Curiosidades

28 famosos comerciais antigos, lembrados até hoje

Os comerciais antigos marcaram gerações com propagandas engraçadas, inteligentes e cativantes. E com músicas que grudavam na cabeça.

Existem alguns comerciais antigos que são capazes de nos transportar para as épocas em que foram produzidos, como é o caso do jingle do comercial de inverno das Casas Pernambucanas, ou da Poupança Bamerindus que tinha um slogan inesquecível.

Além disso, existem alguns outros que despertam algumas emoções mais profundas quando abordam fases da vida das pessoas que amamos.

Quer ver alguns desses comerciais? Confira nosso texto.

28 comerciais antigos inesquecíveis

1. Comerciais antigos da Cica

Esse comercial de 1960 é memorável, já que conta com os personagens da “Turma da Mônica”, o que, de certa forma, é inusitado, uma vez que a Cica é uma empresa que vende extratos e molhos de tomate. Nada muito convidativo para o público infantil.

Mas mesmo as crianças não sendo o público-alvo, essa propaganda chamou a atenção tanto dos pequenos, como dos adultos, já que mostra Cebolinha e a Mônica em uma das suas infinitas brigas, até mesmo na comemoração de Natal.

2 – Brahma Chopp

Em seguida, o comercial antigo em que Luiz Gustavo, ainda com a fama do falso milionário da novela Beto Rockfeller, estrela a propaganda de cerveja da Brahma Chopp em 1972.

No comercial, o personagem está tomando uma cerveja e fumando um charuto em um sofá, de bem com a vida, até que o take abre e a gente se dá conta de que ele está em um caminhão de mudanças e o pessoal está querendo trabalhar. Essa pega o espectador desprevenido.

3. Varig

Em seguida, um dos comerciais antigos da extinta companhia aérea Varig. O lançamento foi em meados da década de 1970.

Sem dúvida, as campanhas com músicas são as mais lembradas, já que ficamos com a letra na cabeça durante muitos e muitos anos. Esse caso aqui não é diferente, principalmente, porque além da música, ainda tem a letra aparecendo na tela, o que garante que isso vá ficar registrado mesmo.

4. Desodorante Mum

Em seguida, temos a propaganda do desodorante Mum lançado no ano de 1960. Ele é um comercial inesquecível, já que traz uma estética bem sofisticada, inspirada no cinema da época.

5. Cerveja Antárctica

Aparentemente, samba e música sempre fizeram parte da história dos comerciais de cerveja. Dessa forma, a propaganda da Cerveja Antárctica fez sucesso e é lembrada até os dias de hoje.

Mas não foi apenas a combinação infalível que garantiu o sucesso, a participação de Adoniran Barbosa, grande sambista brasileiro, também contribuiu bastante para a fama do comercial.

6. Comerciais antigos dos Cotonetes Johnson

Um dos comerciais antigos mais famosos, com certeza é a dos cotonetes Johnson, com o bonequinho azul que ficou famoso e muito conhecido. No entanto, a primeira vez que ele surgiu foi nesse comercial em 1976, enquanto tomava seu banho, e claro, cuidando da higiene de suas orelhas.

7. Cotonetes Johnson

O sucesso do bonequinho azul foi tanto, que em 1995 ele volta em uma nova peça publicitária. No entanto, agora ele volta com seus talentos musicais melhorados, o que ajudou a manter na memória a propaganda.

8. Bala de Leite Kids

Um dos comerciais antigos mais marcantes é o da bala de leite Kids, isso, devido a sua música impossível de tirar da cabeça. O jingle que ficou famoso foi composto pelo músico Renato Teixeira, autor de “Romaria”.

9. Comerciais antigos do Bombril

Um dos comerciais antigos que mais fizeram sucesso foi o da marca Bombril. Principalmente, com a participação do artista Carlos Moreno, que se tornou o garoto propaganda da marca.

O aspecto que mais chamava a atenção das propagandas do Bombril era o humor presente em todas elas.

10. Faber Castell

Esse comercial da Faber Castell marcou uma geração e é lembrado até os dias de hoje, devido ao seu grande sucesso. No entanto, o que mais marcou foi a música tema da propaganda “Aquarela”, gravada pelo cantor Toquinho.

11. Comerciais antigos da Faber Castell

Devido ao grande sucesso do comercial, no ano de 1995, a Faber Castell lança novamente a propaganda com a música “Aquarela”. No entanto, com uma nova versão, que se tornou um clássico para a marca.

12. Ping Pong

Um clássico que marcou gerações foi o chiclete Ping Pong. Por isso, o comercial é um clássico da propaganda e sempre contava com um teor mais humorístico, o que incentivava ainda mais a venda do produto.

