Curiosidades

Como acabar com carrapatos – Prevenção e tratamento

Para quem tem cachorros de estimação em casa, saber como acabar com carrapatos é essencial para garantir a saúde dos bichinhos.

Por P.H Mota

Saber como acabar com carrapatos é um conhecimento essencial para quem tem animais de estimação em casa. Apesar deles serem comuns em cães e gatos, são menos recorrentes nos felinos por conta do hábito frequente de lamber o próprio corpo.

Além de transmitirem doenças para os animais, como a erliquiose, os parasitas também transmitem a febre maculosa para humanos. Nos dois casos, as doenças podem levar à morte.

E o risco não existe apenas em casos de grandes infestações. Isso porque basta um carrapato contaminado para infectar um cão. Por outro lado, quando há a presença de vários, o animal pode sofrer com anemia.

Carrapatos

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
petlove

Primeiramente, ao longo da vida, o carrapato passa por quatro estágios diferentes: ovo, larva, ninfa e adulto. Em todas as fases (com exceção do ovo), ele já pode infectar animais para se alimentar.

Continua após a publicidade

Geralmente, eles se abrigam em locais próximos a onde o hospedeiro vive. Ou seja, frestas de paredes e pisos ou vegetações próximas ao local de descanso do cão.

Além disso, encontrar carrapatos num animal indica que podem existir muitos outros no ambiente. Segundo a maioria das estimativas, somente 5% dos carrapatos de um ambiente contaminado costuma estar preso ao hospedeiro.

Continua após a publicidade

Isso que significa que se você encontrar, por exemplo, 5 parasitas no corpo de um cão, no local provavelmente ainda existem outros 95.

Medidas de prevenção

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
Prefeitura de Jundiaí

O primeiro passo é evitar o contato do animal com outros animais ou ambientes infectados. Em parques e praças públicas, é comum que esses parasitas prefiram ficar em locais de vegetação alta.

Continua após a publicidade

Outra recomendação básica de como acabar com carrapatos de um ambiente é mantê-lo limpo. Em residências, eles costumam se alojar em frestas, entulhos ou outros espaços protegidos da luz solar. Sendo assim, uma limpeza minuciosa com aspirador de pó, por exemplo, consegue acessar esses locais e remover todos os carrapatos.

Em casos em que já há suspeita de contaminação local, utiliza inseticidas a base de piretróides. Depois da primeira aplicação, é importante voltar a dedetizar a área uma semana depois, a fim de eliminar os novos parasitas que podem surgir de ovos que não foram eliminados na primeira vez.

Também é fundamental aplicar produtos repelentes diretamente no corpo do cachorro. Geralmente, esse tipo de produto ajuda a prevenir não somente carrapatos, como também pulgas e moscas.

Tanto para aplicação de inseticida como de remédios, é importante consultar a bula e especialistas para uso apropriado e responsável do produto.

Continua após a publicidade

Como retirar do animal

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
petlove

Para retirar o carrapato preso a um animal, você pode utilizar uma pinça, mas o método não é o mais recomendando. A forma mais eficaz é aplicar uma bucha de algodão embebido com álcool no local, aguardando a soltura do carrapato.

Isso porque o ferrão pode acabar ficando preso no local durante a remoção. Dessa maneira, existem riscos de infecção que agravam ainda mais o estado de saúde do cão. Além disso, nesses casos,  se o ferrão continuar no animal, ele ainda pode continuar contaminado mesmo com parte do parasita removido.

Nos casos em que o pet sofre algum tipo de reação aos carrapatos, como coceira extrema ou inchaço, ele deve ser levado para o veterinário.

Como acabar com carrapatos no ambiente

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
Gizmodo

Dentro de casa: esse é o tipo mais fácil de ambiente de controle das pragas. Basca procurar em lojas especializadas em produtos animais ou pet shops por produtos de combate a carrapatos. Na maioria das vezes, eles podem ser aplicados na forma de spray sem oferecer riscos a animais e humanos que vivem no local.

Continua após a publicidade

Em quintais: em ambientes externos como garagens, por exemplo, o desafio é maior. Sendo assim, pode ser recomendada a realização de uma dedetização completa para matar os carrapatos. Nesses casos, no entanto, o pet deve ficar afastado do ambiente, que deve ser lavado antes do retorno.

Em jardins: em jardins com plantas, a manutenção deve ser constante para garantir a ausência de carrapatos. Num cenário ideal, o indicado é dedetizar a área a cada 30 dias.

Remédios caseiros para acabar com carrapato

Vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
Women’s Health

O vinagre sozinho já é suficiente para ajudar a acabar com carrapatos se espalhado no ambiente com a ajuda de um borrifador. No entanto, se misturado a uma porção de água morna (sendo 2 partes de vinagre para uma de água) e meia colher de bicarbonato, o resultado é ainda mais eficaz. A mistura pode ser aplicada de 2 a 3 vezes por semana.

Limão e frutas cítricas

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
Sua Dieta e Saúde

Para preparar essa mistura, esquente duas xícaras de água até ferver. Nesse momento, é só acrescentar dois limões cortados ao meio e deixar em fogo baixo por cerca de 1 hora. A mistura também pode acabar com carrapatos quando feita com laranja, mas deve ser usada com cautela. Isso porque, perto do cachorro, pode provocar irritação nos olhos.

Continua após a publicidade

Óleo de neem

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
Cultivando Sustento

O óleo de neem é extraído de uma árvore típica da Índia e é muito comum em receitas naturais de repelentes para cães. Além disso, sua aplicação é bem simples, já que só precisa da ajuda de um pano para ser espalhado no ambiente.

Óleos essenciais

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
Go Outside

Além do óleo de neem, outros óleos também são eficazes no combate aos carrapatos. A mistura mais eficaz consiste em utilizar óleos de rícino, sésamo, limão e canela. Enfim, basta aplicar uma gota de cada um num recipiente com água e aplicar com a ajuda de um pano.

Camomila

Como acabar com carrapatos - dicas de prevenção e tratamento
iQuilibrio

Por fim, a camomila é outra planta que age como repelente natural no combate aos carrapatos. Além disso, também pode ser usado diretamente no animal. Os efeitos ajudam a combater os parasitas, bem como relaxar e anestesiar o cachorro.

Fontes: Vansil, Petz, Patas da Casa, A Gazeta

Continua após a publicidade

Imagens: ifope, petlove, Prefeitura de Jundiaí, Gizmodo, petlove, Go Outside, iQuilibrio, Cultivando Sustento, Women’s Health, Sua Dieta e Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você