Curiosidades

Ceia de Natal – Como é a refeição natalina ao redor do mundo?

Será que todo mundo come peru e tem pavê, de sobremesa, no Natal? A gente aposta que não! Descubra como é a ceia de Natal ao redor do mundo.

O que você costuma comer na ceia de Natal com sua família? O prato principal é o tradicional peru assado? Ou vocês preferem pernil ao forno? Ou, quem sabe, vocês prefiram um prato típico de sua região?

O cardápio, certamente, é especial na noite de Natal. Porém, o que pouca gente imagina, é que as iguarias da ceia de Natal ao redor do mundo podem ser muito diferentes.

Aliás, vale ressaltar que o que é normal em sua ceia de Natal, pode ser bem estranho para outras pessoas. Já parou para pensar nisso?

Continua após a publicidade

Por exemplo, há lugares na Europa em que o prato típico é à base de peixes e frutos do mar. Isso é diferente da sua ceia?

Contudo, se este menu natalino ainda não foi suficiente para deixar você chocado, que tal imaginar pessoas comendo pele e gordura de baleia na ceia? Tenso, não? Mas, acredite, as estranhezas mundo à fora não param por aí, como você confere na lista abaixo.

Como é a ceia de Natal ao redor do mundo?

1. Brasil

Você pode até não ser brasileiro, entretanto, se estiver no Brasil durante a ceia de Natal, vai acabar comendo um belo peru. Sobretudo, ele será servido com arroz (com uva passas, normalmente), castanhas e frutas. Mas, também é comum que as ceias natalinas também incluam pernil de porco assado e pratos regionais.

Continua após a publicidade

2. Portugal

A ceia de Natal portuguesa conta, basicamente, com bacalhau, acompanhado por ovos, batatas cozidas e repolho.

3. Argentina

Vitela ao molho de atum, afinal, é um dos pratos mais tradicionais nas casas argentinas, durante a noite de Natal. Peru e porco, sobretudo, também são bastante servidos.

Continua após a publicidade

4. Alemanha

Na ceia de Natal alemã, a estrela é um bolo e frutas secas coberto de açúcar. O stollen, portanto, é servido com glühwein, uma espécie de vinho quente.

5. Ilhas Fiji

O prato tradicional, nesta época do ano, é frango recheado e carne de porco assados. Aliás, um detalhe interessante é que as carnes são assadas em um forno improvisado no chão, chamado lovo.

Continua após a publicidade

6. Bulgária

Com certeza, este é o país com a ceia de Natal mais leve. Isso porque fazem parte do menu dessa noite vegetais recheados, sopas e bolos, que servem também como desjejum dos cristão feito durante o dia.

7. Itália

Pratos com frutos do mar, anchovas e moluscos são as estrelas do cardápio na noite de Natal dos italianos. O torrene também não pode faltar.

Continua após a publicidade

8. França

A ceia de Natal dos franceses também é cheia de pratos a base de frutos do mar. Lagostas, ostras e foie gras, ou patê de fígado de ganso, são os ingredientes mais tradicionais dessa refeição.

9. Groenlândia

O prato mais tradicional do país, durante o Natal, é o mattak, um prato feito com a pele e a gordura de baleia. Carne crua e decomposta de ave, chamada kiviak, também é outro prato típico da noite.

Continua após a publicidade

10. África do Sul

Os sul-africanos não passam o Natal sem um belo churrasco de cordeiro, porco e peru.

11. Canadá

Sobretudo, a maior atração da ceia de Natal canadense são os “chicken bones” ou ossos de galinha, em português. Mas, na verdade, o prato se trata de doces de canela recheados com creme de chocolate. A propósito, eles recebem este nome por lembrar os ossinhos de galinha.

Continua após a publicidade

12. Suécia

Os suecos, no Natal, costumam comer arroz doce, assim como a maior parte dos dinamarqueses.

13. Reino Unido

Neste caso, a grande estrela da ceia de Natal é o figgy pudding. Em suma, trata-se de um doce feito com figos. Aliás, normalmente, ele é flambado na hora de servir.

Continua após a publicidade

14. Costa Rica

O prato tradicional é tamale. Ou seja, uma espécie de pamonha, recheada com carne de porco. O prato, inclusive, é bem comum nas noites de Natal do México, da Nicarágua, de El Salvador e de outros países próximos.

15. Gana

Na mesa de Natal ganense, portanto, não pode faltar mingau de milho. Aliás, ele costuma vir acompanhado de quiabo cozido e fufu. Este, em suma, se trata de um prato tradicional, feito de inhame, mandioca, banana ou milho.

Continua após a publicidade

16. Índia

Os poucos cristão indianos, portanto, costumam celebrar o Natal cm arroz Biryani com especiarias. Em seguida, de sobremesa, eles costumam servir um doce feito com leite de coco, chamado kheer.

17. Estados Unidos

Embora o peru também seja um prato tradicional, os americanos também gostam do eggnog nesta época do ano. Ou seja, uma espécie de gemada de ceia de Natal. Inclusive, existe também a versão alcoólica da bebida.

Continua após a publicidade

18. Áustria

O prato que não pode faltar na ceia de Natal austríaca, portanto, é o Sachertorte. Em suma, trata-se de um bolo de chocolate úmido, com camadas de damasco. Ele é servido, sobretudo, com chantilly sem açúcar.

19. Rússia

Um aperitivo de peixe, com muitos sabores, desde o azedo até o salgado. Esta, portanto, é a estrela da ceia de Natal russa. Chamado Zakuski, o prato é servido, aliás, com pão de centeio.

Continua após a publicidade

20. Finlândia

Na noite de Natal, portanto, os finlandeses costumam comer o Porkkanalaatiko. Ou seja, uma caçarola de cenoura temperada.

21. Romênia

Chamado de ciorba de perisoare, o prato tradicional natalino da Romênia é formado por almôndegas. Elas, então, são servidas com um caldo azedo de legumes.

Continua após a publicidade

22. Filipinas

Na mesa dos filipinos, na noite de Natal, a estrela é o Bibingka. Ou seja, um bolo de arroz, coco e queijo. Aliás, vale dizer que ele é bastante úmido.

23. Espanha

Pavo trufado ou peru recheado com trufas. Este, afinal, é o prato mais tradicional entre os espanhóis na ceia de Natal.

Continua após a publicidade

24. Grécia

Embora pareça sem vida, os gregos garantem que é uma delícia essa sopa de entrada. Tradicional da ceia de Natal, sua receita leva, sobretudo, frango, limão, ovos e arroz.

25. Etiópia

Na Etiópia, portanto, come-se Doro Wot no Natal. O prato, aliás, se trata de uma injera, uma espécie de crepe, com guisado bem picante, que leva nada menos que 107 horas para ficar pronto. Ao todo, são mais de 4 dias só de fermentação.

Continua após a publicidade

26. Japão

Frango frito, especialmente, os servidos na rede de fast food KFC americana. Ou seja, esse pessoal não sabe celebrar o Natal, mas sabe o que é bom!

Diferente, não? Quais dessas ceias você ficou com vontade de experimentar?

Mas, sabia que estes não são os únicos pratos “diferentões” que as pessoas comem pelo mundo, durante as festividades? Nessa outra matéria você tem a prova disso: 19 comidas típicas de Páscoa ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Fontes: Guia da Semana, Exame, Business Insider

Próxima página »

Escolhidas para você