Adestrar um cachorro em casa, seja ele adulto ou filhote requer paciência, comprometimento e constância. Acidentes são parte do processo, mas se você seguir algumas regras básicas de treinamento doméstico, poderá ensinar diversos truques e brincadeiras para o seu melhor amigo, em algumas semanas. Além disso, ensinar truques para o seu cachorro irá estimulá-lo tanto mental como fisicamente e será uma excelente forma de você se relacionar com ele.
Dessa forma, certamente você já deve saber que os comandos mais básicos de obediência são “sentar”, “deitar” e “rolar”. Uma vez conquistados esses comandos, é hora de passar para o treinamento avançado. Todavia, como regra geral, as sessões de adestramento do cachorro não devem durar mais de 10 minutos, uma ou duas vezes por dia.
Também é muito importante que você esteja de bom humor e disposto a elogiar seu cão com entusiasmo quando ele cumprir todos os comandos. Por conseguinte, nunca fique frustrado, nem com raiva do seu cão e muito menos use a força física para ensiná-lo.
Portanto, se você começar a se sentir frustrado ou com raiva, interrompa as sessões imediatamente. Lembre-se que o seu pet nunca terá um bom desempenho se você forçá-lo de maneira violenta ou inapropriada. Nessa lista, reunimos dicas fáceis para adestrar cachorro em casa, confira!
3 dicas fáceis para adestrar cachorro em casa
Estabeleça uma rotina para o cão
A rotina ideal para os cães, incluem horários para comer, para brincar e para aprender truques ou seja, ser adestrado. De modo geral, definir uma programação para o seu pet seguir, facilita o treinamento doméstico e pode acelerar o tempo de aprendizagem.
Sistema de recompensas
Uma das maiores chaves para o sucesso ao adestrar cachorro é o reforço positivo, ou seja, recompensar seu cão adequadamente. Isso significa dar a ele algo que ele gosta exatamente no momento certo. Dessa forma, a primeira tarefa é descobrir que tipo de recompensa motivará melhor seu cão.
Diversão em primeiro lugar
Mantenha o processo de aprendizagem divertido para manter seu cão envolvido e faça pausas sempre que você ou seu cão ficarem frustrados com o treinamento.
5 truques para adestrar cachorro em casa
Truque # 1: Mão guia
Esse truque consiste em usar as mãos para adestrar o cachorro e guiá-lo sob seu comando. É como ter um ímã para cães em sua mão que você pode usar para treinar novos comportamentos. Um dos comandos mais básicos para posteriormente ensinar o cão a realizar truques mais complicados usando a mão como guia.
Como ensinar esse truque ao seu cachorro?
Coloque um petisco em uma mão, mantenha a outra mão aberta perto do nariz do seu cão. Assim que o focinho dele tocar sua palma, parabenize-o com muitos elogios. Pratique isso até que seu cão pegue o jeito. Você pode começar a afastar gradualmente a mão, para que o cão dê um ou dois passos na direção dela. Como resultado, à medida que ele domina esse novo truque, você também pode adicionar uma palavra de comando, a sua escolha.
Truque # 2: Deitar
Com este truque divertido, você pode adestrar o cachorro para que ele pare e se deite.
Como ensinar esse truque ao seu cachorro?
Em primeiro lugar, ordene ao seu cão que se sente ao seu lado. Diga um comando que ele já conheça e saia correndo. Corram juntos um pouco e inesperadamente grite que vai parar. Desse modo, se o seu cão se deitar, elogie e dê uma recompensa. Caso contrário, atraia seu cão para uma posição indicada com o petisco. Depois de um rápido descanso, pratique o truque novamente.
Truque # 3: pique-esconde
Certamente você já brincou de pique-esconde quando criança. Portanto, será fácil ensinar a brincadeira ao seu cachorro! Dessa forma, o pique-esconde pode ser ensinado usando um brinquedo, um petisco ou você mesmo pode se esconder. A chave aqui é usar gestos repetitivos e fazer vários treinamentos até que o cão perceba qual comportamento exato merece a recompensa.
Como ensinar esse truque ao seu cachorro?
Ordene ao seu cão que sente ou quando ele estiver distraído, se esconda. Mantenha os esconderijos fáceis no início, como atrás das cortinas ou em um armário entreaberto, até que seu cão entenda o jogo. Você também pode tentar fazer isso usando um petisco ou um brinquedo. Se você participar da brincadeira como objeto oculto, se esconda diga o nome do seu cachorro uma vez e espere. Quando o seu cão encontrar você ou o brinquedo, ofereça uma recompensa e comemore!
Truque # 4: fingir de morto
Para ensinar seu cachorro a fingir-se de morto basta seguir os mesmos princípios dos comandos básicos “ficar” e “deitar”. Por este motivo, ele precisa conhecer esses truques antes de começar a ensiná-lo a se fingir de morto.
Como ensinar esse truque ao seu cachorro?
Usando o comando verbal e o sinal de mão com os quais seu cão já está familiarizado, comande-os para que se abaixem. Segure petisco entre os dois primeiros dedos, alguns centímetros acima do nariz dele. Traga o petisco para o lado dele, atraindo seu cão para que role e continue olhando para a recompensa, Quando seu cão estiver deitado do lado correto, dê o petisco e o elogie. Repita a ação várias vezes, recompensando seu cão a cada vez que ele se fingir de morto.
Truque # 5: ficar
Esse truque é considerado um dos mais importantes, pois o comando pode ajudar a mantê-lo seguro e calmo, além de ajudar a controlar o impulso. Além disso, esse truque também ajuda a estabelecer uma relação de confiança entre o dono e seu animal de estimação. Adestrar o cachorro com esse truque resulta em menos probabilidade dele pular nas pessoas ou atacá-las, sair correndo pela porta da frente e até mesmo fugir de casa.
Como ensinar esse truque ao seu cachorro?
Você pode ensinar a seu cão o comando de permanência usando sessões de treinamento curtas, imponha um comando vocal com seriedade e exerça o reforço positivo para ter certeza de que ele entende quando precisa ficar parado.
Quer conhecer outras curiosidades sobre cachorros? Então, leia: Raças de cachorro pequeno – 20 que não crescem quase nada
Fontes: Cachorrogato, Dog Hero, Petz, Crush Pets
Fotos: Pinterest