Mundo Animal

Personalidade dos gatos – Sabia que seu pet tem uma?

Por incrível que pareça, a personalidade dos gatos pode estar associada até à cor de sua pelagem. Porém, também existem outros fatores.

Você sabia que a personalidade dos gatos existe e pode se manifestar de cinco formas diferentes? Surpreendentemente, isso é real e existem estudos sobre o assunto.

A personalidade se refere às diferenças que existem no comportamento dos seres e que são individuais. Na área de estudo do comportamento dos animais, alguns pesquisadores estudaram os felinos.

Parte deles avaliaram através de classificações que foram feitas com base de relações genéticas e ambientais. Ou seja, o que faz com que cada um tenha padrões semelhantes ou totalmente diferentes.

A veterinária Lauren Finka entrevistou mais de 200 donos de gatos para concluir seu estudo. Segundo ela, as personalidades dos gatos se formam através de sua genética, aprendizagem e experiências de vida.

Continua após a publicidade

Enfim, ao final do processo, Lauren reuniu 5 personalidades diferentes que os gatos podem ter. Conheça cada uma delas e veja se seu pet se encaixa em algum deles.

Personalidade dos gatos

Gato-humano

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Opresenterural

Basicamente a personalidade do gato-humano se baseia em gostar e preferir a companhia das pessoas. Ou seja, é muito comum ver esse felino ronronando e massageando os familiares, sem falar que ele é super manso. Aliás, é comum que ele evite outros animais da mesma espécie.

Continua após a publicidade

Além disso, uma regra geral do gato-humano é que ele desde novinho convive com humanos sendo bastante sociais. E é por esse motivo que eles se sentem seguros com as pessoas. Por fim, gostam muito de carinho, comida e de serem escovados. Fofos.

Gato-gato

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Catracalivre

Assim como o gato-humano, a personalidade do gato-gato também é dócil. Contudo, eles preferem conviver com outros gatos do que humanos. E é normal vê-los brincando com outros felinos e amassando juntos. Enfim, eles convivem com gatos até chegarem na idade apropriada.

Continua após a publicidade

Portanto, o gato-gato entende totalmente a liguagem felina e por isso convivem bem com os outros gatos. Além disso, por não serem tão apegados aos seus donos, não sofrem tanto quando ficam sozinhos em casa.

Gato caçador

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Meupet

Essa personagem de gato é, como o próprio nome diz, caçadora por natureza. Ou seja, sua personalidade é selvagem e bastante forte. Portanto, é normal ver esse felino negar brinquedos e escolher coisas reais para brincar. Como por exemplo, animais mortos.

Enfim, se o seu gato tiver essa personalidade, é necessário que os brinquedos dele supram a necessidade de caça que ele possui.

Gato curioso

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Gatices

O gato que tem a personalidade de curioso tem uma grande auto-segurança. Ou seja, sabe aqueles gatinhos que estão sempre nos lugares mais improváveis? São estes. Aliás, eles são super territoriais, portanto, ele precisa conhecer todos os objetos da casa.

Continua após a publicidade

Apesar de territorialistas, o gato curioso tem o costume de conviver com todos animais e pessoas desde novinhos.

Gato solitário

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Jornalnh

A personalidade desse animal é fortemente reconhecida por ser resmungão. Então é normal que ele não goste de contato social, provavelmente por ter tido algum trauma ou uma má sociabilização. Aliás, isso faz com que ele esteja sempre em alerta também.

O animal com essa personalidade tende a precisar de um pouco mais de tempo até confiar e se adaptar a novas pessoas, ou seja, é aquele que foge quando chega alguém novo. Contudo, isso também faz com que ele se torne independente.

Por fim, por causa do seu jeito, o gato solitário necessidade um pouco mais de espaço e também não gosta de interações. Ou seja, tempo é muito necessário para conquistar um vínculo e uma aproximação com eles.

