Curiosidades

Como cuidar do coração – 14 dicas para melhorar a saúde do músculo

E então, como cuidar do coração? Parece uma pergunta difícil, mas hábitos simples e diários podem ajudar na boa saúde desse músculo.

Já se perguntou como cuidar do coração? Já parou para pensar se existem algumas técnicas para que ele funcione melhor e seja mais saudável?

A resposta é sim. Aliás, a melhor forma de tratar doenças cardiovasculares é se prevenindo. Portanto, que tal começar deixar pra trás algumas atitudes?

Primeiramente, comece abandonando hábitos perigosos, como por exemplo, o sedentarismo e o tabagismo. Além disso, adote um estilo de vida mais saudável.

Obesidade, estresse e outras doenças como a diabetes, também atrapalham na hora de cuidar do coração, podendo até mesmo trazer outras complicações.

Enfim, aproveite algumas dicas simples de como cuidar do coração e comece a tratar melhor esse músculo, tão importante para o seu corpo.

Como cuidar do coração

Durma bem

Como cuidar do coração - 14 dicas para melhorar a saúde do músculo
Fonte: Pneumosono

Algumas pessoas não sabem disso, mas dormir menos de 5 horas por dia afeta diretamente o coração. Ou seja, aumenta em 30% a chance de alguém desenvolver uma doença cardíaca. Portanto, para evitar esse problema, durma de 7 a 9 horas. Isso também pode ajudar a evitar depressão, diabetes, ataque cardíaco, aumento de peso e mais.

Continua após a publicidade

Seja uma pessoa mais saudável

Como cuidar do coração - 14 dicas para melhorar a saúde do músculo
Fonte: Santosbancarios

Para cuidar do coração, é necessário que a pessoa pratique, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos por dia. Só isso já é o suficiente para fazer com que o coração trabalhe de forma mais eficiente, fazendo o sangue fluir mais. Além dos exercícios, abandone certas práticas nocivas.

Como por exemplo, pare de fumar. Outra dica é deixar todos os fast foods e as comidas pesadas de lado, mantendo uma dieta balanceada.

Dicas de alimentação para cuidar do coração

Como cuidar do coração - 14 dicas para melhorar a saúde do músculo
Fonte: Noticiasaominuto

Alimentos bons para o seu corpo são alimentos com fibras e antioxidantes. Ou seja, vegetais e frutas. Por outro lado, evite sódio e gorduras saturadas ou trans.

Cuide da sua saúde bucal

Como cuidar do coração - 14 dicas para melhorar a saúde do músculo
Fonte: Veja

A verdade é realmente essa. Escovar os dentes não ajuda a cuidar só da sua saúde bucal, mas também do coração. Isso ocorre porque as bactérias que podem surgir dentro da boca conseguem chegar na corrente sanguínea e ir para o coração. Posteriormente isso pode acabar causando problemas. Como por exemplo a arritmia.

Reduza o álcool

Como cuidar do coração - 14 dicas para melhorar a saúde do músculo
Fonte: Reviewbox

O ideal na verdade seria não consumir mais bebidas alcóolicas. Contudo, uma taça de vinho a noite pode até te fazer bem. Enfim, o álcool quando consumido com frequência e em grandes quantidades pode acabar trazendo danos irreversíveis para o coração.

Cuidado com as frituras

Como cuidar do coração - 14 dicas para melhorar a saúde do músculo
Fonte: Maferequipamentos

Alimentos muito gordurosos, como as frituras por exemplo, acabam fazendo mal para o coração. Porque a gordura em excesso acaba entupindo as artérias e as veias do músculo, causando um infarto.

Continua após a publicidade

Foco no colesterol para cuidar do coração

Como cuidar do coração - 14 dicas para melhorar a saúde do músculo
Fonte: Revistasaudeebemestar

O LDL é considerado um colesterol ruim. Portanto, quando ele aparece no organismo em níveis muitos altos, ele pode acabar trazendo problemas para o corpo o humano. Porque assim como a gordura, o LDL faz mal às artérias e veias.

Mais duas dicas sobre a alimentação

Fonte: Estadao

Em primeiro lugar: consuma mais soja. Ela ajuda a regular e controlar os níveis do colesterol, tanto o bom quanto o ruim. Além disso, a soja auxilia na luta contra a doença cardiovascular.

Em segundo lugar: ômega 3 precisa estar na sua dieta. Ou seja, consuma chia, peixes e linhaça. Esse nutriente é considerado como um cardioprotetor.

Faça exames regularmente para cuidar do coração

Fonte: Ativosaude

Como cuidar do coração se não for fazendo exames para checar se está tudo bem? Então, visite seu médico a cada 6 meses, faça todos os exames necessários para conferir se está tudo certo com a saúde do músculo mais importante do seu corpo. Caso haja alguma doença, é mais fácil cuidar dela se for descoberta ainda no início, né?!

Relaxe!

Fonte: Medis

O estresse e a ansiedade estão conectados de forma direta com a pressão arterial. Ou seja, quando você perde o controle, o seu coração é diretamente afetado com essa mudança de humor. Então, muito estresse pode acabar causando, pressão alta, arritmias cardíacas e até hipertensão.

EXTRA! Mais 4 formas de como cuidar do coração

Água, água e água

Fonte: Paxbahia

Água é bom pra tudo, né?! E lógico que pro coração não seria diferente. Isso ocorre porque quando o corpo está bem hidratado, ele auxilia no trabalho de bombear sangue para o organismo.

Continua após a publicidade

Movimente-se

Fonte: Farmaciamagna

Elevador pra que se existe uma linda escada a sua espera? Apesar de ser cansativo caso você esteja indo em um andar muito alto, subir escadas é ótimo para o coração, porque é um exercício aeróbico super simples. Aproveite.

Foco na gordurinha localizada

Fonte: Veja

A gordura acumulada no corpo acaba trazendo danos e atrapalhando o metabolismo. Como resultado, as chances de desenvolver uma doença cardíaca cresce. Aliás, sabe qual é a gordurinha que pode fazer mais mal? A da região abdominal.

Não existe trabalho em casa

Fonte: Bbbaterias

Trabalho em casa só se for arrumando-a. Seu ganha pão você deixa dentro da empresa, e se desliga dele até o dia seguinte. Isso faz com que o estresse do dia-a-dia diminua quando você chega no seu cantinho de conforto.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Batimentos cardíacos normais – Qual a frequência cardíaca saudável 

Imagens: Fazumhilab, Pneumosono, Santosbancarios, Noticiasaominuto, Veja, Reviewbox, Maferequipamentos, Revistasaudeebemestar, Estadao, Ativosaude, Medis, Paxbahia, Farmaciamagna, Veja e Bbbaterias

Fontes: Centroclinicomaededeus e Cmosdrake

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você