Quem nunca tentou enganar máquinas de lanches automáticas, que ficam em aeroportos e outros lugares parecidos; que atire a primeira pedra. Isso porque toda criança, um dia, já teve essa péssima ideia de tentar enfiar ali tudo que se parecesse com uma moeda. É ou não é?
O motivo pelo qual plano nunca deu certo é que essas máquinas de lanches são muito inteligentes. Na verdade, o que o sistema delas faz é “ler” as moedas e discriminar as falsas.
Como as máquinas de lanches vêem suas moedas
De acordo com o site Gizmodo, o que acontece é que essas máquinas de lanches contam com sensores de luz feitos para medir o tamanho de uma moeda. Além disso, seu eletroímãs detectar o tipo de metal que as compõem.
Logo, quando não se trata de uma moeda de verdade, no valor estipulado pela máquina, seu dinheiro não é dinheiro.
O vídeo abaixo, aliás, mostra detalhadamente esse processo de verificação das moedas. Assim que as máquinas de lanches identificam o tamanho e o tipo de metal, as moedas são divididas em colunas. Então, quando não estão dentro do padrão necessário, são desviadas e estornadas.
O troco, por outro lado, cai organizado em outra coluna. Este, por sua vez, fica pronto para ser expulso um a um, no local de retirada.
Veja como tudo funciona:
E os lanches, como elas os expulsam?
Já, com relação aos pedidos são selecionados e expulsos da máquina, são obra de um computador interno. Em suma, ele coordena 32 motores do tamanho de uma caixa de fósforo. São essas pequenas peças, sobretudo, que viram uma espiral em 360 graus e fazem você ter acesso ao lanche escolhido.
Antigamente, você tinha que ficar atento para que o lanche pago ficasse travado lá dentro. Hoje em dia, no entanto, as máquinas mais moderna não apresentam esse tipo de transtorno, já que contam com um sistema mais que sofisticado, com feixes de luz infravermelhos. Se o objeto comprado não ultrapassar os 10 feixes, o computador reinicia o processo, girando as espirais e derrubando o lanche escolhido novamente.
Legal demais, não acha? Agora, já que estamos relembrando a infância, que tal desvendar o mistério de outra máquina que nos marcou muito nessa época? Entenda porque você nunca agarrou prêmios nas máquinas de garra.