Continua após a publicidade

Personalidade dos gatos através da cor

Fonte: Alavoura

Por outro lado, a personalidade dos gatos também podem ser observadas através da sua cor. Isso porque, segundo estudos, em alguns casos, a cor pode ter uma relação com o temperamento dos bichanos. O esudo é da Universidade da Flórida e Califórnia.

Sendo eles, a pesquisa também foi feita com diversos donos de felinos e eles conseguiram perceber que as personalidades dos gatos eram semelhantes quando suas cores eram as mesmas.

Preto

Fonte: Patasdecasa

Nada de azar por aqui. Segundo os próprios donos desses animais, eles costumam ter uma temperamento tranquilo, sendo mansos, confiáveis e amáveis. Além disso, adoram brincar e ficar próximos de seus tutores. Contudo, esse animal também é bem intuitivo e desconfiado.

Branco/rajado

Fonte: Petz

Por outro lado, os donos de gatos brancos percebem que eles são mais calmos, tímidos e menos ousados que o restante dos gatos. Além disso, eles também costumam ser mais caseiros e aproveitam bastante seus cantinhos. Contudo, isso também os torna mais independentes, individualistas e indiferentes aos outros seres.

Continua após a publicidade

O gato rajado tem um comportamento semelhante ao gato branco. Eles não são tão brincalhões e são mais tranquilos, preferindo só ficar próximo ao dono.

Preto com branco

Fonte: Baixaki

Aqui temos o gatinho que representa o amado Frajola. E assim como no desenho, esses felinos costumam ser mais agressivos. Assim como gato cinza e branco, esse felino pode se tornar meio arisco em algumas situações, como por exemplo, a visita ao veterinário.

Durante uma rotina mais tranquila, eles são bem bricalhões e agitados. Aliás, são reconhecidos por gostarem de dar uma escapadinha de casa.

Amarelo

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Samaramedeiros

Garfield não ganhou a cor amarela atoa. Surpreendentemente, os felinos dessa cor – ou alaranjado – costumam ser bem preguiçosos, brincalhões, divertidos e amigos dos seus donos. Ou seja, o gato amarelo curte uma bagunça, misturada com carinho.

Continua após a publicidade

Traços humanos nas personalidades dos gatos

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Petz

Por fim, temos uma terceira avaliação de personalidade desses animais, que é baseada no The Big Five, que são fatores que definem a personalidade dos humanos. Obviamente, os pesquisadores fizeram uma versão felina, o The Feline Five. Ou seja, fatores que aparecem nas personalidades dos felinos.

Neuroticismo

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Uol

São os gatos que demonstram mais medo de pessoas, um nível de insegurança e ansiedade maior, além da timidez.

Extroversão

Fonte: Meupet

Esses felinos já demonstram um maior-autocontrole, sendo bastante ativos e curiosos. Além disso, são bem rápidos e vivem em constante vigilância.

Dominância

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Vetpoint

Esses animais são mais agressivos. Aliás, o nome não significa que eles são dominantes, como pode parecer. Na realidade, eles apenas são mais perseguidores, se comparados aos outros.

Continua após a publicidade

Impulsividade

Personalidade dos gatos - Sabia que seu pet tem uma?
Fonte: Oeco

Por outro lado, os gatos impulsos fazem jus ao nome. Estes são os felinos que gostam de fugirem dos ambientes, reagindo de forma mais rápida e clara a tudo o que lhes estressa.

Agradabilidade

Fonte: Colombo

Por fim, aqui estão os mais amáveis. Os animais com esse traço de personalidade são mais amigáveis e se afeiçoam mais aos humanos.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Curiosidade sobre gatos – 60 fatos sobre vida e hábitos dos felinos

Imagens: Revistagalileu, Opresenterural, Gatices, Meupet, Jornalnh, Catracalivre, Alavoura, Samaramedeiros, Baixaki, Petz, Patasdacasa, Uol, Oeco, Petz, Colombo, Meupet e Vetpoint

Continua após a publicidade

Fontes: Wellfelis, Patasdacasa e Peritoanimal

Próxima página »

Escolhidas para você