Coisas que você conhece mas nem imagina para que serve

Algumas coisas fazem parte do nosso cotidiano mas nem imaginamos para que elas servem. Com a rotina, criamos intimidade com esses objetos e apetrechos, por isso nem questionamos suas utilidades. Mas nada existe por acaso, não é mesmo?

Pensando nisso, a Segredos do Mundo irá desvendar os mistérios por trás desses itens que passam despercebidos por nós todos os dias. Confira a lista:

Lado zigue-zague do grampo de cabelo

Ideias de menina

Existe um lado certo do popular grampo de cabelo. Usando o grampo com o lado do zigue-zague para baixo, ele irá prender bem melhor o seu cabelo.

Fundo das garrafas de vinho

Na verdade a utilidade desse fundo das garradas de vinho ainda é um mistério. Porém, a explicação mais aceita por especialistas é a de que ela segue uma tradição. No modo antigo de fabricar garrafas, o vidro era soprado por um tubo e o fundo acabava estufado, assim não dava para mantê-la em pé. Então, os fabricantes usavam uma ferramenta, chamada Punt, para empurrar o fundo e dar estabilidade à garrafa.

Furinho ao lado da câmera do Iphone

Como explicamos anteriormente aqui, esse furinho nada mais é que um segundo microfone. Ele ajuda o aparelho a reconhecer a fonte de som de diversos ângulos e possibilita maior cobertura e clareza do áudio.

Cilindro nos cabos de carregadores

Esse pequeno cilindro é chamado de “núcleo de ferrite”, e serve para evitar a interferência eletromagnética gerada pelos cabos. De maneira geral, ele serve garantir a eficiência dos carregadores.

Furo na ponta da trena

O orifício na ponta da trena serve para prendê-las em um prego ou parafuso e segurar a fita enquanto você puxa.

Furinho no fundo do cadeado

Muitos acreditam que esse furinho seria uma segunda alternativa para abrir o cadeado, mas não é. O furinho nos cadeados serve para escoar a água que entra em seu interior, isso evita que o cadeado enferruje por dentro.

Plástico da tampa das garrafas PET

O plástico que encontramos na parte interna das tampinhas de garrafas PET serve como vedação, para evitar que o gás, ou o liquido, escapem da garrafa.

Alça atrás da camisa social

Assim como o fundo das garrafas de vinho, a alça das camisas sociais vem do tempo em que poucas pessoas tinham guarda roupas com cabides. Então, era mais comum pendurar as camisas em pregos para que não amassassem.

Traços em relevo em duas teclas do teclado

os traços que encontramos nas teclas “F” e “J” do teclado servem como orientação para digitadores que escrevem sem olhar para o teclado.

Encaixe na tampa do Tic Tac

Muitos ainda não sabem que o encaixe da tampa do TIc Tac serve como dosador para você pegar uma bala por vez.

Furo no vidro das janelas de avião

O pequeno furo presente nas janelas dos aviões server para regular a pressão entre as duas lâminas de acrílico que formam a janela. Assim evita-se que elas se quebrem.

Seta ao lado do marcador de combustível

A seta do marcador de combustível serve para indicar em que lado do carro, direito ou esquerdo, se encontra a tampa do tanque de combustível. Muito útil quando não estamos familiarizados com o veiculo, no caso de carros alugados e emprestados.

Rebites nos bolsos da calça jeans

Os rebites nos bolsos da calça jeans remetem as origens deste vestuário. Originalmente, as calças jeans eram usadas por operários e mineiros que guardavam as ferramentas nos bolsos. As costuras não aguentavam o peso e se soltavam, por isso esses rebites servem para reforçar essa área.

Furinho na lateral das canetas

Semelhante aos furinhos das janelas de aviões, eles também servem para regular a pressão dentro das canetas. Dessa forma, mesmo que a caneta seja usada em grandes altitudes, aviões e prédios muito altos, ela não estoura.

 

Fontes: SOS solteiros/BuzzFeed/Megacurioso/Catraca Livre/ Vida e Vinho/LifeBuzz
Imagens: Reprodução.