Curiosidades

Como aliviar a dor no pescoço? Técnicas e dicas práticas

Para aprender como aliviar a dor no pescoço precisa-se entender a causa, assim como realizar mudanças na postura e nos hábitos cotidianos.

Para aprender como aliviar a dor no pescoço precisa-se conhecer a origem do incômodo. Sobretudo, existem casos que precisam de cuidado médico especializado. Porém, a depender da causa, pode-se buscar a solução ainda dentro de casa, com técnicas e dicas práticas.

No geral, a principal recomendação médica em relação a dor no pescoço envolve os cuidados com a postura. Desse modo, deve-se estar atento à forma com que se senta para trabalhar, estudar ou descansar. Por outro lado, a postura durante o sono também causa impacto, em especial porque o corpo fica na mesma posição por horas.

Sendo assim, a dor no pescoço pode surgir por diversas questões, para além da má postura. Como exemplo pode-se citar excesso de estresse ou cansaço. Mais ainda, problemas de saúde como hérnia de disco, osteomielite e infecções também originam o incômodo, até mesmo de forma crônica.

Por fim, deve-se sempre ficar atento aos sintomas e reações relacionados a qualquer incômodo físico. Ademais, visitas rotineiras ao médico facilita na identificação prematura de enfermidades, assim como na realização de tratamentos corretos. Apesar disso, existem algumas práticas benéficas para fugir desse incômodo.

Por exemplo, pode-se buscar travesseiros baixos e firmes para dormir. Mais ainda, evitar dormir de barriga para baixo, ou ficar muito tempo sentado na frente do computador também reduzem a pressão no pescoço. Em contrapartida, é interessante evitar atender o celular entre o ouvido e o ombro, assim como outras práticas do gênero Por fim, conheça as técnicas para aliviar a dor no pescoço:

Como aliviar a dor no pescoço?

1) Compressa de água morna no pescoço

Como aliviar a dor no pescoço: técnicas e dicas práticas

Em resumo, a compressa de água morna faz com que haja o aumento da circulação sanguínea local. Desse modo, há m relaxamento dos músculos e conseguimos aliviar a dor no pescoço. Portanto, basta buscar uma toalha molhada, colocar dentro de uma bolsa plástica e aquecer no micro-ondas por cerca de 3 minutos.

Logo em seguida, feche a bolsa plástica para manter o calor isolado e envolva-o em uma toalha a fim de evitar ferimentos pelo calor. Por fim, coloque no local dolorido por cerca de 20 minutos.

2) Massagem no pescoço

Como aliviar a dor no pescoço: técnicas e dicas práticas

No geral, o ideal dessa massagem para aliviar a dor no pescoço envolve pomadas analgésicas e anti-inflamatórias, como Gelol ou Massageol. Desse modo, pode-se aliviar a inflamação e a dor, em especial nos casos de torcicolo. Apesar disso, faz-se a massagem também com creme hidrante ou óleo, pressionando a região dolorida com as pontas dos dedos durante alguns minutos.

3) Analgésicos ou relaxantes muscular

Como aliviar a dor no pescoço: técnicas e dicas práticas

Apesar disso, quando a dor torna-se intensa é preciso confiar nos medicamentos. Desse modo, os anti-inflamatórios e analgésicos para dor são os melhores, como o Paracetamol ou Ibuprofeno. Sobretudo, esses medicamentos atuam no organismo relaxando os músculos tensionados, diminuindo a dor e o inchaço local.

4) Alongue o pescoço

Fotografia de uma pessoa alongando

Comumente, alongamentos diários ajudam tanto na prevenção como no tratamento das dores no pescoço. Sendo assim, outra forma de aliviar a dor no pescoço envolve exercícios para aumentar a força e resistência muscular. No geral, até mesmo os casos mais graves, como hérnia de disco, podem se beneficiar desse hábito.

5) Compressa gelada com óleos essenciais

Como aliviar a dor no pescoço: técnicas e dicas práticas

Por fim, a compressa gelada diminui o fluxo sanguíneo do local em que se aplica. Desse modo, ajuda a desinchar e possui efeito analgésico com início após 5 minutos de uso, mas prolongado por mais tempo posteriormente. Portanto, basta utilizar de gelo ou alimentos congelados envoltos em uma tolha na região dolorida, por em média 15 a 20 minutos.

E aí, aprendeu como aliviar a dor no pescoço? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você