Como ativar o jogo de xadrez escondido no chat do Facebook

Se você acompanha o Segredos do Mundo, já deve ter notado que o Facebook está cheio de truques ocultos e atalhos secretos que pouca gente conheça e que você já teve a oportunidade de descobrir em nossas matérias. Mas, a verdade é que nenhum dos segredos até agora revelados da rede social é tão estimulante quanto o jogo de xadrez escondido no chat do Facebook.

O quê? Essa é uma novidade para você? Acredite, para nós também. Não se sabe, na verdade, há quanto tempo o tal jogo de xadrez escondido está disponível nos chats. Quem deu o “alarme” na internet, há mais ou menos 1 mês, foi um usuário do Reddit.

Mas, descobri-lo pode mudar sua forma de se divertir da rede social. Quer apostar?

De hoje em diante, se você estiver entendiado no Facebook, tudo o que você tem a fazer é abrir o chat de um amigo e digitar alguns códigos “secretos” (eram, até serem descobertos, né?), já que para jogar o jogo de xadrez escondido não existe outro jeito óbvio para mover as peças.

Mas, tudo é muito simples, como vamos explicar. Para desfrutar desse segredinho divertido da rede social, tudo que você tem a fazer é decorar alguns comandos e seguir a intuição. No mais, é preciso saber jogar xadrez, para não fazer feio no tal jogo de xadrez escondido, né?

O jogo de xadrez escondido

  • Para convidar seu amigo para jogar, tudo que você precisa fazer é abrir o chat e enviar para a pessoa a palavra @fbchess play.
  • Em seguida, um tabuleiro vai surgir em sua tela

 

1

  • Tenha em mente: K é o rei; Q a rainha, B o bispo, N os cavalos, R as torres e P, os peões.
  • Para movimentar as peças, identifique suas posições pelo número e a letra das fileiras em que estão

2

  • Exemplo: para colocar seu peão na casa C3, digita @fbchess Pc3. Sempre combine o código @fbchess com o nome da peça e a posição desejada.

3

  • E assim por diante, de acordo com as peças, as letras, os números e as regras do jogo
  • Para capturar alguma peça oponente, use a mesma lógica, digitando a posição em que ela está no tabuleiro. Exemplo: @fbchess Nf3 e temos um cavalo capturado.

4

Aprendeu?

Entendeu como fazer? No final, tudo não passa de um sistema de notação algébrica, mas que é bem simples de aplicar quando se “pega o jeito”.

A notícia ruim é que o jogo de xadrez escondido no chat do Facebook não abre no Windows Phone. Mas, se o seu for Android ou iOS, pode começar a aproveitá-lo agora mesmo!

Fontes: Gizmodo, Lifehacker, Tecnologia