acasalamento.

Continua após a publicidade

Basicamente, a relação das chuvas com as cigarras, depende muito da localização geográfica. Em várias regiões do país, a época das águas é a mais propícia para o aumento dos insetos. E, por isso, acaba sendo a época de reprodução de vários tipos de insetos além da cigarra, como por exemplo, os besouros e as borboletas.

Vale ressaltar que os barulhos que as cigarras fazem é feito por meio do aparelho estridulatório que elas possuem. Esse aparelho fica dentro do abdômen, e o som é produzido por conta dos movimentos de contração.

Vida de inseto

É verdade que cigarra chama a chuva? Descubra agora

Primeiramente, a cigarra brasileira se diferencia da cigarra americana. As primeiras, contam com um período de vida mais curto, de aproximadamente dois ou três meses. Enquanto isso, as cigarras americanas costumam viver por mais ou menos 17 anos.

Sobre a vida de uma cigarra brasileira, vale ressaltar que mesmo rápida, ela se resume em 3 estágios: ovo, ninfa e vida adulta.

Logo após o acasalamento, as fêmeas depositam os ovos em rachaduras de caules de plantas hospedeiras. Após o período de maturação e eclosão do ovo, começa o segundo estágio, que é quando ela se torna ninfa.

Continua após a publicidade

Enquanto ninfa, ou seja, em sua juventude, a cigarra desce para o solo para viver o terceiro estágio da vida. Este é o mais longo deles.

A última fase da vida desse inseto é a adulta, quando está pronto para a reprodução. Após o acasalamento, e após a fêmea colocar os ovos, tanto machos quanto fêmeas morrem.

Curiosidades sobre a cigarra

  • Os corpos encontrados em algumas árvores são os exoesqueletos das cigarras, quando elas se transformam.
  • Ingazeira, eucalipto e abacateiro são as plantas hospedeiras mais prejudicadas pelas cigarras. Tudo isso sem contar a cultura de café.
  • As cigarras se alimentam da seiva das plantas. No entanto, quando são ninfas as cigarras se alimentam da seiva que são encontradas nas raízes. Porém, na fase adulta esse alimento é retirado das folhas e do caule das plantas.
  • Xixi de cigarras : As cigarras bebem os líquidos das árvores e depois expelem o excesso de líquidos.
  • Aquele som de cigarra : apenas machos fazem o som pelo qual são famosos. Os machos têm órgãos no abdômen chamados timbais. Os músculos puxam os timbais para dentro e para fora, o que cria o som que ouvimos.
  • Existem bilhões delas: existem literalmente bilhões de cigarras de 17 anos.
  • As cigarras periódicas que surgem anos antes do suposto surgirem são chamadas de retardatários.
  • Os cientistas especulam que uma das razões pelas quais esses insetos surgem em ciclos de 17 ou 13 anos é porque esses são números primos.
  • As cigarras precisam estar quentes para cantar e voar, mas são de sangue frio. Sua pele escura absorve o calor do sol, o que ajuda a aquecê-los.

E agora, como saber se vai chover ou não?

É verdade que cigarra chama a chuva? Descubra agora

Como sabemos, as cigarras nem sempre avisam que as chuvas estão chegando. Por isso, o melhor então é estudarmos outras formas de descobrir se vai chover mesmo ou não. Por isso, separamos algumas formas válidas de observação do tempo.

Umidade: Basicamente, quando ocorre um aumento da umidade do ar, a chance de chover aumenta.

Continua após a publicidade

Nuvens: Enquanto, nas nuvens você pode observar em dois aspectos. Primeiramente, quanto mais escuras estiverem as nuvens, mais chances de chover. E em segundo lugar, você repara nos formatos que elas estiverem. Basicamente, se elas estiverem com formatos de torres, pode significar que está chegando uma tempestade.

Arco-íris: Já o arco-íris está relacionado com a chuva. Pois, ele costuma sempre aparecer ou antes ou depois da chuva

Conseguimos tirar suas dúvidas? Agora está preparado para decifrar se virá chuva ou não?

Vem ler mais matérias do Segredos do Mundo: 20 animais exóticos que você, provavelmente, nunca viu

Fontes: Estudo Kids

Imagens: Estudo Kids, Receitas para saúde, Agronovas, G1.globo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você