MENU
Cobra mais venenosa do mundo, qual é? Qual a potência de seu veneno?
Cobra mais venenosa do mundo é australiana, e pode matar até 100 homens ou 250 ratos com veneno produzido em um só picada, cerca de 110 mg.

Se você achava que nossa poderosíssima jararaca era perigosa, fique sabendo que existem piores por aí. A cobra mais venenosa do mundo, por exemplo, a Taipan do interior, tem um veneno tão potente que seria capaz de fazer uma verdadeira matança com uma só picada.
Mas, antes de falarmos sobre a cobra mais venenosa do mundo, vale ressaltar que as cobras venenosas não são todas iguais. Elas, basicamente, se dividem em três categorias conforme a ação do seu veneno.
O primeiro grupo é o das cobras cujo veneno age no sistema nervoso periférico. Em suma, suas picadas causam parada respiratória, como é o caso da Taipan e da Coral.
Na segunda categoria, estão as que inoculam substâncias tóxicas capazes de produzir distúrbios na coagulação do sangue. Basicamente, são consequências de suas picadas hemorragias e necrose local. Um bom exemplo de cobras nesta classificação são as víboras.
Por fim, o terceiro grupo é composto pelas serpentes marinhas. Aliás, esse grupo libera um veneno chamado miotóxico, o qual causa destruição das fibras musculares e insuficiência renal aguda.
Enfim, dá para sentir medo, não é verdade. Mas, de forma geral, a lei das cobras é muito simples: não mexa com elas e você não será ferido.
A cobra mais venenosa do mundo + 5 espécies perigosas
1- Taipan do Interior

A priori, a Taipam do Interior, ou Oxyuranus microlepidotus, é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Sobretudo, ela é endêmica da Austrália.
Inclusive, com apenas 110 mg do seu veneno, produção máxima de uma picada; pode matar aproximadamente 100 homens ou 250 mil ratos. Ou seja, a sua picada é mais que fatal.
Tanto é que um homem adulto, após ser picado por ela, pode morrer em aproximadamente 45 minutos. Aliás, dificilmente, uma vítima sobrevive a ela, mesmo tomando o soro antiofídico.
Sobretudo, vale ressaltar que a sua picada pode causar paralisia respiratória. Pois o seu veneno é hemotóxico. Ou seja, é capaz de destruir as células do sangue, causando hemorragias internas.
Contudo, é importante destacar também que elas são tímidas. E, por isso, é bem raro encontrar relatos de fatalidades provocadas por elas.
2- Krait malasiana

Primeiramente, essa cobra pertence à espécie Bungarus candidus, e são nativas da Indonésia e do sudeste da Ásia. Sobretudo, elas possuem hábitos noturnos.
Inclusive, um fato bizarro sobre elas é que caçam e devoram outras serpentes, até mesmo as de sua própria espécie. Portanto, são cobras consideradas extremamente agressivas e, claro, venenosas.
Inclusive, o veneno dessas cobras conta com uma neurotoxina que provoca câimbras, espasmos e tremores. Sua picada, portanto, pode terminar resultando em paralisia muscular.
E isso não é tudo. Basicamente, mesmo com a aplicação de soro antiofídico, a pessoa pode ficar em coma permanente ou ter morte cerebral por hipóxia. Aliás, 50% das vítimas morrem mesmo com o soro.
3- Cobra filipina

Basicamente, a cobra filipina da espécie Naja philippinensis, é uma das cobras das quais devemos manter distância delas. Basicamente, por ser extramente venenosa, sua picada pode afetar as funções cardiorrespiratórias e provocar a morte em até 30 minutos.
Além disso, elas conseguem cuspir a toxina na direção de suas vítimas há até três metros de distância. Ou seja, se for pra correr, você tem que ser rápido!
4- Víbora da Morte

Certamente, este nome não é uma simples coincidência. Em suma, ela é considerada a cobra com o ataque mais rápido do mundo. Inclusive, ela consegue dar o bote e voltar para a sua posição inicial em apenas 0,13 segundos. Além da agilidade, sua picada também é considerada uma das mais letais do planeta.
Vale destacar ainda que o veneno dessa cobra, do gênero Acanthophis, pode provocar paralisia, falência respiratória e morte em um período de apenas 6 horas.
Sobre seu habita, ela é encontrada, sobretudo, na Austrália e na Nova Guiné. Além do mais, ela prefere caçar outras serpentes, inclusive, as do mesmo gênero. Ou seja, menos mal para nós, seres humanos.
5- Serpente tigre

Primeiramente, essa cobra da espécie Notechis scutatus é nativa da Austrália. Sobretudo, ela só ataca quando se sente ameaçada.
Contudo, sua picada pode provocar a morte dentro de um período de 6 a 24 horas. Isto é, se sua picada não for tratada de forma adequada e rápida. Aliás, é importante destacarmos ainda que existem registros de pessoas que faleceram após 30 minutos de seu veneno no corpo.
Basicamente, isso acontece porque seu veneno tem ação neurotóxica e muito potente. Ou seja, ele pode provocar dor nos membros inferiores e na região do pescoço, adormecimento do corpo e sudorese. Além de dificuldades respiratórias e paralisia muscular.
6- Cobra marrom

A princípio, essa cobra pertence à espécia Pseudonaja textilis e é nativa da Austrália. Apesar de estar em 6º lugar, seu veneno também é extremamente perigoso. Tanto é que ele possui neurotoxinas que provocam a extrema coagulação do sangue. Consequentemente, com uma única gota, ela consegue matar uma pessoa.
Contudo, para a nossa sorte, ela prefere se alimentar de ratos, pássaros, ovos e também de outras cobras.
As cobras mais venenosas do Brasil
1. Coral-verdadeira

A priori, a primeira cobra mais venenosa do Brasil pertence à espécia Micrurus sp. Inclusive, ela é considerada parente da Taipan, a cobra mais venenosa do mundo. Até porque ambas pertencem à família Elapidae, que conta com 240 espécies altamente venenosas em todo o planeta, exceto na Europa.
Sobretudo, apesar da sua fama, ela é responsável por apenas 1% dos acidentes com cobras no país.
2- Cascavel

Já a segunda cobra mais venenosa do Brasil pertence à espécia Crotalus durissus. Basicamente, ela é considerada perigosa devido à potência de seu veneno. Inclusive, 30% de suas vítimas não sobrevivem caso não recebam o soro antiofídico a tempo.
3- Surucucu-pico-de-jaca

E por fim, a terceira cobra brasileira mais perigosa pertence à espécie Lachesis muta. Além do mais, é uma cobra de mais de 3 metros, tanto é que é considerada como a maior cobra venenosa da América Latina. Sobretudo, sua picada pode causar edema e hemorragia.
Enfim, o que achou da nossa matéria? Você já conhecia essas cobras? E sobre a cobra mais venenosa do mundo, já tinha ouvido falar?
Confira mais uma matéria do Segredos do Mundo: Sucuri é venenosa? – o que come, quanto mede, como se reproduz?
Fontes: Super interessante, Mega curioso, Cobras venenosas
Imagem de destaque: Cobras venenosas