Dependendo da época ou da fonte consultada, é possível encontrar informações que incluir ovos na dieta oferece riscos ou benefícios para a saúde. No entanto, comer ovo todo dia, desde que de uma maneira equilibrada, pode oferecer várias vantagens para o corpo.
A princípio, existia uma forte defesa de que a concentração de colesterol na gema do ovo fosse nociva à saúde. Porém, atualmente existem conclusões que apontam que o colesterol em alimentos naturais são menos nocivos do que se imaginava.
Por outro lado, quando o mesmo colesterol está presente em alimentos processados, existe uma série de malefícios. Caso o ovo seja cozinhado somente com água, por exemplo, e não feito com óleo ou manteiga, pode trazer muitas vantagens.
Benefícios do ovo
Comer ovo todo dia pode ajudar a controlar o colesterol, promover ganho de massa muscular ou garantir a saúde dos olhos, dentre outros.
Por conta da alta concentração de proteína, o ovo é considerado o alimento mais completo do mundo, em termos nutricionais. Além da leucina – fundamental para construir e manter os músculos -, ele também é rico em vitamina A, D, E, B12.
A quantidade de vitamina D em apenas um ovo é mesma presente uma colher de sopa de óleo de peixe. Sendo assim, o alimento é ótima fonte de absorção de cálcio para o organismo.
Além disso, há uma alta concentração de minerais que também contribuem com a construção muscular, mas ainda combatem anemia, fornecem energia e fortalecem o sistema imunológico. Dentre eles é possível listar erro, zinco, fósforo e potássio.
Os ovos também são ricos em fosfolípidios e ácido fólico. Sendo assim, ajudam a eliminar toxinas do fígado e promovem, especialmente, a saúde de grávidas.
Posso comer ovo todo dia?
Assim como no caso da maioria dos alimentos, comer ovo todo dia traz benefícios se feito de maneira moderada. Apesar de não haver um consenso na quantidade permitida, segundo estudos, a Associação Americana do Coração recomenda de 1 a 2 unidades diárias para pessoas saudáveis.
Por outro lado, pacientes diagnosticados com diabetes ou problemas no coração podem reduzir o número para no máximo um ovo por dia. Além disso, por ser rico em calorias, não é indicado para pessoas em dietas restritivas com foco em perda de peso, por exemplo.
Como fazer ovos de maneira saudável
Ovos no microondas
Preparar ovos no microondas é uma forma saudável, por não precisar de óleo. Primeiramente, é só esquentar um prato fundo no microondas por cerca de 1 minuto. Logo em seguida, coloque o ovo no prato e fure a gema. Isso porque o procedimento evita que ela estoure durante o aquecimento. A partir daí, é só colocar novamente no microondas, por mais 1 minuto.
Ovo poche
Para a receita de ovo poche- deve-se colocar uma panela de água ferver e aguardar o surgimento das primeiras bolinhas. A partir daí, é só começar a mexer com uma colher – sempre no mesmo sentido. O ovo deve ser quebrado com cuidado dentro da panela e cozinhado por cerca de 7 minutos. Antes de servir, ele deve ser retirado com uma escumadeira e colocado para escorrer, a fim de perder a água.
Ovo frito com água
Ao invés de utilizar óleos ou manteigas, o ovo pode ser colocado em uma frigideira antiaderente quente, com uma colher de sopa de água. Logo após a adicionar a água, tampe a frigideira para que o vapor cozinhe o ovo.
Farofa de ovo
O preparo da farofa de ovo começa com o processo de dourar uma colher de sopa picada em meia colher de sopa de manteiga ou óleo. Depois, é só acrescentar o ovo e misturar. Quando ele estiver quase cozido, adicione (aos poucos) 4 colheres de sopa de farinha de mandioca para cada ovo utilizado.
Omelete de clara
Para dietas de restrição, pode ser interessante comer ovos sem gemas. Nesses casos, utilize as claras para fazer um omelete, misturado com leite e temperos à gosto. Cozinhe as claras com leite e temperos numa frigideira aquecida por 2 minutos e adicione os ingredientes selecionados para o recheio em seguida.
E, por falar em ovos, você pode conferir um pouco mais sobre o assunto neste outro post: Dieta do ovo – Como emagrecer até 14 kg em 7 dias (cardápio completo)
Fontes: Tua Saúde, Minha Saúde, Minha Vida, Viva Bem
Imagens: The Daily Meal, The List, Mundo Boa Forma, leaf, Simply Recipes, Oba Gastronomia, Farmers of Alberta