13. Comerciais antigos da Poupança Bamerindus

Um dos comerciais antigos que ficaram na memória da propaganda é o da Poupança Bamerindus.  Sem dúvida, ela carrega um dos slogans mais conhecidos e repetidos. Esse é épico mesmo!

14. Comerciais antigos do Tang

Um dos comerciais antigos mais famosos da época é o do suco Tang, em que uma criança aparentemente abastada está com sua mãe na casa da árvore e pede algo para a criança beber ao mordomo chamado Jaime.

15. Leite Parmalat

Com certeza, um dos comerciais antigos mais famosos e lembrados até os dias de hoje é o do Leite Parmalat em que várias crianças estão vestidas de bichinhos e tomando o leite, além, claro, do jingle que é bastante divertido.

Graças ao sucesso desse comercial, a marca passou a vender pelúcias dos animaizinhos e conseguiram comercializar mais de 15 milhões do item.

16. Comerciais antigos do DDD Embratel

Um dos clássicos dos comerciais antigos é o da Embratel. Ademais, na propaganda três garotos carismáticos interpretaram uma série de peças publicitárias, cujo o objetivo era vender o serviço de ligações interurbanas da Embratel.

17. DDI Embratel (1999)

Por fim, para finalizar nossa lista com os comerciais antigos que mais fizeram sucesso, temos a propaganda do serviço de ligações internacionais da Embratel. No entanto, o sucesso foi tão grande quanto o comercial anterior.

18. Casas Pernambucanas

A campanha de inverno das Casas Pernambucanas é mais uma propaganda que traz um jingle que fica na nossa cabeça, por essa razão, muitas pessoas ainda se lembram dessa peça lá dos anos 60.

19. Banco Nacional

Esse comercial traz um jingle natalino marcante com diversas crianças cantando, o que acaba mexendo bastante com a emoção do espectador, principalmente, por já ser um período do ano em que muitas pessoas ficam sensibilizadas.

20. Guaraná Antárctica

Esse é um dos jingles mais conhecidos das propagandas nacionais. Ao trazer uma letra que aborda a combinação de guaraná e pipoca, o comercial atinge os mais diversos tipo de brasileiros, já que é um combo bem brasileiro!

21. Valisère

Esse comercial da Valisère já aflora a emoção dos espectadores de uma forma um pouco diferente, pois traz uma narrativa que envolve o primeiro sutiã de uma adolescente o que, de certa forma, pode emocionar bastante os pais e as mães, além de aguçar o desejo das adolescentes em terem o mesmo produto.

22.Comerciais antigos do tio da Sukita

A Sukita realmente se superou com os comerciais em que explorou o personagem mais velho querendo se enturmar com os jovens. Foi uma série de peças muito engraçadas que mostram a diferença geracional e ainda promove a marca como um tipo de conciliadora dessas divergências.

23. Danoninho (1972)

Essa propaganda também vai trazer, de certa forma, essa diferença entre as gerações, no entanto, aqui a criança aparece mostrando mais conhecimentos do que seus pais. O garoto explica tanto as propriedades do Danoninho para seu pai, como ensina o nome do seu brinquedo para sua mãe.

24. Shampoo Colorama

O slogan presente nesse comercial da Colorama persiste até hoje, mesmo o produto em questão nem existindo mais: “Você se lembra da minha voz? Continua a mesma! Mas os meus cabelos…quanta diferença“. E com essa frase icônica, a marca conseguiu mostrar que ela era capaz de causar mudanças na vida das mulheres.

25. Tostines

Já esse comercial da Tostines trabalha com uma lógica semelhante a ‘quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?’ quando o personagem questiona se os biscoitos da Tostines vendem mais por serem fresquinhos ou se são fresquinhos, porque vendem mais.

26. Caloi

Mais uma propaganda de fim de ano, mas aqui, a fim de conquistar as crianças para pedirem de Natal uma bicicleta da Caloi. No comercial, vemos diversos lembretes para o pai, reforçando o pedido de Natal para que ele não se esqueça na hora de comprar.

27. Nissan

Essa é a mais recente da lista, mas não poderia ficar de fora. Quando ela surgiu foi uma comoção, já que se trata de um anúncio de uma camionete e traz imagens de pôneis fofinhos no motor de um automóvel atolado que representa o concorrente. Então, com o propósito de mostrar que a Nissan Frontier realmente tem um motor com cavalos de potência, a marca essa jogada incrível.

28. Guaraná Antárctica

Para concluirmos nossa lista, trazemos mais uma propaganda do Guaraná Antárctica. Essa se trata de uma provocação direta à Coca-Cola, pois o ator do comercial vai até a Amazônia e mostra um pé de guaraná e o apresenta ao público. Em seguida, ele aconselha os espectadores a pedirem para ver a árvore da Coca-Cola.

Leia também: 

Fontes: UOL, Portal Brasil Empresarial

Próxima página »

Escolhidas para você